SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Festa do Cinquentenário reuniu cerca de meio milhar de pessoas ligadas à UMinho

Festa do Cinquentenário reuniu cerca de meio milhar de pessoas ligadas à UMinho

A Festa Popular de Comemoração do 50º Aniversário da Universidade do Minho (UMinho) decorreu no passado sábado, dia 15 de junho, junto ao anfiteatro natural do campus de Gualtar, em Braga. Cerca de 500 alunos, alumni, docentes, investigadores, técnicos, administrativos e de gestão e a suas famílias marcaram presença na festa da academia para uma tarde de sorrisos, diversão e boa disposição.

O momento ficou marcado pelo clima de festa e informalidade, pela alegria, partilha e animação, numa tarde repleta de música que contou com as atuações dos Bomboémia, da Literatuna, do DJ Pedro Carvalho e, como convidada especial, da cantautora Luísa Sobral. A tarde foi ainda dinamizada com jogos tradicionais, insufláveis para as crianças, comida e bebida e muita conversa… uma tarde memorável para cada um dos participantes e que marcará a “história” da comemoração dos 50 anos da Universidade.

Segundo o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, pretendeu-se que esta fosse “uma festa de toda a família da Universidade do Minho, e que sendo, possa reforçar o nosso sentido de união e o nosso sentido de comunidade”, afirmou.

Para Paula Jorge, investigadora do Centro Engenharia Biológica, “é giro termos uma festa para os funcionários, para os trabalhadores”, algo que não tem sido feito e que, por isso, achou bem aproveitar-se a oportunidade da comemoração do 50º Aniversário para fazer esta festa e como refere “conhecer os colegas, conhecer pessoas novas, estar num ambiente mais descontraído e informal”.

Também Rosa Barros (TAG) aplaudiu a iniciativa, realçando que se deviam “fazer mais alguns convívios do género fora do ambiente de trabalho”.

Vítor Soares (TAG) refere que, independentemente dos cargos que cada um ocupa dentro da Universidade, “todos temos um carinho muito especial e um gosto muito especial de pertencermos à UMinho”, sublinhando que é “uma grande organização”.

A cantautora Luísa Sobral também deu os parabéns à UMinho, salientando que “os pilares de uma sociedade são a educação e a saúde”, por isso, aponta que “todas as nossas universidades são importantes, bem como as pessoas que fazem parte delas, pois, são as pessoas que fazem a universidade”, declarou. 

No final, o Reitor soprou as velas e convidou todos para um brinde à Universidade!

O programa das celebrações não fica por aqui e terá continuidade com várias iniciativas até final do ano.

Texto: Redação

Foto: GCI

PT
Skip to content