Universidade do Minho

             
 
  Autenticação
 
Home
Mapa do site
Contactos
Email
   
  imprimir
 
voltar 
SASUM apresentam Projeto da CAF
sexta-feira, 01-06-2018
A apresentação visou dar a conhecer, aos Serviços e às pessoas que dele fazem parte, o Projeto da CAF - Common Assessment Framework e a sua implementação no âmbito dos SASUM.
  SASUM apresentam Projeto da CAF  
 
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), através da sua equipa CAF realizaram no passado dia 27 abril, uma apresentação que visou dar a conhecer, aos Serviços e às pessoas que dele fazem parte, o Projeto da CAF - Common Assessment Framework e a sua implementação no âmbito dos SASUM, um projeto que pretende sobretudo, avaliar e melhorar o desempenho da organização através da Autoavaliação.

A sessão contou com a presença do Administrador dos Serviços, António Paisana, diretores de Departamento e responsáveis de setor, bem como muitos outros trabalhadores dos SASUM. O que é? O que significa? Qual a sua utilidade? foram algumas das questões respondidas pela equipa da CAF nesta apresentação, uma equipa composta por oito pessoas, que tem como líder do projeto Rui Rebelo, líder da equipa Carla Caçote e restantes membros: Cristina Sousa (Departamento Administrativo e Financeiro), Dulce Rodrigues e Madalena Macedo (Departamento de Apoio Social), Lurdes Rodrigues e Pedro Machado (Departamento Alimentar) e Pedro Almeida (Departamento Desportivo e Cultural).

CAF que em inglês se traduz por Common Assesment Framework, significa em português, Estrutura Comum de Avaliação (ECA), sendo nada mais nada menos que um modelo de autoavaliação, que visa apoiar as organizações do setor público a melhorar a sua eficiência e desempenho através da utilização de técnicas de gestão de qualidade.

A CAF é coordenada a nível nacional pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) e a nível europeu pelo Centro de Recursos CAF do Instituto Europeu de Administração Pública (EIPA). Este modelo analisa a organização simultaneamente por diferentes ângulos, promovendo uma análise holística do desempenho da mesma, visando introduzir uma cultura de excelência e os princípios da Gestão da Qualidade Total (Plan ? Do ? Check ? Act) e tem como objetivos; facilitar a autoavaliação, obter um diagnóstico, identificar ações de melhoria, bem como servir de ponte entre os vários modelos utilizados na gestão da qualidade.

Com este projeto, os SASUM pretendem mais uma vez, continuar a implementação de boas práticas de gestão através do Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade e da metodologia CAF, no intuito de desenvolver, melhorar e implementar ações de melhoria orientadas às necessidades dos utentes, com impacto nos atuais processos, bem como serem reconhecidos como uma organização de referência no ensino superior em qualidade, inovação dos serviços, proximidade, satisfação dos utentes e colaboradores.

Estando ainda na fase inicial do processo de implementação da CAF, após esta apresentação, a equipa CAF dos SASUM encontra-se já na 2ª fase, em pleno processo de autoavaliação, a partir do qual será feito um plano de melhorias, as quais serão implementadas até final do ano.

A CAF é um modelo de Gestão da Qualidade Total desenvolvido pelo setor público e para o setor público, inspirada no Modelo de Excelência da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM). Baseia-se na premissa de que os resultados de excelência no desempenho organizacional, cidadãos/clientes, pessoas e sociedade são atingidos através da liderança que conduz a estratégia e planeamento, as pessoas, as parcerias, os recursos e os processos.

Texto: Ana Marques
 
voltar 
 
Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008) implementado na prestação de serviços e apoios na atribuição de bolsas de estudo, alimentação em cantinas e bares, alojamento, serviços de saúde e actividades desportivas e culturais e o Sistema de Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000:2005) implementado na prestação de serviços alimentação em todas cantinas e em todos bares dos SASUM. © 2018 Universidade do Minho  - Termos Legais  - actualizado por SAS Símbolo de Acessibilidade na Web D.