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Com inicio pelas 14:45, o Auditório B1 do CPII
quase encheu para ouvir falar de Boas Práticas, de Comunicação, de melhoria
continua no trabalho, de valorização das pessoas, sendo objetivo do INA com
estas sessões, reforçar a promoção de sinergias e a partilha de Boas Práticas
entre organismos e instituições da Administração Pública (AP) e simultaneamente
corresponder à ampla distribuição geográfica das entidades participantes (ao
todo vão ser nove sessões, distribuídas por todo o país).
Ao todo concorreram 121 boas práticas, tendo o
público votado naquelas que teriam mais interesse
em conhecer em profundidade, tendo sido escolhidos, um dos projetos apresentados pelos
SASUM – Serviços de Serviços de Ação Social da UMinho – “Comunicação – Uma Via Para a
Excelência“ e o projeto de “Melhoria Contínua“,
da responsabilidade da Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de
Resíduos do Grande Porto, os quais foram apresentados nesta 7ª sessão, em Braga.
Para além da apresentação das Boas Práticas, a
sessão contou com a presença especial de Ana Melo, Professora do ICS da UMinho,
que pretendeu pôr todos os presentes a refletir sobre comunicação, mais
propriamente sobre a comunicação organizacional, sobre as formas de melhorar a
comunicação da organização, sobre as formas de capacitar para comunicar. Para a
Professora “O que estrutura as organizações é a comunicação”, algo que tem
vindo a ser valorizado pelas organizações como ferramenta de gestão e criação
de um ambiente e cultura organizacional. Sublinhando que, deve existir dentro
das organizações uma “comunicação estratégica organizacional”, de forma a que
esta se faça, não só do “topo da pirâmide para a base”, mas que seja feito
também o inverso, devendo existir comunicação interpessoal e redes orgânicas de
comunicação, evitando desta forma, os rumores e o silêncio organizacional.
A especialista de comunicação terminou
enfatizando o facto das empresas se capacitarem e capacitarem os seus recursos
para comunicar, para dessa forma tornarem a comunicação mais eficiente,
combatendo a postura do alheamento, criando uma cultura organizacional
participativa, aberta e inclusiva, promovendo um ambiente organizacional
propício à comunicação e ao envolvimento, enfim, valorizando as pessoas.
De seguida, Carlos Silva, Administrador dos SASUM
apresentou a estrutura, sublinhando o facto desta ter índices de avaliação da
satisfação excelentes, a qual foi reconhecida em 2013 e 2015 com o “Prémio
Excelência no Trabalho” com 1ºlugar na categoria das Grandes Empresas do Setor Público e
ainda com o “PRATØ” – Reconhecimento de Práticas e Atos pelo Desperdício Alimentar ZERO.
Fernando
Parente, diretor do Departamento Desportivo e Cultural dos SASUM apresentou o
projeto de comunicação dos SASUM e o que tem sido feito neste âmbito, uma área em
que segundo este “os Serviços têm investido anualmente cerca de 2% do seu bolo” desenvolvendo-se a comunicação em várias frentes e através dos mais variados
meios, o que se tem refletido na visibilidade e impacto dos SASUM perante os
seus públicos-alvo.
Após um
breve intervalo, foi a vez da responsável da LIPOR, Mónica Monteiro fazer a
apresentação da Boa Prática implementada na sua empresa com o projeto “Kaizen”,
o qual prima pela organização e otimização de recursos e comunicação dentro da
empresa.
A próxima sessão será
a 12 de maio no Funchal, fechando o ciclo em Lisboa, a 2 de junho.
Texto: Ana Marques
(Pub. Abr/2016)
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