UMinho elegeu os melhores do Desporto em 2023/2024
Além de entregar os galardões nas categorias de Atleta Masculino do Ano, Atleta Feminina do Ano, Treinador do Ano, Atleta Percurso Desportivo, Equipa do Ano e o Galardão Prestígio, a Gala do Desporto atribuiu ainda 67 Prémios de Mérito Desportivo.
Andebol Masculino (Equipa do Ano), Manuel Gomes (Treinador do Ano), Maria Gomes (Atleta Feminina do Ano), Hugo Mendes (Atleta Masculino do Ano) e Rafael Simões (Atleta Percurso Desportivo) foram os grandes vencedores da 23.ª edição da Gala do Desporto da Universidade do Minho (UMinho), que entregou os “PODIUM” aos melhores de 2023/2024. O “Galardão Prestígio” foi entregue este ano ao Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.
A Gala de 2024 incluiu ainda a entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, relativos à época 2022/2023, uma premiação que conjuga a excelência desportiva com o sucesso académico e que premiou 67 estudantes em doze modalidades.
A Gala anual de homenagem aos melhores desportistas, treinadores, técnicos e dirigentes desta Universidade teve, uma vez mais, como palco, o fantástico Salão Medieval da Reitoria da UMinho, onde se reuniram cerca de 150 convidados, entre estudantes/atletas, treinadores, dirigentes desportivos, responsáveis da Universidade, bem como dirigentes de outras instituições universitárias e desportivas, além de personalidades de relevo do panorama desportivo e político regional e nacional.
Organizada pelos Serviços de Acção Social da UMinho (SASUM), em cooperação com a Associação Académica (AAUMinho), a cerimónia de atribuição dos “galardões do desporto” decorreu ontem, dia 7 de novembro, pelas 19h30, e visou prestar homenagem aos estudantes/atletas e treinadores da Universidade que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de “PODIUM” nas Competições Desportivas Universitárias na época desportiva 2023/2024. O momento teve como objetivo reconhecer publicamente todos os envolvidos nos sucessos da época desportiva anterior, que obtiveram um desempenho de excecional valor no desporto da UMinho, elevando o nome da Academia, tanto no país como no estrangeiro. Pretendeu-se, também, com este evento, promover o desporto e a prática desportiva.
Para além dos 25 nomeados, a grande festa do desporto da Academia Minhota contou com a presença, entre os convidados, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, da presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, do Diretor Regional do Norte do IPDJ, Vítor Dias, do presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), Ricardo Nora, entre outras personalidades.
A Gala representa o encerramento da época desportiva e visa reconhecer e enaltecer a importância do desporto universitário, homenagear aqueles que são “força e exemplo” no desporto da UMinho, bem como premiar os que mais se destacaram na época desportiva transata. Pretende-se agradecer a todos os que, ao longo do ano, se empenharam, esforçaram e deram o máximo para representar condignamente a UMinho, simbolizando os “PODIUM” entregues como reconhecimento pelo esforço e dedicação ao desporto universitário.
Para Alexandra Seixas, esta celebração marca também “o sucesso da nossa estratégia de promoção do desporto universitário”, afirmando que é “um eixo central da nossa missão”, no sentido da formação integral dos estudantes. “Acreditamos firmemente que o desporto é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento pessoal, social e académico”, disse.
Apontando alguns números, destacou os 195.008 usos nas instalações desportivas, os 5.675 utentes inscritos nos serviços desportivos, as 58 modalidades desportivas disponibilizadas aos utentes, os 336 estudantes-atletas que participaram nas atividades competitivas da FADU em 2023/2024, as 77 medalhas conquistadas nos CNU’s: 26 de ouro, 29 de prata e 22 de bronze, os 304 estatutos de estudante-atleta da UMinho atribuídos, os 67 Prémios de Mérito Desportivo atribuídos, os 4.100 alunos da UMinho que são utentes dos serviços desportivos, a medalha de ouro conquistada nos Europeus Universitários, sublinhando ainda a manutenção, em 2023/2024, do selo de estudante-atleta atribuído pelo IPDJ e a Certificação Platina do Programa FISU Healthy Campus. “São números como estes que tornam este evento ainda mais especial, pois demonstram que o investimento no desporto universitário continua a ser uma aposta acertada”, declarou. Garantiu ainda que “vamos continuar a trabalhar juntos para que a UMinho se mantenha um exemplo de excelência desportiva, promovendo ainda mais e melhores condições para os nossos atletas e para todos os que se dedicam ao desporto”.
Também Margarida Isaías realçou a qualidade do desporto na UMinho, afirmando que fomos das primeiras instituições de ensino superior a olhar para a área de desporto “não apenas como uma atividade universitária, mas como uma área estratégica”. Uma aposta que tem vindo a ser feita ao longo destes anos e que tem dado muitos frutos, mas, como referiu, “temos de continuar a passar a tocha para o futuro e seguir em frente, sempre com o mesmo ritmo ou até a um ritmo mais acelerado. Temos de seguir em frente na realização das infraestruturas desportivas da UMinho e sair da estagnação. Se queremos continuar a ser uma referência, não podemos esperar mais”, salientou. Continuando, e fazendo-se ouvir perante os dirigentes máximos da Universidade presentes, afirmou ser “essencial que as obras prometidas se concretizem, garantindo as melhores condições para o sucesso dos nossos estudantes-atletas e para o crescimento do desporto na UMinho”. Terminou, apelando a que se faça “mais”, “mais infraestruturas, mais colaboração, mais parcerias, mais apoios e mais vitórias. Vamos continuar a apoiar os nossos atletas e a prática do desporto. Vamos garantir-lhes o sucesso e a possibilidade de transformar cada conquista num trampolim para o próximo grande objetivo”.
Rui Vieira de Castro assumiu o momento da Gala como o de “valorizar aquilo que foi o nosso passado, aquilo que é hoje o nosso presente e projetar aquilo que é também o nosso futuro”. Sublinhando o caminho de “sucesso” que tem vindo a ser feito ao longo destes anos de desporto na UMinho, o responsável assinalou que, apesar disso, “estes resultados não vão apagar as dificuldades que enfrentamos”, referindo-se às queixas anteriormente feitas pela representante máxima dos estudantes, afirmando que “temos hoje, no que diz respeito à qualidade das infraestruturas disponíveis, um cenário diferente, e que não é para melhor, do que tínhamos há 10 ou 15 anos”, justificando que não têm havido “oportunidades” que permitam melhorar a situação, apontando que, atualmente, “estamos confrontados com a necessidade de intervenção no nosso edificado, que só pode ser feita neste momento à custa de recursos próprios da Universidade, que são sempre escassos”, disse.
Apesar disso, Rui Vieira de Castro revelou que, ontem, dia 7, o Conselho de Gestão da UMinho aprovou, em reunião, a disponibilização de uma verba que tornará possível a intervenção no Pavilhão Gimnodesportivo de Gualtar. “É uma intervenção com algum peso financeiro, é uma intervenção exigente para a Universidade e que implicará, necessariamente, que recursos que poderiam ser alocados a outras dimensões da atividade da Universidade sejam canalizados para esta área”, expôs.
O reitor aproveitou a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, para expor as suas “preocupações” e “dificuldades”, e, tendo em conta que, tal como disse, “o Sr. Secretário de Estado do Desporto é um homem da Universidade do Minho”, pois Pedro Dias foi gestor desportivo na UMinho de 2008 a 2011, uma ligação que não terminou, estando no Governo ao abrigo do estatuto de cedência de interesse público. Aludindo ao passado do governante na academia minhota e afirmando que “é um homem que conhece muito bem o que é o projeto desportivo da Universidade”, deixou o apelo para que o conhecimento da realidade da Universidade “seja um fator poderoso na busca das melhores soluções para responder a necessidades que são grandes”.
Após receber das mãos do Reitor o Galardão Prestígio, Pedro Dias respondeu que “infelizmente, hoje vim sem cheques”. Lembrando o seu trajeto ligado ao desporto universitário, ao associativismo e à UMinho, recordou as pessoas que estiveram ao seu lado neste caminho e que foram muito importantes no seu percurso, assim como as organizações desportivas nacionais e internacionais da UMinho às quais esteve ligado. O Secretário de Estado lembrou que, para alcançar realizações e atingir objetivos, é preciso correr atrás, afirmando que “a nossa vida nunca foi fácil e temos sempre muitos obstáculos para superar”.
Chegado o momento mais aguardado da noite, a entrega dos prémios e galardões, o momento iniciou-se com a homenagem aos estudantes-atletas que, a título individual ou coletivo, se sagraram Campeões Nacionais Universitários e que, em simultâneo, obtiveram aproveitamento escolar, sendo chamados ao palco para receber o cheque e o respetivo certificado referente ao Prémio de Mérito Desportivo.
A Gala continuou com a revelação dos vencedores nas cinco categorias a concurso. Pelas mãos do Vice-Reitor, Luís Amaral, foi entregue o galardão de Equipa do Ano à equipa de Andebol Masculino. A equipa, para além de ter conquistado o título nacional, classificou-se em 6º lugar no europeu da modalidade.
O Vice-reitor Eugénio Campos Ferreira entregou o galardão de Treinador do Ano, que este ano voltou a ser atribuído a Manuel Gomes. O treinador de Kickboxing conquistou, ao longo da época, duas medalhas de Ouro, três de Prata e quatro de Bronze. Arrecadou ainda o Troféu Coletivo e uma medalha de ouro no Europeu Universitário da modalidade. O PODIUM foi entregue a um dos seus atletas, uma vez que o treinador se encontra em competição fora do país.
Maria Gomes foi a eleita na categoria de Atleta Feminina do Ano. A estudante da licenciatura em Economia e canoísta conquistou a Medalha de Ouro no Campeonato Nacional Universitário da modalidade. Foi ainda 5ª no Campeonato Mundial Universitário em K1 W 5000 e K4 W 500. O PODIUM foi entregue pelo presidente da FADU, Ricardo Nora.
O vencedor na categoria de Atleta Masculino do Ano foi Hugo Mendes, estudante da Licenciatura em Engenharia Física e atleta de Ginástica Artística. Na época 2023/2024, o desportista arrecadou duas Medalhas de Ouro, uma de Prata e duas de Bronze. O PODIUM foi entregue pela presidente da AAUMinho.
A última revelação da noite foi o vencedor da categoria Atleta Percurso Desportivo, cujo PODIUM foi entregue a Rafael Simões. O estudante e atleta de Natação concluiu o Mestrado Integrado em Medicina. Ao longo do seu currículo, arrecadou 13 Medalhas de Ouro, uma de Prata e nove de Bronze. A distinção foi entregue pela administradora dos SASUM.
A Gala terminou com uma homenagem à equipa de futsal S.C. Braga/AAUM, após o término da parceria de 16 anos com a Associação Académica. A equipa foi fundada em 2007, após o S.C. Braga demonstrar interesse em unir as duas formações. Na altura, a AAUMinho era reconhecida pelo seu jogo de qualidade e pelas boas infraestruturas na UMinho. Em 2008, decorreu o primeiro ano oficial de competição para a equipa conjunta, que, em 16 anos, foi marcada por muitas vitórias, especialmente a conquista da Taça de Portugal no ano transato. Apesar dos excelentes resultados, a fusão exigiu elevados custos à associação estudantil devido à grandiosidade do projeto, tornando-se impossível para a AAUMinho continuar a financiar.
A noite terminou com jantar e convívio entre todos os presentes.
Texto: Ana Marques
Foto: Nuno Gonçalves