Universidade do Minho

             
 
  Autenticação
 
Home
Mapa do site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
Alimentação 

O Departamento Alimentar compreende todas as unidades alimentares, que apoiam toda a população universitária, nos pólos de Braga e Guimarães.
Paralelamente aos serviços prestados aos alunos, docentes e funcionários, os serviços de alimentação procuram ainda, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 17º do Dec. Lei 129/93, de 22 de Abril, disponibilizar as instalações e prestar outros serviços complementares, mediante adequadas contrapartidas financeiras.

O objetivo deste departamento é, fundamentalmente, servir refeições subsidiadas de qualidade, cujo preço a pagar pelo cliente está fixado em 2,65 euros, nas unidades designadas por cantinas. Para além deste, os serviços disponibilizam outros espaços de refeições alternativos, como é caso do Restaurante Panorâmico, unidades de Grelhados (grill), serviço de rampa não subsidiado, e refeições rápidas nos bares.

Os serviços de alimentação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho pretendem proporcionar serviços a preços mais baixos do que as empresas privadas similares, não deixando, no entanto, de ter como objetivo principal o grau de satisfação dos utentes. Toda a atividade assenta na melhoria contínua de qualidade dos serviços e refeições.

Os serviços de Acção Social da Universidade do Minho possuem 5 Complexos Alimentares, sendo 3 em Braga (Gualtar, Santa Tecla e Edifício dos Congregados, no centro da Cidade), e 2 em Guimarães, no campus de Azurém e no campus de Couros.  O complexo de Gualtar tem ao serviço dos utentes 7 bares, sendo um exclusivo para docentes; uma cantina, um grill e um restaurante. O complexo de Santa Tecla dispõe de uma Cantina e um bar. No Edifício dos Congregados, os Serviços têm em funcionamento um Snack-Bar que disponibiliza refeições subsidiadas ao almoço e ao jantar. 
Em Azurém o complexo comporta  quatro bares, tendo num dos bares uma sala de alunos e outra sala exclusiva para Professores, uma cantina que inclui uma rampa de refeições não subsidiadas como alternativa, um grill e um bar adicional de apoio exclusivo à cantina. Em Azurém possui ainda um bar no edifico das Residências universitárias. No campus de Couros existe um bar integrado no Centro de Ciência Viva de Guimarães (CCVG).

O departamento alimentar dispõe ainda de capacidade para prestar apoio a congressos, colóquios ou outros serviços que a comunidade universitária ou entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, lhe requisitem.

Na gestão das unidades de alimentação, para além de estarem implantadas normas que permitem rigor na utilização dos bens, há uma permanente preocupação com as questões de higiene e segurança alimentar. Para isso, existe um contrato com uma empresa de especialidade que apoia o Departamento Alimentar na vertente da Higiene e Segurança Alimentar. Este apoio contempla a realização de uma auditoria mensal a cada unidade do Departamento, cobrindo todas as áreas de controlo alimentar incluindo a análise microbiológica de pratos confecionados.
 
Os SASUM encontram-se certificados para os requisitos das Normas NP EN ISO 22000:2005 e ISO 9001:2008, nas unidades do Departamento Alimentar.
 
                                

 
Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) implementado na prestação de serviços e apoios na atribuição de bolsas de estudo, alimentação em cantinas e bares, alojamento, serviços de saúde e actividades desportivas e culturais e o Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000:2005) implementado na prestação de serviços alimentação em todas cantinas e em todos bares dos SASUM. © 2017 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SAS Símbolo de Acessibilidade na Web D.