Publicado em Deixe um comentário

Vitória histórica não chega para o 1º lugar










Foto brevemente disponiveis online na Galeria BIG

Faça aqui o download dos resultados oficiais da competição feminina e masculina





 

A época de basquetebol universitário 2007/08 está ai! A Universidade de Aveiro, situada numa das zonas de Portugal com mais tradição nesta modalidade, acolheu a organização do I Torneio de Apuramento de Basquetebol Universitário. Este foi o primeiro de três torneios da zona nacional, de onde se irão apurar três equipas para disputar a Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNUs).

 

Se no masculino a competição é mais equilibrada, estando apenas a Associação Académica de Coimbra (AAC) num outro patamar competitivo (grande parte dos seus atletas competem na Proliga), no feminino a história é outra.

 

Em 2006/07, a Universidade do Porto (UPorto) veio terminar com a hegemonia da AAC (nos últimos 17 anos, conquistou por 12 vezes o titulo nacional), vencendo a Fase Final dos CNUs organizado pela UMinho. Essa Fase Final ficou marcada então pelo surgir de duas novas forças no basquetebol feminino: a UPorto e o Instituto Politécnico do Porto (IPPorto – 2º classificado). Com estas três equipas num patamar superior, surge então um outro lote de equipas com ambições de se intrometer na luta pelos lugares cimeiros: Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) e Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

 

Basquetebol Masculino

 






Modelos da Sports Ilustrated? Naaaa… é a equipa de basquetebol da UMinho! 

 

Este I TA de Basquetebol Masculino, contou com um quadro competitivo composto por dois grupos de quatro equipas, sendo que passavam para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.

 

No Grupo A, estavam sedeadas as equipas as equipas da AAUMinho, da AAUAv, do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu (AEESTV).

 

No Grupo B, estava a favorita AAC, conjuntamente com as equipas da AAUBI, Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPCoimbra).

 






UMinho vs UAveiro… um dos duelos mais caracteristicos do desporto universitário

 

A AAUMinho, nos seus primeiros dois embates na fase de grupos, desembaraçou-se sem grandes dificuldades da AEESTV (29-17) e do IPLeiria (39-28). Foram duas partidas em que o técnico da UMinho, Alexandre Oliveira, aproveitou para rodar a equipa, o que em determinados momentos originou algumas quebras naturais no rendimento do conjunto.

 

Na partida que decidiria o 1º lugar do grupo, a AAUAv acabou por se superiorizar à AAUMinho, vencendo por 36-29. Este jogo ficou marcado sobretudo pela forma mais agressiva como Aveiro defendeu, jogando sempre no limite da falta e ganhando desta forma muitas bolas à AAUMinho.

 

No Grupo B, a AAC venceu tranquilamente todos os seus embates, e nem mesmo o IPCoimbra, que costuma apresentar equipas fortes, conseguiu travar os homens de negro (33-25). Neste grupo há a destacar a boa performance da AAUBI que surpreendentemente venceu o IPCoimbra (36-25), e desta forma garantiu um lugar nas meias-finais.

 






É o Neal… mas é o da UMinho!

 

Nas meias-finais não houve surpresas, tendo a AAC vencido a AAUMinho por 48-34, e a AAUAv a AAUBI por 36-15. O jogo entre minhotos e conimbricenses foi a melhor das duas meias-finais, tendo havido direito a contras, abafanços e afundanços!

 

Na final, a AAC apesar do seu estatuto de favorita teve de suar para levar de vencida a aguerrida equipa da AAUAv. 37-35 foi o resultado final.

 

No jogo de atribuição dos 3º e 4º lugares, a AAUMinho demonstrou ter mais andamento que a AAUBI e venceu sem grandes dificuldades por 41-28.

 

 Basquetebol Feminino

 






A equipa feminina da UMinho… com algumas hormonas a mais.

 

Com apenas quatro equipas inscritas (UPorto e IPPorto não se inscreveram a atempadamente para este TA) – AAUMinho, AAC, AAUAv e IPLeiria – tudo apontava que o 1º lugar do grupo poderia vir a ser decidido no confronto directo. Algo que se veio a suceder.

 

A AAUMinho no seu primeiro embateu defrontou a frágil equipa do IPLeiria (que perdeu todos os jogos), tendo “cilindrado” as suas adversárias por 43-16.

 

O segundo desafio das minhotas, veio-se a revelar um embate de contornos épicos. Frente a frente estavam David e Golias. A toda-poderosa AAC com os seus 12 títulos nacionais, e do outro a AAUMinho que teve como melhor performance um 2º lugar nos CNUs da Guarda em 2005.

 






Eva irrompe por entre a floresta de braços leirienses

 

A partida começou em alto ritmo, com as minhotas a defenderem no limite e a fazer da sua garra o factor decisivo nesta partida. Apesar deste inicio de partida, ao intervalo a AAC vencia por 15-11.

 

Para o segundo tempo estava guardado o melhor. A AAUMinho entrou de rompante, empatou o jogo e manteve-se na liderança até quase ao final. A AAC ainda conseguiu empatar a 29-29, mas as atletas do Técnico da UMinho, João Chaves, sentido que esta poderia ser a sua hora, não vacilaram.

 

Com duas grandes recuperações defensivas seguidos do respectivo contra-ataque que terminou na linha de lance livre, a AAUMinho não perdoou e alcançou uma vitória histórica: 32-29 foi o resultado final.

 






“Não quero saber! Debaixo do cesto é para afundar!”

 

No jogo do tudo ou nada, e que decidiria a ordem dos três primeiros lugares (a AAC venceu Aveiro por 38-34), a AAUAv tinha obrigatoriamente de vencer a AAUMinho para alcançar o 1º lugar.

 

O jogo começou com Aveiro a fazer pressão alta e tentando impedir a AAUMinho de passar a linha de meio campo nos 8 segundos exigidos para tal.

A arbitragem foi permissiva relativamente à agressividade de Aveiro na primeira parte (apenas marcou uma falta às aveirenses). No segundo tempo, e já com a arbitragem a ter um critério uniforme, os pratos da balança equilibraram-se.

 

Com o jogo na sua recta final, Aveiro dispunha de uma vantagem de 2 pontos (34-32). A AAUMinho em busca do prejuízo acabou por perder de uma forma infantil alguns lances divididos, tendo sofrido mais cinco pontos antes do apito final. O resultado desta partida cifrou-se em 39-32 favoráveis ao conjunto aveirense, que graças a esta diferença de pontos terminou em 1º lugar e relegou as minhotas para um algo injusto 3º lugar.

 






Spice                                              Os jogadores da UMinho em destaque neste TA                                                    Elsa

 

A AAUMinho iniciou então esta época de basquetebol 2007/08 com  uma prestação positiva, deixando bons indicadores para os restantes torneios de apuramento.

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves


 
                        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *