Dia Mundial Sem Tabaco - Troca um (mau) vício por um (bom) hábito
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) assinalam hoje o Dia Mundial Sem Tabaco, lançando um desafio aos fumadores:
Na semana de 3 a 7 de junho, desloca-te aos Gabinetes Médicos dos SASUM (Gualtar e Azurém) e levanta o teu voucher de oferta de inscrição e 10 sessões nos serviços desportivos. Em troca, deixa connosco o teu compromisso em adotar um estilo de vida saudável e sem fumo. A nossa equipa de enfermagem está disponível para te apoiar neste processo. A palavra é tua, o gosto é todo nosso.
O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987, com vista a alertar, sensibilizar e aumentar a consciencialização da população sobre os riscos e efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo.
Em 2024 tem como tema a ?Proteção das crianças contra a interferência da indústria de tabaco?. O objetivo é lançar uma plataforma aos jovens, para que exijam que a indústria do tabaco pare de os afetar com produtos prejudiciais à sua saúde, solicitando aos governos que adotem políticas que os protejam das práticas manipuladoras dessas indústrias.
O tabagismo é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida, sendo um fator de risco para o fumador e para todos os que estão expostos ao fumo passivo.
Nunca é demais relembrar alguns números associados ao tabagismo: os fumadores têm, em média, menos dez anos de vida, e o tabaco é responsável por 25 a 30% da totalidade dos cancros (lábio, língua, boca, faringe e laringe), 80% dos casos de doença pulmonar crónica obstrutiva (DPOC), 75 a 80% dos casos de bronquite crónica, 90% dos casos de cancro do pulmão e 20% da mortalidade por doença coronária.
Na próxima semana, aproveita a oportunidade para trocar um (mau) vício por um (bom) hábito.
Texto: SASUM