“
Ainda com um longo caminho pela frente e com muitos jogos para serem disputados, a competição neste primeiro dia foi intensa, com Braga e Guimarães a terem vários palcos onde decorreram as competições.
Braga foi palco das competições de Andebol e Hóquei Patins, sendo que nesta cidade os jogos de Andebol tiveram lugar no Pavilhão Universitário de Gualtar e no Pavilhão de Lamaçães, o Hóquei decorreu no Pavilhão das Taipas e no Pavilhão das Goladas.
No que toca ao andebol masculino, neste dia foram realizados quatro jogos, sendo os primeiros entre a AAUM vs AEISEG e entre a AEFADEUP vs AAC.
Quanto ao primeiro jogo, foi uma partida onde a superioridade da AAUM foi por demais evidente. Os atuais campeões em título não deram qualquer hipótese aos adversários e fecharam a partida com ?esmagador? resultado de AAUM 29 – 5 AEISEG.
Este foi um jogo com um sentido definido, a baliza da AEISEG não teve descanso e face a tantos “bombardeamentos” da AAUM, o guarda-redes adversário pouco podia fazer. A AAUMinho demonstrou durante os 40 minutos porque é a campeã (nacional e europeia universitária), impondo o seu jogo e não dando ?asas? para que os adversários fizessem o seu jogo. A AAUMinho “passeou” o seu jogo que pode ser contado em poucas palavras ?fácil, domínio total da AAUM? afirmou Gabriel Oliveira técnico da equipa.
Na outra partida as duas formações estiveram muito equilibradas, mas os do Porto demonstraram alguma superioridade durante a partida conseguindo uma vantagem que mantiveram até final da partida, a qual terminou com um 26 – 23.
Pelas 16h30 decorreram as outras duas partidas que opuseram a AEFCT à AEISMAI e o IPLeiria à AAUAv. No primeiro jogo estiveram frente a frente duas boas formações que aplicaram em campo o seu andebol e fizeram desta partida um excelente espetáculo. A AEFCT esteve em grande acabando por vencer por 23 – 22.
No segundo encontro, as equipas entraram em campo com uma enorme vontade de vencer, mas entre duas formações que mostraram muito respeito uma pela outra e em que as forças mediram-se “taco a taco”, no final o resultado saldou-se pela diferença mínima favorável aos aveirenses 18-19.
Quanto ao feminino, foram disputados oito jogos. Os primeiros do dia tiveram início pelas 10h00 e opuseram o IPLeiria às da “casa” e a U.Porto à AAUAv.
No primeiro jogo a AAUMinho entrou a perder nestes CNU’s contra as atuais campeãs em título, o IPLeiria. Uma partida onde o IPLeiria afirmou a sua candidatura à revalidação do título com uma excelente prestação que não deixou margem para dúvidas sobre a sua superioridade em relação às adversárias. O resultado final foi esclarecedor, IPLeiria 26 vs 12 AAUMinho.
Na segunda partida a U.Porto defrontou a AAUAv, uma partida que as do Porto acabariam por vencer por 20 – 18.
Pelas 11h15 decorreram mais dois jogos, onde a AEISMAI esteve em campo com a AEFADEUP e a AAC defrontou o IPP.
Na primeira partida estiveram duas equipas com valores bastantes diferentes e que o resultado final de 27 – 19 patenteou. A maior experiencia e capacidade do AEISMAI foi determinante face a uma equipa da AEFADEUP que está a dar os primeiros passos.
A equipa da AEISMAI entrou na partida sabendo que tinha pela frente uma equipa muito jovem e aproveitando isso foi sabendo gerir a partida, aproveitando as falhas e inexperiências das adversárias chegou ao intervalo a vencer por 10- 5. Na segunda parte foi mais do mesmo, apesar de uma recuperação visível na AEFADEUP no início do segundo tempo, as atletas da Maia superiorizaram-se sempre, com um jogo ofensivo muito objetivo, a AEISMAI chegaria ao final a vencer por 27 – 19.
No segundo jogo o IPP não teve grandes problemas para bater as adversárias, demonstrando a sua superioridade e não deixando que estas fizessem o seu jogo, face a isto as de Coimbra não se conseguiram impor em toda a partida, acabando por perder por uns expressivos 19 – 34.
Pelas 15h15 o IPLeiria voltou a jogar frente ao AEISMAI e a U.Porto jogou com a AAC. O primeiro colocou frente a frente duas fortes candidatas ao título de campeãs nacionais universitárias de andebol feminino. O IPLeiria e a AEISMAI fizeram um jogo que mais parecia uma final. Duas grandes equipas que deram o tudo por tudo, mas que a maior concentração do IPLeiria ditaria o desfecho final: 26 – 21 venceram as Leirienses.
O segundo opôs uma equipa vencedora no primeiro jogo (U.Porto) e uma derrotada (AAC). Uma partida muito bem disputada, mas onde mais uma vez o desfecha para as equipas foi o mesmo. Apesar das de Coimbra se tentarem impor, a U.Porto não deu asas para isso e impôs a sua segunda derrota do dia, 25 ? 16 foi o resultado final.
Nas últimas partidas de andebol do dia a AAUM conseguiu a sua primeira vitória frente à AEFADEUP por 17 – 10 e a AAUAv venceu o IPP por 22 – 20.
Quanto ao Hóquei Patins Masculino, com nove jogos realizados e com a final já agendada para amanhã às 17h30, as equipas e os potenciais vencedores já se começam a delinear. Após estes jogos, a equipa da casa (AAUMinho) e a U.Porto afirmam-se como serias candidatas ao título, mas as surpresas ainda podem surgir e a outras equipas não estão apenas para se distraírem, tendo ainda uma palavra a dizer.
Durante o dia de hoje a AAUM empatou com a AEIST (4 -4) e venceu a AAUAv (1 – 27). A AAC venceu a AEISEP (5 – 1), sendo que o AEISEP voltaria a perder com a AEFADEUP (3 – 8). A U.Porto venceu a AAUBI (22 ? 0), voltando a ganhar o jogo frente à U.Lisboa (5 – 7), sendo que esta venceu o jogo frente à AEFMH (5-6).
A AEIST que tinha empatado o primeiro jogo frente à AAUM, venceu o segundo contra a AAUAv (9 – 2). A AAUBI voltaria a perder a sua segunda partida, desta frente à AEFMH (8 – 21).
Play-Offs desenham últimos candidatos
Hoje decidiu-se quais eram as equipas a ocupar os quatro lugares disponíveis na fase final de basquetebol Masculino, futsal feminino e masculino.
Entre as candidatas de basquetebol masculino seguem em frente na competição, do grupo A a AEISCAP e AEFEUP e do grupo B a AEFCT e AAC.
No futsal feminino, a vice campeã em título, AAUBI conseguiu um lugar na fase final após uma época de apuramento difícil. A esta junta-se o IPLeiria, AEISCAP e o IPP. A destacar a goleada do IPLeiria com o IPP (9 -1).
Quanto ao futsal masculino esta foi a única modalidade em que a equipa Açoriana AAUAç garantiu o apuramento para a fase final, acompanhada pelo IPLeiria, AEFADEUP e AAUAv.
Amanhã, para além de continuar a competição destas modalidades inicia-se a competição Futebol 11 e Voleibol Feminino e Masculino. De destacar que será também a primeira vez que se realiza o Torneio Nacional Universitário de Hóquei em Patins no feminino, com a participação das equipas da U.Porto, IPP e AAC
Texto: Ana Coimbra
(Pub. Abr/2012)
“