SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • 4.ª conferência anual da Aliança Arqus teve lugar na UMinho

4.ª conferência anual da Aliança Arqus teve lugar na UMinho

A Universidade do Minho acolheu, de 2 a 4 de julho, a 4.ª Conferência Anual da Aliança europeia Arqus, que juntou mais de 250 professores, investigadores, estudantes e técnicos das nove universidades parceiras, entre outros convidados. “Conectando universidades, abordando desafios” foi o tema escolhido para esta edição que esteve inserida no programa dos 50 anos da UMinho.

O objetivo foi acentuar a colaboração na comunidade Arqus, bem como junto de outras alianças europeias e stakeholders do ensino superior, visando enfrentar melhor os principais desafios no ensino, na investigação e inovação e no envolvimento societal.

Criada em 2019, a Aliança Arqus conta com a participação das instituições do Minho, Granada, Graz, Leipzig, Lyon 1, Maynooth, Padua, Vilnius e Wroclaw.

Foram três dias de balanço, troca de ideias e experiências, partilha e reflexão, mas acima de tudo, como referiu o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, na sessão de abertura “é o momento de perspetivar o que queremos para o futuro, é um momento único para reforçar o nosso sentido de comunidade Arqus”, disse.

Assinalando a Aliança Arqus como um projeto muito “ambicioso” da União Europeia, o responsável máximo da UMinho sublinhou que os objetivos principais são o “estabelecimento de consórcios entre instituições de ensino superior”, de forma a criar benefícios para os estudantes, académicos e não académicos das instituições parceiras e para a sociedade em geral, realçando a sua “orientação estratégica e sustentável a longo prazo”, que vê como “condição” para a melhoria da posição das instituições europeias de ensino superior no panorama global e para promover os valores e a identidade europeia.

O reitor salientou ainda a importância da Aliança Arqus para a UMinho, apontando que a participação no projeto permitiu “aumentar o nível de internacionalização das universidades”, através da promoção da mobilidade de alunos e funcionários das diferentes instituições, promovendo a qualidade da investigação através do fomento da cooperação internacional, indicando que permitiu reforçar as “capacidades de responder aos problemas complexos que as sociedades enfrentam hoje”, afirmou.

Para a coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, após 6 anos da sua criação, este é um período de “consolidação” da Aliança Arqus, sendo necessário conectar ainda mais as instituições parceiras para enfrentar os desafios futuros. Para isso, refere que é preciso “partilhar” as experiências Arqus com outras alianças, salientando que a conferência anual deve servir, especialmente, “para a construção de comunidades no sentido mais amplo”.

A Conferência Anual da Aliança Arqus 2025 vai decorrer na Universidade de Leipzig, na Alemanha, entre os dias 1 e 3 de abril de 2025.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content