SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Alberto Proença vai dar a última aula na UMinho

Alberto Proença vai dar a última aula na UMinho

A cerimónia de jubilação de Alberto Proença, professor catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (DI-EEUM), realiza-se amanhã, dia 14 de junho, às 15h00, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar, em Braga.

Na abertura prevê-se as intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, do presidente da EEUM, Pedro Arezes, e do diretor do DI, Luís Soares Barbosa. Segue-se um conjunto de testemunhos de pessoas, algumas de referência, que privaram com o homenageado. A última lição de Alberto Proença é pelas 17h00 e, uma hora depois, decorre um convívio.

Alberto José Proença nasceu em Moçambique em 1954 e veio para Portugal em 1975. Licenciou-se em Coimbra e doutorou-se em Manchester (Reino Unido). É o docente nº 43 da UMinho (1977-), onde é também investigador do Centro Algoritmi, pesquisando desde a eletrónica digital à computação de alto desempenho, incluindo arquitetura de computadores, computação paralela e computação heterogénea, com aplicações nas áreas do património, da visão por computador, da física e da química.

Alberto Proença introduziu o primeiro serviço nacional de computação paralela (1994), presidiu ao Centro de Informática da UMinho e lançou nesta academia o Programa Erasmus para o intercâmbio de docentes e alunos com a Universidade de Bristol (Reino Unido) nos domínios de computação paralela e visão computacional. Presidiu ainda à área da Computação Avançada no programa de cooperação entre a Universidade do Texas em Austin (EUA) e as universidades de Portugal e lidera, desde 2005, os serviços universitários de ensino e investigação em computação paralela com o cluster de computadores heterogéneos SeARCH.

Texto: GCI

PT
Skip to content