“
O evento ambiciona ser o fórum nacional de eleição para a divulgação e discussão de trabalhos científicos na área, com grande abrangência e dinâmica nos tópicos abordados. O objectivo é apoiar as comunidades já estabelecidas e fomentar o debate entre os investigadores nos temas emergentes, bem como encorajar a participação dos jovens, os quais buscam a divulgação e apreciação do seu trabalho.
Promovido pelo Centro de Ciências e Tecnologias da Computação e pelo Departamento de Informática da Universidade do Minho, o INForum vai decorrer no Auditório B1 e nas salas 2.201 a 2.103 do Complexo Pedagógico II, no Campus de Gualtar, em Braga. As sessões vão incidir nas áreas de Ciência e Engenharia de Software; Compiladores e Linguagens de Programação; Computação Distribuída e de Larga Escala; Computação Gráfica; Computação Móvel e Ubíqua; Engenharia Conduzida por Modelos; Especificação, Verificação e Teste de Sistemas Críticos; Gestão e Tratamento de Informação; Segurança de Sistemas de Computadores e Comunicações; Internet das Coisas e Serviços; Sistemas Embebidos e de Tempo-Real; e Sistemas Inteligentes.
Entre os oradores destacam-se Flávio Junqueira, doutorado na Universidade de Califórnia e cientista da Yahoo! Research (dia 9, 13h30); Barrett Bryant, da Universidade de Alabama Birmingham (dia 9, 15h30); e José Nuno Oliveira, da UMinho e membro da associação Formal Methods Europe (dia 10, 14h). Está ainda prevista a atribuição do Prémio BES ao “Melhor Artigo Redigido por um Estudante”. A Informática é uma área académica e científica consolidada em Portugal, com cursos de licenciatura e pós-graduação em praticamente todas as instituições de ensino superior, um número considerável de unidades de investigação reconhecidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e, igualmente, diversas empresas nacionais com resultados relevantes de Investigação e Desenvolvimento (I&D).
Contactos
Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Departamento de Informática
Prof. António Nestor Ribeiro ? 253604430, anr@di.uminho.pt
Site: http://inforum.org.pt/
(Pub. Set/2010)
“