Publicado em Deixe um comentário

VII Gala do Desporto da UMinho








O evento vai homenagear todos os campeões da UMinho da época desportiva 07/08 e galardoar algumas personalidades da Academia que se destacaram a nível desportivo.

Organizada pelos Serviços de Acção Social da UMinho em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho,  a Gala do Desporto 2008 terá lugar mais uma vez no Restaurante Panorâmico da Universidade.

 

Na mais eclética Gala Desportiva da UMinho, o ponto alto promete ser o reconhecimento dos que mais se têm destacado no panorama desportivo da UMinho.

 

As categorias a concurso são: Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminino do Ano, Atleta Percurso Desportivo, Monitor do Ano e Treinador do Ano.

 





 

Quinta dia 17 – Treinador do Ano

 

 


Para a categoria de Treinador do Ano estão nomeados, João Lucas (Voleibol fem., campeão Nacional Universitário). Ricardo Almeida (Hóquei Patins, medalha de bronze no Campeonato Nacional Universitário). João Chaves (Basquetebol Fem., medalha de bronze no Campeonato Nacional Universitário). Pedro Palas (Futsal Masc., medalha de Prata no Campeonato Nacional Universitário). Michael Ribeiro (Futebol 11, 5º Lugar Campeonato Nacional Universitário).

 






 

Passamos agora em retrospectiva quem foram os vencedores desta categoria até à actualidade.

Desde o início em que se começou a realizar a Gala do Desporto na Universidade do Minho (2002) que é atribuído o galardão nesta categoria.

 

Assim em 2002, o primeiro galardoado com o título de Treinador do Ano foi Alberto Abreu, treinador de Andebol. Em 2003 o vencedor foi José Serafim, treinador de Voleibol. No ano de 2004 o premiado foi Abílio Grilo, treinador de Squash. Em 2005 quem levou o ”ceptro” para casa foi, Jorge Martins, treinador de Escalada. Em 2006 o vencedor foi Paulo Ferreira, treinador de Atletismo. Em 2007 o vencedor foi Gabriel Oliveira, treinador da equipa de Andebol. O vencedor deste ano será conhecido hoje na cerimónia que premiará os melhores.

 

Para o galardão de Treinador do ano da Universidade do Minho, são considerados para a selecção dos 5 nomeados, os seguintes parâmetros: Currículo Desportivo no ano lectivo respectivo; Participação em competições e actividade interna; Participações Internacionais Universitárias.

 

A Gala do Desporto da UMinho tem por tradição contemplar ainda uma figura ligada ao desporto, com a chamada ?Distinção Honrosa?. Uma distinção que nunca é uma certeza ser feita (em 2003 não houve ninguém distinguido com este galardão), pois só no dia da gala a comissão composta por oito elementos, encarregue de decidir sobre a eleição dos vencedores de cada categoria, decide também se a distinção vai ser ou não feita este ano e quem será a figura que irá receber o galardão especial.

 

Em 2002 a figura eleita para receber a Distinção Honrosa foi, Francisco Costa  (Treinador do Voleibol Masculino). Em 2003 e como já foi referido ninguém foi nomeado para esta distinção. Em 2004 o distinguido com o galardão foi, Rui Oliveira (Treinador de Futebol). Em 2005, Pedro Dias (Director Adjunto do DDC) levou o galardão para casa. Em 2006 a distinção foi, não para uma figura mas para uma equipa. A equipa de Andebol foi distinguida com o galardão pelo seu trajecto nacional e internacional de sucesso. Em 2007 a distinção foi entregue a António Paisana (dirigente de Futsal masculino da UMinho e prof. da Escola de Engenharia) pelo seu longo trajecto dedicado à modalidade.

Este ano, ficamos na perspectiva para ver se a ”Distinção Honrosa” vai ser entregue a alguém.

 





 

 

Quarta dia 16 – Monitor do Ano

 


Para a categoria de Monitor do Ano estão nomeados, Henrique Castro (curso de Engenharia Informática, monitor de Xadrez). Hugo Serrão (Mestrado em Educação Física e Lazer (IEC), monitor de Taekwondo). Carolina Lebre Silva (Curso de Eng.ª Polímeros, monitora de Natação). Nuno Capela (curso de Eng.ª Informática, monitor de Escalada). Carla Guimarães (curso de Eng.ª Informática de Gestão, monitora de Badminton).

 






 

Passamos agora em retrospectiva quem foram os vencedores desta categoria até à actualidade.

Desde o início em que se começou a realizar a Gala do Desporto na Universidade do Minho (2002) que é atribuído o galardão nesta categoria. Tendo sido atribuído por seis vezes, todas elas ao sexo masculino, este ano temos também na corrida ao galardão duas mulheres. A incógnita fica no ar.

 

Assim em 2002, o primeiro galardoado com o título de Monitor do Ano foi Nuno Cunha, monitor de Voleibol (MCC). Em 2003 o vencedor foi Pedro Neiva, monitor de kickboxing (Engenharia Mecânica). No ano de 2004 o premiado foi Elias Bene, monitor de Ténis (Relações Internacionais). Em 2005 quem levou o ”ceptro” para casa foi, João Chaves, monitor de Basquetebol (Gestão). Em 2006 o vencedor foi Cláudio Mesquita, monitor de Andebol (Engenharia Civil). Em 2007 o vencedor foi André Moreira, monitor de Judo (Mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial. O vencedor deste ano será conhecido no próximo dia 17 de Julho.

 

Para o galardão de monitor do ano da Universidade do Minho, são considerados para a selecção dos 5 nomeados, os seguintes parâmetros: Qualidade do trabalho desenvolvido no ano lectivo respectivo; Nível de empenhamento nas tarefas que lhe foram cometidas; Tempo de trabalho afecto à actividade; Percurso Académico no ano lectivo.

 





 

 


Terça dia 15 – Atleta Percurso Desportivo

 


Para a categoria de Atleta Percurso Desportivo estão nomeados, André Moreira (Bolseiro de Investigação no Departamento de Engenharia Electrónica Industrial, modalidade de Judo). Marlene Gonçalves (Curso de Psicologia, atleta de Basquetebol). Tiago Frada (Curso de Medicina, atleta de Voleibol, presença na Fase final dos CNU?s de 2004 a 2008). João Chaves (Curso de Sociologia, atleta de Basquetebol). João Castilho (Curso de Engenhia Têxtil, atleta de Andebol).

 






 

Passamos agora em retrospectiva quem foram os vencedores desta categoria até à actualidade.

Desde o início em que se começou a realizar a Gala do Desporto na Universidade do Minho (2002) que é atribuído o galardão nesta categoria. Tendo sido atribuído por seis vezes, das quais por três vezes para o sexo feminino e outras tantas para o masculino. Este será um ano de desempate e a incógnita fica no ar. Será homem ou mulher?

 

Assim em 2002, o primeiro galardoado com o título de Atleta Percurso Desportivo foi uma mulher, Solange Cabral, atleta de Ténis de Mesa (LESI). Em 2003 o vencedor foi Alberto Abreu, atleta de Andebol (Engenharia Mecânica). No ano de 2004 o premiado foi Carlos Julião, atleta de Voleibol (Comunicação Social). Em 2005 foi mais uma mulher a levar o ?ceptro? para casa, Emília Martinho, atleta de Futsal (Gestão). Em 2006 Liliana Correia, atleta de Futsal e Atletismo foi a premiada (Economia). Em 2007 o vencedor foi Cláudio Mesquita, atleta de Andebol (Engenharia Civil). O vencedor deste ano será conhecido dia 17 de Julho.

 

São considerados para a selecção dos 5 nomeados, os seguintes parâmetros: Ter concluído a Licenciatura; Currículo Desportivo em representação da AAUM; Percurso Académico do(a) estudante/atleta; Participações Internacionais Universitárias.

 





 


Segunda dia 14 – Atleta Feminino do Ano


 

Para a categoria de Atleta Feminino do Ano estão nomeadas, Carolina Lebre Silva (Curso de Engenharia Polímeros, atleta de Natação, Vice-campeã nacional universitária (100m mariposa), Medalha de hBronze 4x50m Estilos e 4x50m Livres). Elsa Lima (Curso de Química, atleta de Basquetebol, Vice Campeã Nacional 2007/08). Sara Barata (Curso de Ensino Básico, atleta de Voleibol, Campeã nacional universitária 2007/08). Catarina Dias (Curso de Ensino Básico, atleta de Voleibol, Campeã nacional universitária 2007/08). Joana Pinto (Curso de Psicologia, atleta de Taekwondo, Vice Campeã Nacional Universitária 2007/08, super ligeiro).

 






 

Passamos agora em retrospectiva quem foram os vencedores desta categoria até à actualidade.

Nos dois primeiros anos em que foi realizada a Gala do Desporto na Universidade do Minho (2002 e 2003) não houve nomeação para a Atleta Feminina do Ano, só em 2004 foi inserida esta categoria na atribuição dos Galardões do Desporto.

 

Assim em 2004 a primeira atleta a levar o ”ceptro” de Atleta Feminina do Ano foi Vanessa Pereira, atleta da Escalada. (Psicologia). Em 2005 a vencedora foi Liliana Correia, atleta de Atletismo e Futsal (Economia). Em 2006 a vencedora foi Ercília Machado atleta de Atletismo (Engenharia Biológica). Em 2007 a vencedora foi Filomena Costa, atleta de Atletismo (Enfermagem). A vencedora deste ano será conhecida dia 17 de Julho.




Domingo dia 13 – Atleta Masculino do Ano

 

Para a categoria de Atleta Masculino do Ano, estão nomeados, Joni Sousa (Curso de Psicologia, atleta de Ténis Mesa, campeão Nacional Universitário 2007/08). Filipe Magalhães (Curso de Engenharia de Comunicações, atleta de Andebol, Vice Campeão Nacional Universitário 07/08). José Magalhães (Curso de Matemática, atleta de Futsal, Vice Campeão Nacional Universitário (LUF) 07/08). José Fernandes (Curso de Engenharia Biomédica, atleta de Taekwondo de Alta Competição, integra programa TUTORUM, campeão Nacional Universitário 07/08). João Graça (Curso de Engenharia Civil, atleta de Badminton, 1º Ranking 2007/2008 individual masculino, Campeão Nacional Universitário 07/08 pares masculinos e pares mistos).

 






 

A Universidade do Minho vem realizando esta gala desde 2002.

Passamos agora em retrospectiva quem foram os vencedores desta categoria até à actualidade.

Em 2002 o galardoado com o troféu foi Carlos Julião, atleta de Voleibol (Comunicação Social). Em 2003 o vencedor foi Tiago Silva, atleta de Andebol (Economia). Em 2004 o vencedor foi Bruno Costa, atleta de Andebol (Direito). Em 2005 o vencedor foi Hugo Moisés, atleta de Futebol e Futsal (LESI). Em 2006 o vencedor foi Pedro Costa, atleta de Atletismo (Física). Em 2007 o vencedor foi João Castilho, atleta de Andebol (Engenharia Têxtil). O vencedor deste ano será conhecido dia 17 de Julho.

 

São considerados para a selecção dos 5 nomeados nestas duas categorias, o Currículo Desportivo no ano lectivo respectivo; Desempenho Académico do(a) estudante/atleta no ano lectivo respectivo; Participações Internacionais Universitárias.

 

 

Ana Marques


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *