Publicado em Deixe um comentário

Basquetebol da UMinho carimba o passaporte para os CNU’s







Basquetebol Masculino


 


Este III TA de Basquetebol Masculino contou com um quadro competitivo composto por dois grupos de quatro equipas, sendo que passavam para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.


 


No Grupo A, estavam sedeadas as equipas da AAUMinho, a equipa da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Associação de Estudantes da Escola Superior de Tecnologias de Viseu (AEESTV) e o Instituto Politécnico da Guarda (IPG).


 


O primeiro encontro dos pupilos de Alexandre Oliveira foi contra a AAC, equipa que esta inequivocamente noutro patamar competitivo do basquetebol universitário (grande parte dos seus atletas competem na Proliga). No entanto, e aproveitando o facto da equipa de Coimbra ter deixado a descansar alguns dos seus melhores jogadores, a equipa minhota venceu a partida por 46-44, após prolongamento. Uma vitória motivante da equipa minhota, que entrava da melhor forma neste torneio.


 






 


A AAUMinho, nos seus outros dois embates na fase de grupos, desembaraçou-se sem grandes dificuldades do IPG (35-28) e da AEESTV (39-28). Foram duas partidas em que, Alexandre Oliveira aproveitou para rodar a equipa, o que em determinados momentos originou algumas quebras naturais no rendimento do conjunto.


 


No Grupo B, a AAUBI, à imagem do que já tinha feito nos outros TA?s, foi a grande surpresa da competição, vencendo os três jogos da fase de grupos. Assim, a equipa da casa conseguiu alcançar o primeiro lugar, seguida pela equipa da AAUAv.


 


A equipa da AAUMinho defrontou nas meias-finais a equipa da AAUAv. Num jogo muito complicado, os jogadores minhotos foram derrotados por uns esclarecedores 37-17. A superior condição física da equipa aveirense foi um factor decisivo no resultado final. No outro encontro a AAC não teve dificuldades para impor o seu jogo, vencendo a equipa da AAUBI e alcançando assim a final da competição.


 


No jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, a equipa minhota mostrou toda a sua classe, não dando qualquer hipótese ao conjunto da Covilhã. Os jogadores da UMinho, “feridos” pela derrota nas meias-finais da competição, venceram por 40-23.


 


A equipa da AAC puxou dos seus galões no derradeiro encontro da competição, vencendo a equipa da AAUAv, sagrando-se, assim, vencedora desta competição.


 





Basquetebol Feminino


 


A equipa feminina da AAUMinho alcançou a vitória que lhe garantiu a presença nos CNU’s da modalidade no último jogo da competição. Com 6 equipas inscritas, a equipa minhota revelou-se “presa fácil” para a maioria dos adversários, não conseguindo impor o seu jogo.


 


No primeiro jogo, a equipa minhota defrontou a Universidade do Porto (UP), tendo sido derrotada por uns esclarecedores 43-17. A superioridade da equipa adversária foi por demais evidente, tendo a equipa minhota demonstrado muitas carências na transição da defesa para o ataque, falhando muitas vezes à boca do cesto.


 


No segundo encontro, o adversário era o Instituto Politécnico do Porto (IPP). Apesar de ter jogado um pouco melhor que no primeiro encontro, as jogadoras orientadas por João Chaves não conseguiram vencer o encontro, acabando derrotadas por 44-27.


 


No jogo seguinte a AAUMinho defrontou a toda-poderosa AAC. A equipa de Coimbra, à imagem do basquetebol universitário masculino, tem uma equipa muito forte, tendo alcançado nos últimos anos 12 títulos nacionais. Apesar da já conhecida superioridade da AAC, a equipa minhota não se amedrontou, mostrando na primeira parte do encontro um jogo bastante fluido e rápido. A equipa minhota terminou a primeira parte a vencer por 2 pontos, deixando tudo em aberto para a segunda metade do encontro. Melhorando substancialmente na segunda parte e recorrendo às suas melhores atletas, a AAC acabou por vencer a partida por 23-17.


 








 


Tudo se iria decidir no último jogo da competição. A equipa da AAUMinho tinha de vencer obrigatoriamente a formação da AAUAv para garantir a presença nos CNU’s. A equipa aveirense já estava apurada por ter a seu cargo a organização do campeonato final. A partida começou em alto ritmo, com as minhotas a defenderem no limite e a fazer da sua garra o factor decisivo nesta partida. Ao intervalo venciam por 20-16. Na segunda metade do encontro, a equipa minhota continuou a fazer pressão sobre o adversário, não dando qualquer hipótese às atletas aveirenses para ripostar. Uma grande fase final do encontro possibilitou a vitória por 45-31.


 


A UP venceu este II TA de Basquetebol feminino, impondo-se claramente sobre todos os seus adversários, não perdendo nenhum encontro.


 


Há ainda a destacar a participação da atleta minhota, Elsa Lima. A jogadora da AAUMinho fez um TA muito positivo, tendo sido inclusive convidada para integrar a equipa do Colégio de Calvão de Aveiro, formação que milita na segunda divisão nacional feminina de basquetebol.


 


Com estes resultados, as duas equipas da AAUMinho irão marcar presença em Aveiro, no dia 28 de Abril, para disputar os CNU’s da modalidade.


 


Texto e Fotografia: Alexandre Carvalho


alexsousacarvalho@gmail.com


 

    “

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *