“
Depois de ter estado presente no terceiro campeonato europeu universitário da modalidade, em Lisboa, a comitiva minhota prepara agora a deslocação à terra dos czares para participar na competição por equipas, porque “foi nessa condição que conseguimos o direito de participação” advertiu o Director Adjunto do Departamento de Desporto e Cultura (DDC), Pedro Dias.
A comitiva que vai representar a Universidade do Minho (UMinho) do outro lado da Europa “já está fechada”, adiantou Pedro Dias ao UMdicas. Os atletas João Graça, João Rodrigues, Carla Guimarães, Carolina Guimarães e Inês Castro foram os eleitos para envergar as cores da academia minhota nesta prova.
A alguns dias da partida para a Rússia e com a convocatória já definida, a aluna de Biologia Aplicada, Inês Castro, disse ao UMdicas que a possibilidade de envergar o nome da UMinho no Europeu será “um orgulho” e que “a melhor maneira de o fazer seria representar, lá fora, aquilo que a nossa universidade tem”.
Esta vai ser a terceira participação de Carla Guimarães num Europeu Universitário da especialidade.
Expectativas
No que a resultados diz respeito, a monitora da modalidade, Carla Guimarães, explica que a escola básica de Badminton em Portugal “nem sequer se compara à dos restantes países da Europa, que conseguem ter bons níveis de treino” e que, por essa razão, “um oitavo lugar já é bom”.
Já Pedro Dias prefere realçar que ?em termos de nacional universitário nós temos um nível bastante razoável. Contudo, internacionalmente, o nível de Portugal é bastante sofrível, para não dizer fraco. Por isso, não podemos, em termos desportivos, ter expectativas demasiado elevadas?
UMinho recebe Mundial de Badminton
Após o Europeu na Rússia, a acção vira-se para Portugal. A UMinho vai ser o palco, já no próximo ano, do maior evento universitário no que diz respeito à modalidade de Badminton.
Pelos courts da academia minhota vão passar “alguns dos melhores jogadores de Badminton do mundo”. Neste momento, esta já confirmada “a participação das equipas da China, Hong-Kong, Tailândia, Taiwan e Coreia, que são as melhores equipas do mundo” referiu o Director Adjunto do DDC.
João Graça, o atleta mais experiente da comitiva da UMinho
Relativamente aos preparativos do evento, a UMinho recebe já no final do ano, a visita de um delegado da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), no sentido de ultimar os pormenores da organização. Por essa altura, estará também já concluído o pavilhão dois do complexo de Gualtar, que servirá de apoio ao Mundial.
O Presidente do Comité Organizador, Roque Teixeira, garante, assim, que o “Mundial será um sucesso. Só teremos de pôr em prática toda a experiência, conhecimento e capacidade organizativa que temos”.
“Embora ainda faltem alguns meses, pretendemos que este seja um marco, quer no desporto universitário nacional quer mesmo a nível da FISU”, concluiu.
Texto: Carlos Daniel Rego
“