14 de abril ? Dia Mundial do Café
Esta bebida é conhecida por sua capacidade de ajustar seu foco e aumentar os níveis de energia, fator que se deve à cafeína.
Além de seus efeitos estimulantes, o café tem sido associado a vários benefícios para a saúde, entre os quais:
- Diminui a sensação de fadiga e sonolência
A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central, diminuindo a fadiga e aumentando os níveis de energia;
- Pode estar associado a um menor risco de diabetes tipo 2
Alguns estudos sugerem que o consumo de café regular pode estar associado a uma diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2 a longo prazo.
- Pode estar associado a um menor risco de doenças degenerativas do cérebro
Embora os estudos não sejam claros, vários sugerem que o café pode ajudar a proteger contra certos distúrbios neuro degenerativos, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
- Pode estar associado a um menor risco de depressão
Alguns estudos concluíram que beber café pode estar associado a um menor risco de depressão.
- Desempenho desportivo
O café é frequentemente usado como ajuda ergogénica por desportistas que procuram melhorar o desempenho e aumentar os níveis de energia. O café também promove a utilização da gordura corporal durante a prática de exercício físico.
- Controlo do peso corporal
Alguns estudos concluíram que o café pode alterar o armazenamento de gordura corporal o que pode ser benéfico para o controlo de peso. O seu acentuado efeito diurético também promove a perda de peso.
- Exerce uma ação vasodilatadora, estimulando a circulação sanguínea
- Estimula a secreção ácida do estômago, ou seja, ajuda à digestão
Vale a pena ressaltar que não é aconselhável tomar café durante a infância e adolescência e o seu consumo deve ser reduzido durante a gravidez e amamentação e em alguns casos específicos como doentes com hipertensão arterial, doenças de estômago, entre outras.
Ainda assim, beber café com moderação ? cerca de 3 a 4 por dia ? tem sido associado a vários benefícios para a saúde e o seu consumo é geralmente considerado seguro para a maioria dos adultos.
Opinião: Rita Fernandes