Universidade do Minho

             
 
  Autenticação
 
Home
Mapa do Site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
Alimentação 
O Departamento Alimentar compreende as unidades alimentares que apoiam a população universitária, nos polos de Braga e Guimarães, e tem como prioridade o fornecimento de refeições seguras, com qualidade e a preços acessíveis, valorizando a diversificação alimentar e a qualidade dos serviços prestados. Existe ainda a preocupação em acompanhar as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Food and Nutrition Board (FNB) para manter o equilíbrio nutricional, tornando as refeições nutricionalmente equilibradas, variadas e saudáveis.

Paralelamente aos serviços prestados aos estudantes, docentes e pessoal técnico, administrativo e de gestão, os serviços de alimentação procuram também disponibilizar serviços complementares, nomeadamente, o apoio a eventos académicos de natureza diversificada, como congressos, colóquios, ou outros serviços que a comunidade académica, ou entidades da sociedade cvil sem fins lucrativos, lhe requisitem.

O objetivo deste departamento é, fundamentalmente, o apoio ao estudante servindo refeições subsidiadas de qualidade nas unidades designadas por cantinas, que se encontram abertas ao almoço e ao jantar. Para além destes, os serviços disponibilizam outros espaços de refeições alternativos, como é caso do Restaurante Panorâmico, unidades de grelhados (Grill), serviço de rampa não subsidiado (Rampa B), refeições rápidas nos bares e uma pizzaria com serviço de pizzas, massas e saladas.

Os Serviços de Acção Social possuem 5 complexos alimentares, sendo que 3 localozam-se na cidade de Braga, no campus de Gualtar, no complexo residencial de Sta. Tecla e no edifício dos Congregados, no centro da cidade; e 2 localizam-se na ciddade de Guimarães, no campus de Azurém e no campus de Couros.
 

O Complexo de Gualtar tem ao serviço dos utentes uma cantina, um grill, um restaurante bufete e 8 bares, sendo que um dos bares possui o serviço de pizzaria e outro é exclusivo para docentes.

No Edifício dos Congregados, os Serviços têm em funcionamento um snack-bar que, além de refeições ligeiras, também disponibiliza refeições subsidiadas ao almoço e ao jantar.

O Complexo de Azurém comporta uma cantina, que inclui uma rampa de refeições não subsidiadas como alternativa, um grill e 5 bares, sendo que um dos bares possui sala exlcusiva para docentes. Ainda em Azurém existe um bar de apoio ao edifício das Residências Universitárias.

O campus de Couros tem um bar integrado no Centro de Ciência Viva de Guimarães (CCVG).

Na gestão das unidades alimentares, para além de estarem implementadas normas que permitem rigor na utilização dos bens, há uma preocupação permanente com as questões de higiene e seurança alimentar que incluem preocupações nutricionais. 

Os SASUM encontram-se certificados pelos referenciais ISO 9001, ISO 22000 e ISO 14001, em todas as unidades alimentares do Departamento Alimentar.
                               

 
  © 2020 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SAS Símbolo de Acessibilidade na Web D.