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Auditoria ao Sistema Integrado de Gestão da Qualidade dos SASUM concluída com sucesso

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) demonstraram estar comprometidos com a qualidade dos seus serviços após auditoria de acompanhamento ao Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, implementado de acordo com os referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade), NP EN ISO 22000:2023 (Gestão da Segurança Alimentar) e NP EN ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental), que abrangeu todos os processos da organização. implementado de acordo com os referenciais normativos NP EN ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade), NP EN ISO 22000:2023 (Gestão da Segurança Alimentar) e NP EN ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental), que abrangeu todos os processos da organização.

O âmbito da certificação (9001 e 14001) incide na Prestação de Serviços e na Concessão de Apoios nas seguintes áreas: Bolsas de Estudo, Alimentação, Alojamento, Apoio Médico e Psicológico, Atividades Desportivas e Culturais; a certificação (22000) na Prestação de Serviços de Alimentação em Cantinas, Restaurantes, Grills e Bares.

A auditoria decorreu de 4 a 6 de novembro, em diversos locais/unidades dos SASUM, e foi realizada por três auditores da eiC – empresa internacional de certificação. Os principais objetivos da auditoria foram:

  • Avaliar a conformidade do sistema com os critérios definidos na auditoria;
  • Avaliar a eficácia do sistema integrado, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos regulamentares, estatutários, legais e contratuais aplicáveis às atividades dos SASUM (incluindo a identificação, controlo e verificação da conformidade), bem como o cumprimento contínuo dos objetivos definidos;
  • Verificar a capacidade da organização para providenciar às partes interessadas, de forma sistemática, produtos e/ou serviços de acordo com os requisitos aplicáveis;
  • Identificar potenciais áreas de melhoria no Sistema Integrado de Gestão da Qualidade;
  • Fundamentar a decisão da empresa certificadora sobre o processo de manutenção da certificação.

Como pontos fortes, a equipa auditora destacou:

  • O reconhecimento na área do desporto universitário, nomeadamente o Selo do Estudante Atleta, a Bandeira de Ética e o Programa FISU Healthy Campus;
  • A participação e disponibilidade de todos os auditados;
  • A realização de parcerias/consórcios entre universidades;
  • A aposta na desmaterialização, nomeadamente com a utilização de um conjunto de aplicações informáticas;
  • A agilização processual das várias atividades do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade;
  • A adequação dos objetivos estratégicos da organização aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • A realização de uma análise SWOT por departamento e a elaboração do respetivo plano de ações (em implementação).

Para a administradora dos SASUM, Alexandra Seixas, o sucesso desta auditoria “é um reflexo direto do compromisso contínuo da nossa equipa com a melhoria constante e com a sustentabilidade dos processos e serviços prestados”, realçando que tal resultado “não seria possível sem a colaboração de todos e o esforço conjunto para manter elevados padrões de excelência em todas as nossas áreas de atuação”.

Agradecendo a todos os trabalhadores dos SASUM pelo trabalho, pela seriedade e pelo compromisso com a qualidade, afirmou que “foram fundamentais para o sucesso desta auditoria”. Concluiu, almejando que este reconhecimento seja “um incentivo para continuarmos a nossa trajetória de crescimento e evolução, sempre em busca de melhores resultados para a nossa instituição e para a comunidade que servimos”.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

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