Universidade do Minho

             
 
  Autenticação
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
O DDC em números 

O ano de 2020 foi, inevitavelmente, marcado pela pandemia associada ao novo coronavírus, cujo impacto no setor do desporto foi profundamente devastador, interrompendo um ciclo de crescimento sustentado no âmbito do desporto para todos e do deporto de competição. 

Apesar disso, os Serviços de Acção Social prosseguiram a sua missão de promover o acesso à prática desportiva num contexto completamente novo, recorrendo às novas tecnologias.

Durante os meses de confinamento, que tiveram início em março, o Departamento de Desporto e Cultura procedeu à divulgação diária de planos de treino funcional, aulas de fitness, acompanhamento personalizado, dicas de nutrição e ginástica laboral num total de mais de 600 publicações e mais de 250 aulas disponibilizadas nas redes sociais, com um alcance médio de 1 000 pessoas por publicação e mais de 21 000 visualizações no canal UMinho Sports no YouTube.

De igual forma, foi dada voz aos estudantes atletas com a realização de 5 podcasts que juntaram algumas das principais referências do desporto universitário na UMinho nas modalidades de futsal, futebol, voleibol, andebol, taekwondo, atletismo e natação.

Por último, e com o envolvimento da Associação Académica, foi feita uma aposta no desenvolvimento dos eSports, com a realização de dois torneios que envolveram quase 200 participantes.

Em maio de 2020 foram retomadas as atividades ao ar livre, sendo que as instalações desportivas reabriram ao público no início de junho, cumprindo todas as orientações da DGS. Pela primeira vez em vários anos, as instalações desportivas mantiveram-se abertas durante o mês de agosto, num claro sinal de confiança a todos os utilizadores.

Relativamente aos resultados no âmbito da competição universitária, no plano nacional, as equipas da AAUMinho/UMinho conquistaram um total de 43 medalhas nos Campeonatos Nacionais Universitários: 14 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata e 14 medalhas de bronze.

Em 2019/2020 foram atribuídos 17 prémios de mérito desportivo (101 em 2019) aos estudantes que conciliaram os resultados desportivos de relevo nacional e internacional com o sucesso académico, representando um investimento de 2 832,44 dos Serviços de Acção Social na promoção e reconhecimento das carreiras duplas dos estudantes atletas da UMinho.

Os Serviços mantiveram ainda a aposta na organização de eventos de caráter nacional e atividades intramuros, tendo sido organizados 61 eventos no âmbito da atividade desportiva e cultural. Esta estratégia, combinada com as inúmeras parcerias e cooperação de carácter institucional e de qualificação dos serviços desportivos, fazem com que no ano de 2020 se tenham inscrito nos serviços desportivos 3 383 utentes para uma oferta de 71 modalidades desportivas e se tenham registado 76 646 usos nas instalações desportivas.

O ano de 2020 ficou também marcado pela revisão do Estatuto de Estudante Atleta, através do Despacho RT-03/2020, de 3 de janeiro, que abrangeu cerca de 150 estudantes, a organização do Campeonato Nacional Universitário de Atletismo – Pista Coberta e do VI Encontro Nacional da Rede de Serviços Desportivos das Instituições de Ensino Superior com a participação de dirigentes desportivos e académicos de relevo.

No que respeita à atividade cultural, os 15 Grupos e Associações que fazem parte do Plenário de Grupos Culturais, organizam vários festivais e participam em eventos culturais de forma regular, envolvendo, anualmente, cerca de 500 estudantes e ex-estudantes da Universidade do Minho.

Em suma, destacamos os seguintes dados do trabalho desenvolvido pelo DDC durante o ano de 2020:

 
3 383 Utentes inscritos nos complexos desportivos da UMinho
76 646
Usos nas instalações desportivas
71 Oferta de modalidades desportivas
61 Eventos foram organizados nas instalações desportivas da Universidade do Minho
43 Medalhas conquistadas nos Campeonatos Nacionais Universitários
146 Estatutos atribuidos de estudantes atletas da UMinho
17 Prémios de Mérito Desportivo atrbuidos
+ 21 000 visualizações do canal Youtube UMinho Sports
+ 600
publicações nas redes sociais
+ 250
aulas disponibilizadas online
5 podcasts
2 Torneios eSports
15 Grupos Culturais apoiados
 
 
(Rev. junho/2021)

                voltar 


 
  © 2021 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SAS Símbolo de Acessibilidade na Web D.