”
Andebol M
Apresentando-se como a principal candidata à vitória final neste TA, a equipa da AAUMinho não defraudou as expectativas. Tendo contabilizado por vitórias os 3 jogos da fase de grupos, os minhotos não tiraram o pé do acelarador, tendo batido por 18-10 a AAUTAD (Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) na meia-final. Chegados à final, os atletas da AAUMinho, conjuntamente com os atletas da AAUAv (Associação Académica da Universidade de Aveiro), protagonizaram uma empolgante final, na qual os do Minho acabariam por se revelar mais fortes: 40-29 haveria de ser o “score” final.
Com esta vitória e mais dois TA´s por realizar, o andebol minhoto deu um passo de gigante em direcção à Fase Final dos CNU´s (Campeonatos Nacionais Universitários).
Badminton M/F
Com a UMinho a organizar o próximo Mundial Universitário em 2008, e após a ULisboa ter organizado o Europeu de 2006, o badminton é neste momento uma das modalidades mais em foco no panorama nacional. Em foco estiveram também os atletas da AAUMinho que “limparam” a concorrência neste I TA de 2006/07. Carla Guimarães (Inf. Gestão) e João Graça (Eng. Civil) não deram qualquer chance aos seus opositores, vencendo respectivamente as variantes feminina e masculina. Inês Castro (OCV) esteve também em plano de destaque ao conseguir o 3º lugar em femininos.
Basquetebol M
Após o sucesso organizativo por parte da UMinho no europeu da especialidade (bateram-se diversos recordes, inclusive o do número de equipas participantes – 32 no total), os atletas da AAUMinho parecem ter absorvido o espirito empreendedor da nossa academia. Neste I TA que contou apenas com a participação de 4 equipas, os minhotos mostraram ter o que é preciso para finalmente conseguirem lutar pelo ouro num CNU. Ao bater a AAUAv (diversas vezes campeã nacional universitária) no 1º jogo e a frio, os minhotos demonstraram que não estavam ali para brincadeiras.
O jogo seguinte foi impróprio para cardiacos. Frente ao IPC (Instituto Politécnico de Coimbra) a AAUMinho empatou a partida no último segundo, tendo depois triunfado no prolongamento por um escasso ponto de diferença (43-42).
O último teste foi contra a frágil equipa da AAUBI (Associação Académica da Universidade da Beira Interior), que apesar do seu esforço, não conseguiu travar a caminhada triunfante da AAUMinho em direcção ao 1º lugar deste TA.
Esta é a segunda vez na sua história, que a academia minhota consegue vencer um TA de basquetebol masculino.
Hóquei Patins
Actualmente bi-campeã universitária, a tem este ano AAUMinho forte concorrência pela conquista do ceptro nacional, algo que ficou bem patente neste I TA, organizado pela UPorto.
No primeiro jogo, frente à equipa da casa, os minhotos realizaram uma excelente partida, tendo esta terminado com um empate a três bolas. Na segunda partida do dia, e face ao ISMAI, que se apresentou muito forte, a sorte não quis nada com a AAUMinho, que viria a sair derrotada por 3-2. Frente à AAUAv, os minhotos ganharam sem grande esforço por 10-5, mas já era tarde demais, o apuramento para as meias-finais tinha sido comprometido com a derrota frente ao ISMAI.
Ainda com mais um TA pela frente, a AAUMinho tem de obrigatóriamente realizar um bom resultado para se poder qualificar para o CNU da especialidade.
Futebol
Num ano em que a equipa sofreu uma profunda reestruturação interna, os novos “craques da bola” não poderiam ter respondido da melhor forma aos ventos de mudança. No I TA, realizado em Viseu, a AAUMinho ao alcançar o 2º lugar nesta prova, deixou bem claro que geração após geração, a qualidade permanece.
Frente às equipa da AAUAv e do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado), os minhotos apresentaram um futebol corrido e com alguma espectacularidade, tendo em ambas as partidas desperdiçado inumeras ocasiões de golo. O resultado final destas partidas haveria de ser respectivamente 2-0 e 2-1, favorável à AAUMinho.
O jogo que determinaria o vencedor deste TA (estavam há semelhança do basquetebol apenas 4 equipas em prova), aos minhotos defrontaram os atletas da casa, da AEESTV (Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu). Numa boa partida futebol que haveria no entanto de terminar empatada a zero, o critério disciplinar acabou por ser o factor de desempate, tendo deste modo a AEESTV conquistado este I TA, relegando assim a AAUMinho para o 2º lugar.
Futsal M (LUF)
Com um modelo competitivo diferente das outras modalidades (liga universitária com competição regular, ao invés dos espaçados TA´s), o futsal masculino apresenta-se como a modalidade mais exigente em termos de tempo dispendido pelos atletas.
Em 2005/06, a AAUMinho teve um arranque de época semelhante ao deste ano: aos soluços. No entanto, na hora da verdade, demonstrou força e vontade de ganhar, tendo-se sagrado Vice-Campeã Nacional Universitária. Este ano, com uma vitória e duas derrotas nas 3 partidas disputadas, espera-se que nesta segunda parte da época, a equipa retorne à senda das vitórias e consiga alcançar um dos quatros lugares que dão acesso aos play-off´s.
Futsal F (6º)
Em 2004 na cidade da Guarda, o futsal feminino da UMinho alcançou o tão almejado titulo nacional que lhe fugia à já alguns anos. Esse CNU marcou no entanto o crepúsculo de uma geração de ?ouro? do futsal feminino da AAUMinho.
Em 2005/06 e agora em 2006/07, e já com um leque de novas atletas, a AAUMinho têm se procurado manter a senda das grandes vitórias, algo que no entanto não se tem conseguido atingir, muitas das vezes por claro infortunio, como foi o caso deste I TA que se realizou em Vila Real.
Frente às equipas da AAUBI e da AAUAv, a formação minhota não soube aproveitar as ocasiões de golo de que dispôs, acabando no final por sofrer as consequências disso: duas derrotas e consequente eliminação logo na fase de grupos.
Espera-se que a equipa no próximo TA mantenha a mesma atitude competitiva que demonstrou neste, mas desta vez acerte nas redes da baliza, e não nos postes ou na guarda-redes.
Ténis de Mesa (1º)
Com apenas representantes no sector masculino, a AAUMinho dominou no entanto por completo esta variante. Com 3 atletas nos quatro primeiros lugares (1º, 2º e 4º), a academia minhota apresenta-se como uma séria candidata às medalhas neste CNU. Carlos Fernandes e Joni Sousa não deram qualquer hipótese à concorrência e alcançaram como referido, o 1º e 2º lugar da classificação. Pedro Barbosa ficou às portas do podio, tendo alcançado um honroso 4º lugar.
Voleibol F/M (1º/1º)
O voleibol foi a modalidade que deu o ?pontapé? de saida nesta nova época 2006/07 (e que pontapé). Com uma equipa feminina muito forte, a AAUMinho pura e simplesmente passeou a sua classe neste TA, tendo cilindrado sem qualquer dificuldade as suas adversárias até à vitória final.
No masculino, e com muitas caras novas, a vitória final haveria também de sorrir aos minhotos. Apesar de as equipas serem mais equilibradas no masculino, a AAUMinho passou todos os obstáculos até à final com relativa facilidade (excepção feita ao tropeção com o IPC – derrota por 2-0). Na final, os minhotos vingaram a derrota da fase de grupos, num emotivo jogo de voleibol onde o bloco da AAUMinho “abafou” os de Coimbra nos momentos capitais do jogo.
Com estas vitórias, e face ao panorama da Zona de Apuramento Nacional, podemos afirmar que ambas as equipas da AAUMinho estão com ambos os pés na Fase Final dos CNU´s, onde finalmente irão ter adversários à sua altura.
Xadrez (2º)
A lei Bosman chegou ao Xadrez! Apenas com atletas estrangeiros em sua representação, a AAUMinho teve neste I TA, através dos seus atletas “internacionais” (ambos alunos ao abrigo do programa Erasmus), uma performance assinalável.
Yuri Horbach e Orphe Bolhari alcançaram respectivamente o 2º e 5º lugar da geral deste TA, que se realizou no Museu Soares dos Reis no Porto. Recorde-se que Yuri é actualmente o Vice-Campeão Nacional Universitário, titulo esse alcançado o ano passado em Vila Real.
Texto: Nuno Gonçalves
Fotografia: Nuno Gonçales e Hélder Miranda
“