“
1. Objectivos:
1.1 Brincar com as palavras
1.2 Desafiar a imaginação
1.3 Alimentar a criatividade
Pretende-se com esta acção, demonstrar junto dos participantes, a existência de múltiplas estratégias de motivação dos mais novos para o brinquedo palavra escrita.
2. Programa:
Divulgação de jogos e estratégias de animação da escrita (o livro como ponto de partida e de chegada, histórias para completar, jogos linguísticos, criações colectivas).
3. Destinatários:
Professores, educadores, bibliotecários, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação.
4. Horário:
9.30 – 12.30
5. Inscrição gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977. Número de participantes: 25.
6. Programa detalhado
1. Apresentações – o código dos pês.
2. A importância de ter cartas na manga ou a tortura do papel em branco.
3. O livro como ponto de partida e de chegada, alguns exemplos (ver bibliografia – Jaime e as bolotas, a mentira tem perna curta, os cúmulos, poemas da mentira e da verdade, poemas com asas, aquela nuvem e as outras, sequências…).
4. Brincar com as palavras – jogos linguísticos
Letra puxa palavra, palavra puxa palavra, os números também sabem contar.
Acrósticos; anagramas, provérbios, trava-línguas.
corta e cola.
5. Criações colectivas
Riscos, rabiscos e sarrabiscos, desenhos com estória.
A arca dos contos, um jogo inspirado no imaginário dos contos tradicionais.
O ?quantos queres?, construção de um origami como ponto de partida para a produção literária.
6. Experimentação e partilha.
7. Bibliografia
Andrade, Eugénio de – Aquela nuvem e outras. 10ª ed. Porto : Campo das Letras , 2002.
BOWLEY, Tim ? Jaime e as bolotas. 1ª ed. Lisboa : Kalandraka Editora, 2006.
Braga, Jorge de Sousa ? Poemas com asas. Lisboa : Assírio & Alvim , 2001.
CONTI, Rosy Gadda ? A mentira tem perna curta. Edições Nova Gaia, 2003.
CRUZ, Liberto ? Sequências. Lisboa : Livros Horizonte, 2000.
Destrava línguas. Lisboa : Livros Horizonte , 1997.
GOMES, José António – Da nascente à voz ? contributos para uma pedagogia da leitura. Lisboa: Caminho, 1996.
Jacques, Luísa – Escrita criativa : língua portuguesa : 3º-4º anos : recursos do educador e do professor. [1ª ed.]. Porto : Porto Editora , 2002.
Letria, José Jorge – Fazer leitores… e escritores. 1ª ed. Alpiarça : Garrido , 2001.
Letria, José Jorge – Os cúmulos. Porto : Ambar , 2002.
MAGALHÃES, Álvaro ? O brincador. 1ª ed. Porto : Asa, 2005
Marques, José Alberto – Carta a um jovem antes de ser poeta. 1ª ed. Porto : Campo das Letras , 2002.
MEIRELES, Maria Teresa – A Arca dos Contos. Lisboa : Apenas Livros, 2003.
Menéres, Maria Alberta – O poeta faz-se aos 10 anos. 8ª ed. Porto : Asa , 2006.
Menéres, Maria Alberta ? O que é a imaginação. Lisboa : Difusão cultural.
MIRANDA, Simão ? Escrever é divertido. Papirus Editora.
Rilke, Rainer Maria – Cartas a um jovem poeta. 1ª ed. Porto : Asa, 2002.
RODA, Eugénio. Abecé de las historias. Edição IELT,
Rodari, Gianni – Gramática da fantasia : introdução à arte de inventar histórias. 4ª ed. Lisboa : Caminho, 2002.
Soares, Luísa Ducla – Poemas da mentira e da verdade. 3ª ed. Lisboa : Livros Horizonte , 2005.
Vieira, Virgílio Alberto – As palavras são como as cerejas : oficinas de escrita. 1ª ed. Porto : Campo das Letras , 2001.
8. Formadora: Amélia Maria Silva
9. Nº de participantes: 20.
Cumprimentos,
Aida Alves
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Rua de S. Paulo, nº 1
4700-042 Braga
Telefone 253 205 970
Fax 253 205 989
Página web http://www.blcs.pt