Universidade do Minho

             
 
  Autenticação
 
Home
Mapa do site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
Alimentação 
O Departamento Alimentar engloba todas as unidades alimentares, que apoiam toda a população académica, nos pólos de Braga e Guimarães.

Os serviços de Acção Social da Universidade do Minho possuem 5 Complexos Alimentares, sendo 3 em Braga (Gualtar, Santa Tecla e Edifício dos Congregados, no centro da Cidade), e 2 em Guimarães, no campus de Azurém e no campus de Couros.

O complexo de Gualtar tem ao serviço dos utentes 8 bares, sendo um exclusivo para docentes; uma cantina, um grill e um restaurante. O complexo de Santa Tecla dispõe de uma cantina e um bar. No Edifício dos Congregados, os Serviços têm em funcionamento um Snack-Bar que disponibiliza refeições subsidiadas ao almoço e ao jantar.

Em Azurém o complexo comporta 5 bares, tendo num dos bares uma sala de alunos e outra sala exclusiva para professores, uma cantina que inclui uma rampa de refeições não subsidiadas como alternativa e um grill. Existe ainda em Azurém um bar no edifico das Residências universitárias e no campus de Couros existe um bar integrado no Centro de Ciência Viva de Guimarães (CCVG).

O objetivo deste departamento é, fundamentalmente, servir refeições subsidiadas de qualidade nas unidades designadas por cantinas. Para além deste, os serviços disponibilizam outros espaços de refeições alternativos, como é caso do Restaurante Panorâmico, unidades de grelhados (Grill), serviço de rampa não subsidiado (Rampa B) e refeições rápidas nos bares.

Paralelamente aos serviços prestados aos alunos, docentes e funcionários, os serviços de alimentação procuram ainda, nos termos da alínea a) do n.º 2 do artigo 17º do Dec. Lei 129/93, de 22 de abril, prestar outros serviços complementares, nomeadamente o apoio a congressos, colóquios ou outros serviços que a comunidade académica ou entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, lhe requisitem.

Os serviços de alimentação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho pretendem proporcionar serviços a preços baixos, não deixando, no entanto, de ter como objetivo principal o grau de satisfação dos utentes. Toda a atividade assenta na melhoria contínua de qualidade dos serviços e refeições. As unidades de alimentação, para além de estarem implantadas normas que permitem rigor na utilização dos bens, há uma permanente preocupação com as questões de higiene e segurança alimentar.

Os SASUM encontram-se certificados para os requisitos das normas ISO 22000 e ISO 9001, nas unidades do Departamento Alimentar.
                               

 
Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) implementado na prestação de serviços e apoios na atribuição de bolsas de estudo, alimentação em cantinas e bares, alojamento, serviços de saúde e actividades desportivas e culturais e o Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000:2005) implementado na prestação de serviços alimentação em todas cantinas e em todos bares dos SASUM. © 2019 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SAS Símbolo de Acessibilidade na Web D.