Publicado em Deixe um comentário

Dia Desportivo. Recepção ao Caloiro da Universidade da Beira Interior

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e o Departamento de Desporto e Cultura (DDC) dos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), fizeram-se representar no passado dia 21 de Outubro num torneio desportivo organizado pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). Este torneio que se encontrava inserido nas festas da Recepção ao Caloiro organizadas pela AAUBI, englobava as modalidades de basquetebol feminino, voleibol masculino e futsal masculino.

Para além das equipas da casa e da UMinho, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) também foi convidado a participar, fazendo-se representar pela sua equipa de futsal.  

 

Voleibol Masculino

Na modalidade em que a UMinho recentemente primou pela sua excelência ao organizar o melhor Europeu Universitário de sempre, a nossa equipa composta por dirigentes do Departamento Desportivo da AAUM e técnicos do DDC dos SASUM, entrou em campo apoiada fervorosamente pelas nossas ´´gatas´´ do basquetebol e pelos nossos ´´gatos´´ do futsal, que nas bancadas entoavam cânticos de apoio e mantinham o ambiente animado.

A equipa da AAUBI apresentou-se na sua máxima força, contando mesmo com a presença de um reforço polaco (aluno ERASMUS) que viria a causar bastantes estragos ao longo da partida, e confirmando que ter 2 metros de altura é muito útil neste género de desportos. Apesar da cordialidade e boa disposição reinantes, a AAUBI desde cedo mostrou que queria sair do pavilhão com uma vitória. Desde o início do 1º Set até ao final do 3º Set, tentaram impor um ritmo de competição ao qual os nossos não estavam habituados.

Apesar da boa exibição dos nossos ´´gatos´´, o resultado foi desfavorável às hostes da UMinho, que acabariam por sucumbir às mãos de uma experiente AAUBI pelos parciais de 25-9, 25-16 e 25-18.

 

       

 

Futsal Masculino

Na modalidade que se vai afirmando como modalidade de ponta no panorama desportivo português, a AAUM fez-se representar quase na sua máxima força, exibindo a provável espinha dorsal da equipa que vai procurar vencer pela primeira vez a Liga Universitária de Futsal.

A equipa técnica da AAUM composta pelos técnicos João Macedo (Principal) e Luís Silva (Adjunto), levou até à Covilhã um lote de jogadores já com alguma experiência competitiva, conjuntamente com alguns que deram os seus primeiros passos nestas andanças.

No primeiro jogo do quadrangular (no futsal estavam presentes a equipa da AAUBI que se sagrou campeã nacional universitária em 2005, a equipa das Velhas Glórias da UBI, a equipa do IPG e a equipa da AAUM), defrontaram-se as equipas das Velhas Glórias da UBI e da AAUM. Esta equipa da Covilhã marcou uma era do desporto universitário em Portugal, tendo-se sagrado Campeã Nacional Universitária por várias vezes, e ao longo do jogo, pode-se ver que quem sabe, nunca esquece? mesmo apesar de algumas barriguinhas mais salientes.

Com um bom ritmo de jogo e constantes trocas de bola, as duas equipas lutaram de igual para igual, e quem esteve presente do Pavilhão Desportivo da UBI pode assistir a um bom espectáculo de futsal.

No final, haveria de prevalecer a experiência sobre a juventude, tendo a equipa das Velhas Glórias da UBI saído triunfante deste duelo, que terminou 5-3.

Na disputa pelo 3º lugar, a AAUM iria defrontar a sua congénere da Guarda. Frente a uma equipa muito inexperiente e débil tacticamente, os nossos atletas alcançaram uma vitória fácil por 8-0, como os números bem o demonstram.

A final do torneio iria opor duas gerações de campeões da UBI. Em mais um duelo que se esperaria espectacular, os artistas da bola não defraudaram os espectadores. Ao longo dos 40 minutos de jogo houve grandes momentos de futsal, sobretudo por parte dos veteranos, e alguns golos. Com o final da partida, e o ´´score´´ final em 2-2, tudo se resolveu na lotaria dos penaltys.

Mais uma vez prevaleceria a experiêcia e o sangue frio acumulado ao longo de muitos anos a ´´jogar à bola´´. A equipa das Velhas Glórias saiu vitoriosa e alcançou uma justíssima vitória com a qual se fechou este quadrangular de futsal.

 

   

 

Basquetebol Feminino

No basquetebol feminino, competia às nossas gatas ´´salvar a honra do convento´´ e tentar replicar aquilo que tão bem fizeram ao longo da época 2004/05: Vencer!

Depois de se terem sagrado Vice-Campeãs Nacionais Universitárias, este seria o primeiro embate da época frente à equipa que eliminaram nas meias-finais dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs).

A AAUBI, ferida no seu orgulho, mas sempre com o Fair-Play e a camaradagem que são imagens de marca do desporto universitário, entrou em campo determinada a tentar vingar a sua última derrota frente às atletas da AAUM.

Alexandre Oliveira, treinador da equipa universitária, sabendo da motivação extra das adversárias, montou estrategicamente um esquema táctico que se viria a revelar, e como se diz na gíria da NBA, ´´100% on the money´´.

Iniciando a partida de uma forma controlada e sempre fazendo uma boa circulação interior/exterior da bola, a AAUM calmamente conseguiu uma confortável vantagem inicial. Consciente que a vitória dificilmente lhe fugiria, Alexandre Oliveira, sempre muito bem coadjuvado por João Chaves, começou a fazer experiências tácticas, dando também oportunidade às novas jogadoras da equipa de mostrarem a fibra de que são feitas.

No final, e já em ´´velocidade de cruzeiro´´, as gatas da AAUM acabaram por alcançar uma inquestionável vitória, que se traduziu num enganador 48-43, pois a vantagem durante largo tempo, chegou aos 16 pontos.

 

   

 

Conclusão

 

Numa iniciativa de louvar por parte da AAUBI, a delegação da UMinho acabou por realizar um proveitoso teste às suas equipas de futsal masculino e de basquetebol feminino. Esta participação também proporcionou ao lote de novos atletas a oportunidade de sentirem o espírito presente em todas as equipas da AAUM: o da união e sacrifício.

 

Fotos disponiveis na Galeria BIG

 

Nuno Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *