“
Fotos disponiveis online na Galeria BIG
Com 50 pontos, conquistados pelo primeiro lugar do I TA de Andebol em braga, e apenas um objectivo em mente – reconquistar o título de campeão nacional universitário – a equipa de Andebol Masculino da AAUMinho apresentou-se em Aveiro quase na sua máxima força e cheia de confiança.
Sem apresentar argumentos técnicos e tácticos capazes de ombrear de igual para igual com a AAUMinho, as equipas da AAUTAD e AEESEB foram derrotadas de forma categórica. Os parciais de 7-20 e 21-7 demonstraram a a diferença de andamento entre estes conjuntos. Segundo o técnico minhoto, Gabriel Oliveira, estes jogos “são bons para experimentar algumas situações tácticas, bem como testar jogadores em posições diferentes”.
No último jogo do grupo, AAUMinho e AAUAv disputaram o 1º lugar do grupo. Os minhotos, confiantes em demasia, já para não dizer algo condescendentes, entraram descontraidamente na partida, julgando que iria ser uma vitória fácil. Foi precisamente o contrário.
A equipa do Minho, com uma defesa 5:1 pouco agressiva deixou que os aveirenses tomassem conta do jogo e comandassem o marcador grande parte do jogo. A AAUMinho chegou ao intervalo a ganhar por 2.
Na segunda parte tudo se complicou. A AAUAv entrou decidida a ganhar o jogo e tomou conta das operações devido a uma fraca defesa do Minho. A três minutos do fim e a perder por três, o técnico Gabriel Oliveira pede um desconto de tempo e dá um puxão de orelhas à equipa. A mensagem chegou aos destinatários e num último esforço a AAUMinho consegue empatar o jogo. No final, o resultado de 20-20 acaba por saber a vitória para os minhotos.
A meia-final foi mais um jogo fácil para a AAUMinho. Frente a uma frágil equipa da AAUBI, os minhotos cilindraram por 21-11 e foram deste modo a primeira equipa a marcar o seu lugar na final.
Na outra meia-final, a AAUAv venceu a AAUE por 19-16.
A final seria então uma reedição da terceira partida do Grupo A: AAUMinho x AAUAv.
Após as dificuldades do primeiro embate e ciente da moral que isso deu aos seus adversários, Gabriel Oliveira pede mais concentração e garra neste jogo.
Na primeira parte a equipa da AAUM defendeu em 5:1 e conseguiu, de alguma forma, parar o ataque dos aveirenses. O resultado no final dos primeiros 30 minutos era uma igualdade a 17-17.
Na segunda parte, Gabriel Oliveira tentou surpreender a AAUAv com uma defesa mais fechada para obrigar à finalização exterior. Tal acabou por dar mau resultado pois a equipa esteve desconcentrada e a defender muito atrás. Aveiro passou para a frente do marcador e voltou a dominar as operações. Os minhotos, acusando algum cansaço e nervosismo, falhavam oportunidades de golo de forma escandalosa.
Com a AAUAv a ganhar por quatro golos a 10 minutos do fim, o técnico da AAUMinho volta a pedir um desconto de tempo e passa para defesa mista (5+1) com marcação directa ao melhor marcador/jogador de Aveiro.
A partir daí só deu AAUMinho. A AAUAv em desespero comete muitas faltas no ataque e permite que os minhotos nos últimos minutos dêem a reviravolta no marcador. 35-33 favorável à AAUMinho foi o resultado final deste duelo já clássico do andebol universitário nacional.
Em declarações já no final da partida, Gabriel Oliveira, afirmava que “foram alcançados todos os objectivos: 1º lugar na zona nacional e apuramento para a fase final”. O técnico continuou afirmando que “na fase final a equipa da AAUM para se sagrar campeã nacional universitária terá de vestir o fato-macaco e lutar por esse objectivo. Não vai ser fácil mas está perfeitamente ao alcance desta equipa.”
“