“
Colocada no Grupo B (Red Group), coube em sorte à UMinho ter como adversárias as Universidades de Radboud (Holanda), Gazi (Turquia), Koeln (Alemanha), Osijek (Croacia) e Radom (Polónia).
Os minhotos, já por duas vezes vice-campeões europeus, tiveram o seu primeiro embate desta prova frente aos alemães de Koln. Entrando melhor na partida, e com uma defesa muito agressiva em 6-0, a o conjunto orientado por Gabriel Oliveira não deu qualquer hipótese aos seus adversários, e ao intervalo já vencia por 16-7.
A segunda parte foi quase uma fotocópia da primeira tendo a contenda sido encerrada com um esclarecedor 34-21 favorável à UMinho.
Gabriel Oliveira no final da partida, e em conversa telefónica com o UMdicas, mostrava-se muito satisfeito com a performance da sua equipa e com a atitude dos seus atletas. O técnico minhoto mostrou-se no entanto desagradado com o quadro competitivo (dois grupos de seis equipas, em que os vencedores do grupo é que disputam a final e os segundos classificados disputam o 3º e 4º lugares), apesar de reconher ter tido sorte no sorteio.
No Grupo A (White Group), segundo o site oficial da competição, encontram-se os favoritos à conquista da prova, as Universidades de Ljubljana, Ankara e Moscovo.
Texto: Nuno Gonçalves
“