Sasum

  • Home
  • /
  • Projeto de Voluntariado UMinho apresentado na próxima semana no campus de Gualtar

Projeto de Voluntariado UMinho apresentado na próxima semana no campus de Gualtar

A Universidade do Minho lança na próxima terça-feira, dia 5 de dezembro, o seu projeto de voluntariado, uma iniciativa que visa promover o bem-estar social e a solidariedade em toda a comunidade académica. Este projeto reconhece a importância de ligar a dimensão pedagógica a causas sociais e solidárias e será apresentado a partir das 9h30 no auditório B1 do CP II, no campus da Gualtar.

O projeto “Voluntariado na UMinho – UMinho em Campo: Juntos na Transformação” é uma iniciativa orientada pelo compromisso de unir estudantes, docentes e funcionários da Universidade em ações voluntárias significativas, ao mesmo tempo que procura fortalecer parcerias com empresas que partilham a visão de responsabilidade social e estão dispostas a apoiar a UMinho nas causas sociais e solidárias.

A Comissão de Implementação do Voluntariado na UMinho já assumiu três eixos de ação para o projeto. O primeiro, ?Educação para a solidariedade?, pretende promover a conexão entre a educação e as causas sociais e solidárias, incentivando os estudantes a aplicarem os seus conhecimentos e competências académicas para melhorar a sociedade. O segundo eixo irá procurar promover o ?Bem-estar social? e terá como ponto de partida a priorização do mesmo como um valor central, garantindo que as atividades de voluntariado tenham um impacto positivo nas vidas das pessoas e nas comunidades que a UMinho serve. Por último, o Voluntariado UMinho terá como missão promover a ?Solidariedade? como um princípio orientador, incentivando a empatia e o apoio mútuo entre os membros da comunidade académica.

A Comissão de Implementação do Voluntariado UMinho, designada pela Vice-Reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Professora Filomena Soares, é coordenada por Sílvia Lima Gonçalves Araújo e tem como membros Anabela Alves, António Vicente, Celina Pinto Leão, Pedro Albuquerque e um representante da Associação Académica da UMinho.

Esta Comissão terá como primeiro desígnio organizar a primeira ação de formação de docentes em 2023, em Aprendizagem-Serviço, divulgar a atividade do Voluntariado, criar uma nova Unidade Curricular na Opção UMinho a ser implementada no ano letivo 2024/2025, angariar entidades parceiras através de ações de comunicação e promover as ações tidas como necessárias para a creditação das ações de voluntariado. É expectável que a ação deste projeto se consolide ao longo do atual ano letivo, sendo que durante este período a Comissão deverá elaborar e apresentar um plano de ação para ser aplicado a partir do próximo ano letivo.

Texto: GCI

EN
Skip to content