“ Na derradeira partida do 10º Europeu Universitário de Voleibol, na partida de atribuição dos 5º e 6º lugares, a UMinho teve pela frente a então Vice-Campeã em título, a Universidade de Hamburgo. Contra uma equipa com um bloco muito forte e uma elevada altura de ataque, as minhotas tiveram na velocidade do seu jogo e na sua defesa baixa as suas maiores valias. Ambas as equipas já se tinham defrontado no Europeu de 2008, tendo então as germânicas batido as minhotas por 3-0. Apesar deste diferencial, os sets foram todos muito equilibrados e só na recta final destes é que tudo foi decidido. Na partida de ontem, as alemãs entraram melhor, a equipa do Prof. João Lucas cometeu alguns erros, tendo os dois primeiros parciais sido favoráveis a Hamburgo por 25-17 e 25-12. Nos dois sets seguintes a UMinho transfigurou-se e mostrou que à sua rival alemã que tamanho não é tudo. As minhotas venceram os parciais por 25-22 e 28-26, levando a decisão para a “negra”. Na hora da verdade as alemãs acabariam por ser mais fortes e fizeram valer-se do seu forte bloco para fazer a diferença. O resultado final da “negra” cifrou-se em 15-10 favorável a Hamburgo, que desta feita “roubou” o 5º lugar à UMinho. Apesar desta derrota o técnico da UMinho, João Lucas, mostrava-se orgulhoso da “performance” das suas atletas, afirmando que estas tinham “deixado tudo em campo” e que apenas tinham perdido “frente a uma equipa que nos últimos dois europeus foi Vice-Campeã”! A UMinho iguala desta forma o 6º lugar alcançado em 2009, curiosamente na cidade de Hamburgo. Texto: Nuno Gonçalves A equipa feminina de voleibol da UMinho está a um passo da sua melhor classificação de sempre num europeu universitário, após ter vencido a Universidade de Mainz (Alemanha) por 3-0 (25-20; 25-21; 25-23). Amanhã, no jogo de atribuição dos 5º e 6º lugares, as minhotas terão pela frente as suas rivais da Universidade de Hamburgo, actual Vice-Campeã Europeia. A fraca recepção das alemãs, aliada ao serviço agressivo das atletas do Prof. João Lucas, impediu que atletas de Mainz conseguissem efectuar nas melhores condições o ?side-out?. A UMinho capitalizou da melhor forma as deficiências técnicas das atletas germânicas tendo vencido os três parciais por 25-20, 25-23 e 25-21, garantido dessa forma a sua presença no jogo de atribuição dos 5º e 6º classificados. Nessa partida as minhotas terão pela frente outra equipa alemã, a Universidade de Hamburgo, que é a actual Vice-Campeã da Europa. Texto: Nuno Gonçalves 3º Dia 2º Dia
5º Dia
Minhotas a um passo da melhor classificação de sempre
A UMinho teve pela frente no jogo de acesso à disputa do 5º lugar uma equipa germânica, a Universidade de Mainz. Frente a um opositor com uma média de alturas mais elevada, as minhotas tiveram no serviço o segredo para a vitória.
4º Dia
UMinho afastada das medalhas
A UMinho viu-se arredada da luta pelas medalhas ao sofrer uma uma derrota por 3-0 (25-19; 25-12; 25-22) frente à Universidade de Bahcesehir. As minhotas vão agora lutar pelo 5º lugar, defrontando amanhã as alemãs da Universidade de Mainz.
Voleibol nos quartos-de-final do Europeu!
Com uma vitória por 3-0 sobre as filandesas da Universidade de Tampere, as minhotas garantiram o 2º lugar do grupo e a passagem aos quartos-de-final. Agora a UMinho terá pela frente a Universidade de Bahcesehir (Turquia).
Cerimónia de Abertura
No final do dia de ontem deu-se o inicio oficial do europeu universitário de voleibol na universidade de música e arte de Varsóvia. Nesta cerimónia estavam presentes cerca de 500 participantes do evento, representando os seus respectivos países, bem como outros membros importantes nomeadamente o Reitor da Universidade de Varsóvia, membro executivo da FISU, entre outros.
Por sua vez, hoje a equipa da UMinho folgou, visto que o calendário desportivo está organizado em quatro grupos de três equipas sendo que só se realiza um jogo de cada grupo por dia, havendo nesta fase competitiva uma folga para cada equipa.
Deste modo, do grupo D realizou-se o jogo Finlandia vs Servia de Belgrado, tendo como resultado a segunda vitoria da Servia por 3-0. Por conseguinte, as minhotas terão que ganhar amanhã à Finlandia para puderem disputar os oito primeiros lugares deste Europeu. Este jogo realizar-se-a pelas onze horas polacas.
Autoras: Bruna Rodrigues e Catarina Silva
Fotografia: Alexandre Oliveira
1º Dia
Voleibol da UMinho perde na estreia
As Minhotas iniciaram a sua participação no Europeu Universitário de Voleibol, que decorre em Varsóvia, na Polónia até dia 29 deste mês, com uma derrota por 3-0 com os parciais de 25-18 ,25-15 e 25-14 frente às atletas que representam a Universidade de Belgrado da Sérvia.
O jogo foi marcado pela notória superioridade das servas ao nível do ataque, justificada pela elevada média de alturas destas em relação às nossas universitárias.
O serviço das servias mostrou-se um ponto forte da equipa e um ponto-chave na conquista da vitória por parte das mesmas pois foi tacticamente bem executado, eliminando a nossa libero da recepção e obrigando as nossas atacantes de ponta e centrais a receber, dificultando assim o posterior ataque destas quando este fosse solicitado.
Autora : Bruna Rodrigues
Redactor : Nuno Barroso
Fotografo : Alexandre Oliveira
Após a excelente performance de 2009 (Hamburgo, Alemanha), onde se classificaram em 6º lugar, a comitiva minhota liderada pelo professor João Lucas parte para a Polónia com o objectivo de igualar ou melhorar a prestação do ano anterior.
A competição conta com 12 equipas inscritas na vertente feminina, onde o nível competitivo está mais elevado que em anos anteriores, e 13 na vertente masculina.
As grandes favoritas à vitória final (no feminino) são as Universidades de Hamburgo (Campeãs em titulo) e Varsóvia (equipa da casa).
Texto: Nuno Gonçalves
“