Publicado em Deixe um comentário

atelier de escrita criativa “O brinquedo palavra”


1. Objectivos:


1.1 Brincar com as palavras

1.2 Desafiar a imaginação

1.3 Alimentar a criatividade

Pretende-se com esta acção, demonstrar junto dos participantes, a existência de múltiplas estratégias de motivação dos mais novos para o brinquedo palavra escrita.

 

 

2. Programa:

Divulgação de jogos e estratégias de animação da escrita (o livro como ponto de partida e de chegada, histórias para completar, jogos linguísticos, criações colectivas).

 

 

3. Destinatários:

Professores, educadores, bibliotecários, animadores socioculturais, pais e encarregados de educação.

 

4. Horário:

 9.30 – 12.30

 

 

5. Inscrição gratuita, sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977. Número de participantes: 25.

 

6. Programa detalhado


 

1. Apresentações – o código dos pês.

 

2. A importância de ter cartas na manga ou a tortura do papel em branco.

 

3. O livro como ponto de partida e de chegada, alguns exemplos (ver bibliografia – Jaime e as bolotas, a mentira tem perna curta, os cúmulos, poemas da mentira e da verdade, poemas com asas, aquela nuvem e as outras, sequências…).

 

4. Brincar com as palavras – jogos linguísticos

 

* Letra puxa palavra, palavra puxa palavra, os números também sabem contar.

* Acrósticos; anagramas, provérbios, trava-línguas.

* corta e cola.

 

5. Criações colectivas

 

* Riscos, rabiscos e sarrabiscos, desenhos com estória.

            * A arca dos contos, um jogo inspirado no imaginário dos contos tradicionais.

            * O ?quantos queres?, construção de um origami como ponto de partida para a produção literária.

 

6. Experimentação e partilha.

 

7. Bibliografia


Andrade, Eugénio de – Aquela nuvem e outras. 10ª ed. Porto : Campo das Letras , 2002.

 

BOWLEY, Tim ? Jaime e as bolotas. 1ª ed. Lisboa : Kalandraka Editora, 2006.

 

Braga, Jorge de Sousa ? Poemas com asas. Lisboa : Assírio & Alvim , 2001.

 

CONTI, Rosy Gadda ? A mentira tem perna curta. Edições Nova Gaia, 2003.

 

CRUZ, Liberto ? Sequências. Lisboa : Livros Horizonte, 2000.

 

Destrava línguas. Lisboa : Livros Horizonte , 1997.

 

GOMES, José António  – Da nascente à voz ? contributos para uma pedagogia da leitura. Lisboa: Caminho, 1996.

 

Jacques, Luísa – Escrita criativa : língua portuguesa : 3º-4º anos : recursos do educador e do professor. [1ª ed.]. Porto : Porto Editora , 2002.

 

Letria, José Jorge – Fazer leitores… e escritores. 1ª ed. Alpiarça : Garrido , 2001.

 

Letria, José Jorge – Os cúmulos. Porto : Ambar , 2002.

 

MAGALHÃES, Álvaro ? O brincador. 1ª ed. Porto : Asa, 2005

 

Marques, José Alberto – Carta a um jovem antes de ser poeta. 1ª ed. Porto : Campo das Letras , 2002.

 

MEIRELES, Maria Teresa – A Arca dos Contos. Lisboa : Apenas Livros, 2003.

 

Menéres, Maria Alberta – O poeta faz-se aos 10 anos. 8ª ed. Porto : Asa , 2006.

 

Menéres, Maria Alberta ? O que é a imaginação. Lisboa : Difusão cultural.

 

MIRANDA, Simão ? Escrever é divertido. Papirus Editora.

 

Rilke, Rainer Maria – Cartas a um jovem poeta. 1ª ed. Porto : Asa, 2002.

 

RODA, Eugénio. Abecé de las historias. Edição IELT,

 

Rodari, Gianni – Gramática da fantasia : introdução à arte de inventar histórias. 4ª ed. Lisboa : Caminho, 2002.

 

Soares, Luísa Ducla – Poemas da mentira e da verdade. 3ª ed. Lisboa : Livros Horizonte , 2005.

 

Vieira, Virgílio Alberto – As palavras são como as cerejas : oficinas de escrita. 1ª ed. Porto : Campo das Letras , 2001.

 

 

8. Formadora: Amélia Maria Silva

 

9. Nº de participantes: 20.

 


 

 

Cumprimentos,

 

Aida Alves

 

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Rua de S. Paulo, nº 1

4700-042 Braga

Telefone 253 205 970

Fax 253 205 989

Página web http://www.blcs.pt

 
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *