Posted on Leave a comment

Futsal é Vice-Campeão Europeu!






 





6º Dia



UMinho é Vice-Campeã da Europa!









 





5º Dia

UMinho a um jogo do título Europeu





 





A equipa da UMinho faz história depois de vencer nas meias-finais, os Polacos da Universidade de Lodz por 2-1, garantindo pela primeira vez a presença duma equipa portuguesa numa final de Europeus Universitários desta modalidade. Portugal irá defrontar na final a equipa croata, anfitriã do torneio.



 



A equipa da UMinho teve uma entrada forte no encontro, desperdiçando várias oportunidades de golo, que poderiam ter dado um rumo diferente ao desafio. Como começa a tornar-se habitual, os guerreiros do Minho sofrem novamente um golo incaracterístico, com um corte para a trave da sua própria baliza, encontrando-se um polaco, oportuníssimo a encostar a bola para a baliza da UMinho.



A partir daí, os nervos apoderaram-se da equipa portuguesa, que realizou, talvez, a pior prestação durante a primeira parte do jogo.Ao intervalo, os polacos venciam por 1 a 0.



 



Nos segundos vinte minutos, o crer e determinação dos Minhotos, digna de verdadeiros guerreiros, permitiram um desfecho bem diferente. Apesar de se encontrarem em desvantagem no marcador durante grande parte do desafio, nunca deitaram ”a toalha ao chão”.



 



Quando já pouca gente acreditava, a 3 minutos do término da partida, já a utilizar o 5×4, José Magalhães surgiu isolado ao segundo poste e desta vez não perdoou, fazendo a igualdade no marcador. Os polacos já tinham acumulado as 5 faltas, pelo que, a 1 minuto do final, Eduardo Rodrigues põe a turma minhota na frente do marcador, resultado que se manteve até ao apito final.



 



Competição Feminina



 



A Associação Académica de Coimbra apura-se também para a grande final, vencendo as norueguesas por 5 a 2.



 



Sem dúvida, um grande campeonato europeu para os portugueses!!!



 



 



Ficha de Jogo



Cinco inicial



André Costa 18



José Magalhães – 07 (1 Golo)



Sérgio Gonçalves ? 11



Luís Resende – 14



Eduardo Rodrigues – 10 (1 golo)



 



Jogaram ainda: Nuno Catarino (13), João Magalhães (02), Jorge Mendes(05) , Tiago Guedes (03) e João Nogueira (08)



 



 



Nuno Catarino e André Costa



catarino@sas.uminho.pt








4º Dia

Portugal ganha confronto Ibérico com ”Grande Coração” e carimba passagem às meias-finais





 



 





Nos quartos de final a equipa portuguesa da UMinho não tinha tarefa fácil contra os Campeões da Europa em título, os espanhóis da Universidade de Málaga. Um jogo muito complicado para a equipa portuguesa que terminou empatado a 3 golos, remetendo a decisão da passagem às meias-finais para os penaltis. Na marcação das grandes penalidades a sorte sorriu à equipa minhota que teve no seu guarda-redes a grande ”estrela”.



 



Portugal passou assim às meias-finais, igualando o melhor registo português em participações em Campeonatos Europeus Universitários. A equipa da Universidade do Minho defrontará a sua congénere da Universidade de Lodz (Polónia), naquele que será o derradeiro jogo de acesso à final



 



O Pavilhão Martinovka voltou a encher para ver o duelo ibérico entre os campeões em título – os espanhóis da Universidade de Málaga e a equipa da UMinho. Em noite fantástica, a equipa portuguesa contou, não só com o apoio da equipa feminina da Académica de Coimbra, mas também com os croatas da cidade de Zagreb que, apadrinharam desde logo esta ”pequena grande equipa”. 



 



No inicio da partida e apesar da equipa da AAUMinho ter a lição estudada, a equipa da Universidade de Málaga marca em canto estudado. Os minhotos tiveram de correr atrás do prejuízo e equilibraram a partida com algumas ocasiões de golo, mas quem viria novamente a marcar seria a equipa espanhola. Após o segundo golo sofrido os portugueses deram uma grande resposta com um golo de Jorge Mendes.



 



No inicio da segunda parte, novamente uma entrada muito forte da equipa de Málaga que surtiu no 3-1.



A equipa da UMinho não baixou os ”braços”, e aos 10 minutos surge o segundo golo por José Magalhães. A partir daqui Portugal encostou a Espanha às ”cordas”, e a 3 minutos do término da partida empata o jogo, com um golo espectacular de João Nogueira fruto de rasgo individual já próximo da linha de fundo.



Os Espanhóis ainda tiveram uma oportunidade de ouro a 2 minutos do fim através da marcação de um livre directo de 10 m, mas foi novamente o guarda-redes, André Costa a negar o golo.



 



A Universidade de Málaga ainda tentou avançar o guarda-redes nos últimos 2 minutos, jogando de 5 para 4, mas os estudantes da UMinho tinham a lição muito bem estudada negando sempre o golo aos espanhóis, levando desta forma a decisão para os penaltis.



 



Na marcação das grandes penalidades a sorte viria a sorrir a Portugal com o André Costa a fazer a diferença defendendo duas das 6 penalidades.



 



Os portugueses falharam menos, apenas uma ao poste, e viria a ser novamente João Nogueira, depois de marcar o golo do empate, a marcar a sexta grande penalidade que carimbou a passagem às meias-finais.



 



O Final ficou ainda marcado por uma enorme festa por parte de toda a equipa, acompanhada pelo público presente no Pavilhão Martinovka.



 



Portugal passa assim às meias-finais igualando o melhor registo português em participações nos Campeonatos Europeus Universitários.



 



A equipa da UMinho defrontará a sua congénere da Universidade de Lodz (Polónia), naquele que será o derradeiro jogo de acesso à final.



 



Ficha de Jogo



Cinco inicial



André Costa 18



José Magalhães – 07 (1 Golo)



Sérgio Gonçalves – 11



Luís Resende – 14



João Nogueira – 08 (1 golo)



 



Jogaram ainda: Nuno Catarino (13), João Magalhães (02), Jorge Mendes e Tiago Guedes (03)



 



 



Nuno Catarino e André Costa



catarino@sas.uminho.pt








3º Dia

Portugal perde mas aplaudido de pé



 



 



Na terceira jornada da fase de grupos, assistiu-se à primeira derrota dos guerreiros do Minho. Apesar do desfecho ter sido desfavorável à equipa portuguesa, o apuramento foi garantido com a obtenção do segundo lugar do grupo A.







 



Mesmo sujeita a uma derrota, o pavilhão Martinovka de Zagreb rendeu-se à excelente exibição dos jovens estudantes da UMinho, tendo sido aplaudidos de pé no final do desafio, o que encheu todos de um grande orgulho.



 



Assistiu-se a um dos momentos memoráveis deste 7º Campeonato Europeu Universitário de Futsal. O Pavilhão Martinovka encheu-se para assistir ao grande duelo da fase de grupos, o qual foi considerado por todos o melhor jogo até então.



 



De um lado, a equipa Croata apresentava-se com um lote de jogadores bastante experientes, sendo 4 deles habituais nas convocatórias da selecção A de futsal da Croácia. Do outro, um grupo de estudantes liderado por Pedro Palas e Luís Silva, que apesar de menos experientes, transformaram a ameaça numa oportunidade fantástica de exibir o seu futsal e espalhar algum ”brilho”.



 



A estratégia estava bem definida, e só num lance feliz para a equipa croata, fruto de ressaltos sucessivos resultou o primeiro golo, o qual se viria a manter até ao intervalo.



 



Na segunda parte assistiu-se a um recital de futsal por ambas as partes. Um jogo de parada e resposta, ataque e contra-ataque, com brilhantes execuções de nível técnico e táctico que puseram ao rubro a massa humana que lotava completamente o pavilhão.



 



Fruto de um lance infeliz (auto-golo), os Croatas viriam a fazer o 2-0. Portugal assumiu o jogo com a pressão em alta tendo inúmeras oportunidades de golo. Com alguma falta de sorte e contra a corrente do jogo, seriam novamente os Croatas a marcar.



 



Com o resultado em 3-0, Pedro Palas aposta no guarda-redes avançado a 5 minutos do término do jogo, conseguindo ainda reduzir para 3-1. A nova estratégia viria a ser gorada



com um erro da equipa de arbitragem que resultou na expulsão de Eduardo Rodrigues.



 



O apito final ditou o apuramento dos minhotos no 2º lugar do grupo A que vai defrontar nos quartos-de-final a equipa da Universidade de Málaga, actuais campeões em título.



 



Resultado da aplicação das duas equipas, assistiu-se a um grande espectáculo, com uma intensidade de jogo impressionante e, no final todo o pavilhão aplaudiu de pé o esforço e dedicação impostos durante todos os 40 minutos do desafio. Sem dúvida, o melhor jogo até agora realizado em Europeus de Futsal.



 



Ficha de Jogo



Cinco inicial



André Costa 18



José Magalhães – 07



Eduardo Rodrigues -10



Sérgio Gonçalves – 11 (1 golo)



Luís Resende – 14



 



Jogaram ainda: Nuno Catarino (13), João Magalhães (02), Jorge Mendes – 05 e João Nogueira ? 08



Jogadores lesionados: Tiago Guedes 03



 



Competição Feminina



A Associação Académica da Coimbra garantiu também o apuramento para os quartos-de-final, batendo a equipa croata de Zagreb por uns incontestáveis 6 a 0.



 



Nuno Catarino e André Costa



catarino@sas.uminho.pt








2º Dia

Futsal da UMinho assegura passagem aos Quartos-de-final



 


 


A equipa de futsal masculino da UMinho garantiu a passagem aos quartos-de-final após vitória no confronto com a sua congénere da Alemanha. Os minhotos ganharam por 4-1 à Universidade de Munster estando agora no 2º lugar do grupo A em igualdade pontual com a equipa anfitriã da Universidade de Zagreb.




 


A equipa minhota assumiu desde inicio o comando do jogo passando para a frente no marcador por Eduardo Rodrigues ao minuto 4 da partida. Na resposta os germânicos tentaram impor o seu jogo (mais físico) com lances sucessivos de transições ofensivas e, num lance rápido de contra-ataque acabaram por igualar a partida, que se manteve até ao intervalo.


 


Como sucedido no jogo da 1ª jornada, a equipa portuguesa teve uma entrada fortíssima na segunda parte e, em apenas 3 minutos marcou 3 golos adiantando-se no marcador para 4-1.


Até ao final foram desperdiçadas inúmeras oportunidades para dilatar o resultado, no entanto o 4-1 viria a manter-se até ao apito final.


 


Com esta vitória foi alcançado o primeiro objectivo, que era a passagem aos quartos-de-final.


 


Amanhã o duelo entre a UMinho e a Universidade de Zagreb definirá o 1º e 2º lugar do grupo A. Em caso de vitória, os Portugueses poderão evitar um confronto Ibérico com a Universidade de Málaga, actual campeã em título e principal candidata ao Ouro.


 


Qualquer semelhança com o Mundial 2010 na África do Sul será pura coincidência…


 


Ficha de Jogo


Cinco inicial


Luís Gonçalves (12)


José Magalhães – 07 (1 golo)


Eduardo Rodrigues -10 (2 golos)


Sérgio Gonçalves – 11


Tiago Guedes – 03 (1 golo)


 


Jogaram ainda: Luís Resende (14), Nuno Catarino (13), João Magalhães (02), Jorge Mendes (05) e João Nogueira (08).


 


Competição Feminina


Na competição feminina, a Académica de Coimbra voltou a lograr por um expressivo 10-2 frente à representante da Polónia – Universidade Adam Mickiewicz.


 


Nuno Catarino e André Costa


catarino@sas.uminho.pt








1º Dia

Minhotos cilindram Universidade do Chipre           




A equipa de futsal masculino da AAUMinho estreou-se no 7º campeonato europeu universitário de futsal com uma vitória sem contestação frente à sua homóloga Cipriota. Os minhotos golearam por 9-2 a Universidade do Chipre na 1ª jornada, assumindo o 1º lugar do grupo A em igualdade pontual com a equipa anfitriã da Universidade de Zagreb.




 


A equipa portuguesa, face ao nervosismo ”normal” imposto pelo 1º jogo apenas vencia pela vantagem mínima de 1 golo ao intervalo. No início da 2ª parte, os Cipriotas ainda igualaram a partida, mas os minhotos reagiram da melhor forma marcando 2 golos em apenas 1 minuto, fazendo desta forma o 3-1. A Universidade do Chipre ainda reduziu para 3-2 mas seria a última reacção pois a partir daqui a equipa da UMinho acelerou marcando 5 golos em apenas 5 minutos deixando a sua congénere do Chipre completamente desalentada.




O jogo viria a terminar com mais um golo no último minuto da partida colocando o score em 9-2.


A equipa portuguesa entra assim com o pé direito nesta primeira participação internacional liderando o grupo A, em igualdade pontual com a equipa anfitriã da Universidade de Zagreb (Croácia) que bateu por 7-1 a Universidade de Munster da Alemanhã.


 


Na segunda jornada a equipa portuguesa defronta a equipa Alemã e a equipa anfitriã defrontará a Universidade do Chipre. Em caso de vitória a equipa minhota poderá assegurar a passagem aos quartos-final.


 


Ficha de Jogo


Cinco inicial


André Costa -18


Luís Resende – 14 (1 golo)


Eduardo Rodrigues -10 (1 golo)


Sérgio Gonçalves – 11 (2 golos)


Tiago Guedes – 03 (2 golos)


 


Jogaram ainda: Nuno Catarino (13), José Magalhães – 07 (1golo), Luís Gonçalves (12), Wilson Santos (09), João Magalhães (02), Jorge Mendes – 05 (1 golo), João Nogueira – 08 (1 golo)


 



Destaque ainda para a competição feminina onde a Académica de Coimbra venceu a sua congénere da Universidade de Evry (França) por 4-2 liderando igualmente o grupo B.




Texto: Nuno catarino


catarino@sas.uminho.pt






A equipa de futsal masculino da UMinho vai estrear-se nas competições europeias ao participar pela primeira vez num europeu da especialidade. Os minhotos vão representar as cores nacionais neste 7º Europeu Universitário de Futsal que decorre na cidade de Zagreb, Croácia, entre os dias 18 e 25 de Julho.







A UMinho passados 15 anos sobre a conquista do seu primeiro título universitário na modalidade de futsal, voltou este ano a subir ao degrau mais alto do desporto universitário, tendo garantido dessa forma a sua primeira presença num europeu universitário.




A capital da Croácia, Zagreb, vai ser o palco para este europeu universitário que irá acolher equipas de algumas das maiores potências mundiais do futsal, como são os casos da Rússia, Ucrânia e Espanha.


O objectivo para esta competição é “ultrapassar a fase de grupos”, frisou o técnico da equipa minhota, Pedro Palas, relembrando que a partir dai “cada jogo é uma final”. Nuno Cunha, um dos atletas mais experientes presentes neste grupo partilha da mesma opinião do timoneiro do conjunto minhoto, garantido ainda que “a moral dentro do seio do grupo está em alta”.




Para este europeu a dupla técnica Pedro Palas/Luís Silva convocou os seguintes atletas:


André Costa (Direito), Eduardo Rodrigues (Filosofia), João Magalhães (Biologia/Geologia), João Nogueira (Filosofia), José Magalhães (Matemática), Luís Gonçalves (Eng. Comunicações), Luís Mendes (Geografia), Luís Resende (Ciências da Computação), Nuno Cunha (Mestrado em Educação Física e Lazer), Sérgio Gonçalves (Eng. Têxtil), Tiago Guedes (Eng. Civil) e Wilson Santos (Economia).




A chefiar a comitiva da estará o Presidente da AAUMinho, Luís Rodrigues, que terá como braço direito nesta missão o Provedor do Estudante da UMinho, o Professor António Paisana.


 


Texto: Nuno Gonçalves


nunog@sas.uminho.pt





(Pub. Jul/2010)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *