Publicado em Deixe um comentário

Pedro Soares parte para segundo mandato com vontade de “prosseguir uma estratégia de pensamento a longo prazo sem esquecer os compromissos do imediato”










Fotos disponiveis online na Galeria BIG





 

Numa altura em que a AAUMinho celebra três décadas de existência, Pedro Soares enalteceu, no seu discurso de consagração, “o trabalho de todos aqueles que serviram a Associação Académica ao longo destes 30 anos” e aproveitou a oportunidade para apontar as baterias para o futuro. A implementação do processo de Bolonha, o financiamento para o ensino superior para 2008, a “questão dos estatutos”, do projecto da Fundação AAUMinho, e do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) foram algum dos temas abordados pelo dirigente associativo minhoto.

 

Todavia e tal como tinha acontecido na cerimónia do ano passado, o assunto que mais mereceu destaque, por parte do presidente da direcção da AAUMinho, prendeu-se com a construção da nova sede da AAUMinho, não só “porque este é um projecto essencial para o esforço do espírito associativo e da vivência académica”, mas também “porque tem sido comparticipado pelos estudantes ao longo dos últimos seis anos” aclarou Pedro Soares.

 






Pedro Soares, Presidente da AAUMinho

 

Ainda relativamente a este assunto, o presidente da direcção explicou ainda que tem vindo a ser feito “um esforço não só no rigor como são geridas as contas como também no dinheiro que não fica disponível em cada mandato” que, segundo Soares, podia ser aproveitado para tomar “medidas mais populistas”, mas que pelo contrário, tem sido “guardado numa determinada conta bancária à espera que o projecto se viabilize”.

 

“Só este ano foram mais de cem mil euros que conseguimos depositar, entre protocolos com os bancos, mas também com a contribuição directa da Associação Académica, do seu resultado do exercício do seu dever orçamental”, adiantou o presidente da direcção da AAUMinho à comunicação social antes da tomada de posse.

 

“Nós acreditamos que quando atingirmos a fasquia do meio milhão de euros já vai ser difícil parar este projecto e vamos consegui-lo no próximo ano” adiantou Pedro Soares.

 






Guimarães Rodrigues, Reitor da UMinho

 

A construção da nova sede também mereceu, algumas palavras, do Magnífico Reitor da UMinho, Guimarães Rodrigues. O mais alto responsável da academia minhota mostrou o seu desejo para este ano: “Espero que 2008 possa vir a ser o ano que veja premiada a persistência e coerência de sete anos de investimentos da AAUMinho neste projecto que será para o usufruto de futuras gerações de estudantes”.

 

Por fim, o presidente reeleito da AAUMinho deixou ainda claro no seu discurso que “combate ao abandono e insucesso escolar, o emprego, a formação e a mobilização da academia para o associativismo” serão “áreas prioritárias de actuação futura”.

 

Texto: Carlos Daniel Rego

Fotografia: Nuno Gonçalves
        “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *