“
Decorreu ontem, dia 14 de Setembro, pelas 11h00 a Cerimónia de Encerramento para as duas equipas que de 3 a 14 de Setembro participaram nos cursos de formação. Esta foi presidida pelo Vice-Reitor da Universidade do Minho, Professor Manuel Mota, e pelo representante do Comando da Academia Militar que no final das apresentações tomaram a palavra valorizando esta colaboração entre as duas instituições e como referiu o Vice-reitor “estamos abertos a outras colaborações”. Estiveram ainda presentes os Gestores do Protocolo de Cooperação das duas instituições, bem como os docentes dos referidos cursos, entre outros convidados.
Já na sua 10ª edição, estas iniciativas têm sido experiências marcantes para quem nelas participa, servindo para criar laços, adquirir conhecimentos e vivências fora da vida académica, indo assim no seguimento do que é o objectivo de Bolonha. Como expôs o Comandante “instituições como a Academia Militar têm um carácter algo fechado ao exterior e isto é uma abertura de “portas” com o curso de liderança e o termos alunos externos na nossa academia”
São formações que vão para além da universitária, pois como referiu o Comandante “estas serão uma mais valia na actividade futura de cada um, pois têm um carácter prático que se aplica não a uma mas a todas as profissões”.
A cerimónia iniciou com a apresentação do projecto pelos cadetes da Academia Militar, os quais frequentaram o “Curso Sociedade da Informação” ministrado no Pólo de Guimarães. Os 20 cadetes participantes tiveram como objectivo a elaboração de um site para a Academia Militar, o qual deveria ter como características ser apelativo aos visitantes e os levasse a querer descobri mais sobre a Academia e tudo o que ela lhes poderá proporcionar. O objectivo foi atingido e os cadetes mostraram-se bastante satisfeitos com o trabalho desenvolvido, e com o acolhimento por parte da UMinho.
Posteriormente decorreu a apresentação dos alunos da UMinho que fizeram o balanço da sua participação no curso de Liderança, que decorreu na Academia Militar, em Mafra. Neste curso os 20 alunos foram sujeitos a provas práticas e teóricas no intuito de no futuro se tornarem bons líderes. Como demonstrado pelos seus porta-vozes, esta equipa foi sujeita a provas de esforço físico, mas também e como disseram “aprendemos como ser auto confiantes e a ter autocontrolo, como sermos persuasivos frente ao nosso auditório, aprendemos conceitos de coordenação e apoio nas equipas”. Para esta equipa esta foi uma experiência inesquecível, aprender a ser líderes é muito importante em qualquer situação que a pessoa se encontre, mas como referiu o Vice-Reitor “não chega ter um diploma, mas é preciso aplicá-lo”.
Texto: Ana Marques
Fotografia: Nuno Gonçalves
“