Publicado em Deixe um comentário

Doutorado da UMinho ganha prémio internacional





Criado pela Casa da América Latina e pela instituição bancária que o patrocina, o galardão visa estimular e reconhecer a melhor dissertação de doutoramento de universitários portugueses e latino-americanos, cujos trabalhos contribuam para assuntos relevantes de interesse mútuo para Portugal e para a América Latina. Contempla duas categorias – Ciências Sociais e Humanas e Tecnologias e Ciências Naturais.


 


O trabalho de Ricardo Fraga incide na necessidade de criar propostas para a região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, nordeste do Brasil, que contribuam para a criação de alternativas sustentáveis de geração de receita através do geoturismo. A meta é favorecer a consolidação do desenvolvimento sustentável naquele território e o fortalecimento da sua identidade cultural. A conservação dos elementos da geodiversidade, cujo conjunto representa o património geológico foi relegada para um papel menor dentro das temáticas de conservação da natureza, explica Ricardo Fraga.


 


Por outro lado, a Chapada Diamantina é um território que abriga uma geodiversidade que representa um importante atrativo turístico. No âmbito da tese de doutoramento foi realizado um inventário do património geológico da região e, como resultado, propôs-se a criação de três geoparques, que deverão contribuir para a sua conservação, valorização e promoção.


 


__________________________________________


Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem


Universidade do Minho


Tel.: (+351) 253601109 | 961766329


Fax: (+351) 253601105


E-mail: gcii@reitoria.uminho.pt





(Pub. Set/2011)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *