Publicado em Deixe um comentário

Seminários CICS – Telmo Caria- Cultura Profissional – a construção científica de uma objectivação híbrida

    



Dia 14 de Dezembro, às 14.30 na sala de seminários, piso 0 do edifício do ICS.


TODOS SÃO BEM-VINDOS!

 

Resumo:

”A polissemia das noções de cultura e profissão e as múltiplas tradições das CS que trataram estes dois conceitos obrigam a um especial cuidado e rigor teórico-metodológico para que o objecto ‘cultura profissional’ sirva o propósito de ser âncora de uma problemática que pretende tratar as relações entre educação, trabalho e conhecimento em grupos profissionais com elevado capital escolar. Deste modo, proponho-me desenvolver o esboço de várias apreciações críticas sobre os dois conceitos, tendo em vista traçar os contornos do objecto ‘cultura profissional”’.

 

Nota biográfica:

”Etnosociólogo, Professor Associado e docente de Ciências Sociais e Sociologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 1986. Investigador  Efectivo e Coordenador do Núcleo de Etnografias do Conhecimento Profissional (NECP) do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade  do Porto.

Durante a década de 80 e 90 dedicou-se à formação e investigação sociológica de professores, tendo para o efeito produzido vários trabalhos sobre a actividade docente no ensino básico (2º ciclo) e sobre a Cultura Profissional deste grupo. Também neste período se dedicou à reflexão sobre as metodologias e as experiências etnográficas de investigação, tendo sobre este tema escrito vários trabalhos. A partir do final dos anos 98/99 transpõe a problemática teórica e as metodologias que desenvolveu  com professores para um âmbito mais geral, desenvolvendo uma linha de investigação sobre ”a análise social das profissões em trabalho técnico-intelectual/ análise do saber profissional em trabalho técnico-intelectual” (ASPTI). A linha de investigação ASPTI pretende  ser uma área de fronteira disciplinar entre a microsociologia, a antropologia social e a psicologia sócio-cognitiva e uma tomada de posição nos campos das ciências sociais de mediação analítica entre os processos de educação, de trabalho e de conhecimento nas sociedade pós-industriais.”

 

Websites:



 

 

Cartaz……………………………………………………………………………………………Download

 

Para qualquer informação adicional ou manifestações de interesse em participar nos Seminários do CICS queiram, por favor, contactar Eugénia Rodrigues (eugenia@ics.uminho.pt)


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *