“
Fotos disponiveis on-line na
Galeria BIG
Calendário Competitivo…………………………………………………………………………………………………………download
Regulamento de Prova………………………………………………………………………………………………………….download
Equipa Vencedora do Campeonato Nacional Universitário de Andebol Feminino
Universidade do Porto
IPLeiria – 2º Classificado
AAUAv – 3º Classificado
MVP do Campeonato Nacional Universitário de Andebol Feminino
Marta Loureiro – UPorto
7 Ideal Andebol Feminino
Guarda Redes – Isabel Cardoso (AAUM)
Ponta Esquerda – Ana Sampaio (UP)
Lateral Esquerda – Marta Loureiro (UP)
Central – Daniela Santos (AAUAv)
Lateral Direita – Letícia Moreira (IPLeiria)
Ponta Direita – Diana Fernandes (UP)
Pivot – Joana Oliveira (UP)
MVP – Marta Loureiro (UP)
Dia 2
Final do Campeonato Nacional Universitário
Acompanhe em tempo real o resultado do jogo da Final do Campeonato Nacional Universitário de Andebol Feminino entre:
VS
UPorto
1ª Parte
IPLeiria 9 -UPorto 8
2ª Parte
5 minutos da 2ª parte – IPLeiria 12 – UPorto 12
10 minutos da 2ª parte – IPLeiria 15 – UPorto 18
15 minutos da 2ª parte – IPLeiria 16 – UPorto 20
18 minutos da 2ª parte- IPLeiria 16 – UPorto 22
Resultado Final – IPLeiria 17 – UPorto 22
Ficha de jogo……………………………………………………………………………………………jogo 16.pdf
3º/4º Lugar
AAUAv – 15 vs AAUM – 6
AAUM
vs
AAUAv
Ficha de Jogo…………………………………………………………………………………………..jogo 15.pdf
1/2 Final
AAUAv – 9 vs IPLeiria -15
Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………….jogo 13.pdf
1/2 Final
UP – 32 vs AAUM – 6
Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………….jogo 14.pdf
Equipas em competição:
UPorto (Universidade do Porto)
IPLeiria (Instituto Politécnico de Leiria)
AAUAv (Associação Académica da Universidade de Aveiro)
AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho)
O dia começou cedo, para as atletas ainda pouco restabelecidas do dia anterior de jogos. Em competição estavam quatro equipas do norte, todas elas com bastante garra e vontade de marcar golos.
Aveiro entrou em campo com todas as jogadoras, o que não tinha sido possível no dia anterior e logo aí mostrou que ia lutar por um lugar na final.
A primeira parte contou, muito provavelmente com os melhores minutos de andebol a que se pôde assistir na fase final dos CNU?s de andebol feminino.
Jogo sempre muito debatido, pois se por um lado o Leiria ganhava na estatura das suas atletas, a equipa de Aveiro contava com jogadoras frágeis aparentemente, mas muitíssimo rápidas e com jogadas bem estudadas.
Chegado o intervalo e ninguém ousava fazer apostas.
O jogo mudou na segunda parte, pois no decorrer da marcação de um livre de 7 metros contra Aveiro, a guarda-redes já lesionada no ombro direito, levou com a bola nesse preciso local e não conseguiu jogar mais. A equipa viu-se mais uma vez em aflições, a jogar com uma a menos, pois coube a uma jogadora da frente ir defender os postes.
A equipa de Leiria não perdeu a oportunidade de se distanciar no resultado e o jogo terminou com 15 golos para estas e apenas 9 para as atletas de Aveiro. Estava apurada a primeira equipa a disputar a final.
No segundo jogo não era difícil adivinhar o resultado. As atletas do Minho tinham por meta conseguir marcar pelo menos um golo à equipa do Porto, não foi um, foram 6, o que para as jogadoras minhotas foi uma vitória.
Do jogo não há muito a dizer, a Universidade do Porto marcou grande parte dos 32 golos em contra-ataque, enquanto que As jogadoras do Minho tentavam defender o melhor que podiam, sendo até muitas faltosas.
No desenrolar do jogo houve situações muito divertidas e até caricatas, as jogadoras do Porto davam dicas às atletas do Minho, e nos últimos momentos do fim da partida, quando estavam as nossas atletas a atacar, ouviu-se gritos de jogadoras adversarias a pedir para rematarmos e arrisco até a dizer que ficaram desiludidas por não termos concretizado aquele ataque. Um momento único num jogo que supostamente seria uma competição.
As diferenças eram claras desde o momento da inscrição das atletas e foi quase que um treino bastante divertido para as jogadoras da UPorto que sentiam que deviam ajudar a AAUM ao longo de todo o jogo.
Cada golo do Minho era fervorosamente festejado e o treinador começava-se a preocupar pois tinha prometido oferecer uma bebida por cada golo! Um jogo diferente, divertido e que ao contrario do esperado, não acobardou ninguém. As duas equipas foram almoçar bem animadas.
Da parte da tarde a AAUM entrou em campo com as suas já conhecidas atletas-companheiras da AAUAv. No dia anterior Aveiro tinha sido a vencedora e neste jogo o mesmo aconteceu.
Contra o que se esperava, as atletas do Minho inauguraram o marcador, e mantiveram-se a ganhar nos primeiros minutos da partida, chegando o jogo a estar 4-1, mas depois as lesões de algumas atletas e o cansaço físico das que tiveram de jogar os 40 minutos, por carência de atletas para substituição, foi fatal.
Tal como demonstra o resultado, o jogo teve apenas um sentido. As jogadoras federadas vindas de Aveiro, com uma equipa nitidamente superior em todos os aspectos, com jogadoras muito organizadas como já eram conhecidas desde o dia anterior, impuseram o seu ritmo de jogo.
O resultado ao intervalo já fazia adivinhar a diferença pontual.
Na segunda parte do jogo, a equipa vencedora apenas teve de gerir o resultado e este foi-se dilatando, terminando o jogo com um score de 6-15.
Mas mais uma vez, como onde estão as atletas da AAUM reina a boa disposição, no final as duas equipas confraternizaram no balneário, como aliás já tinha sido visível ainda antes do jogo.
Quem assistiu ao último jogo do dia ficou maravilhado com a qualidade de jogo, uma final brilhante e imprópria para cardíacos.
As duas equipas mais fortes voltavam-se a encontrar e desta vez a UPorto teve uma tarefa mais difícil. Se no dia anterior tinha sido uma vitória relativamente simples, neste jogo decisivo, as portuenses tremeram aquando chegado o intervalo. Estavam a perder por uma diferença mínima, mas algo anormal para esta formação.
Entraram na segunda parte decididas a mudar o resultado e aos 5 minutos, as duas equipas estavam já empatadas a 12 golos. A partir daí, a equipa da cidade do Porto manteve-se sempre à frente até ao final. As atletas mostraram que estavam melhor preparadas a nível físico e nos momentos decisivos não vacilavam e davam tudo por tudo.
Uma vitória esperada e merecida por 22 bolas contra 17 do Leiria.
Os treinadores da UPorto não se mostraram admirados, pois sabem que têm em mãos, algumas das melhores atletas do país.
Parabéns à UP!
Marina Mota
marinamota_@hotmail.com
Dia 1
Resumo do primeiro dia dos jogos de andebol feminino
Grupo A: AAUM, AAUTAD, AAUAv, UNL.
Grupo B: IPLeiria, AAUBI, UPorto, AEIST.
O primeiro dia da modalidade de andebol feminino realizou-se em Guimarães e foi marcado como já se vai tornando hábito nestes CNU’s, pela falta de presença das equipas lisboetas. Havendo só dois grupos, cada um destes com quatro equipas e sendo que uma equipa dessas quatro é da cidade de Lisboa houve muitas vitórias por 15 bolas a zero.
A AAUM soube tirar partido dessa situação e cumpriu muito bem a sua parte, a de ganhar um dos dois jogos que sobravam para passar às meias-finais.
O dia não foi muito equilibrado nem competitivo, pois se por um lado as equipas mais fortes tinham vitórias demasiado fáceis, as mais fracas sentiam vergonha ao olhar para o score no final dos jogos.
É importante fazer notar, que equipas como a UPorto são muito fortes e candidatas ainda antes de entrar em campo, de alcançar o primeiro lugar. A treinadora fez até questão de referir que foram realizados no Porto jogos para apurar quais as melhores jogadoras para entrar no torneio e sentiu-se triste por ver que as outras Universidades em competição não apostavam na modalidade.
Visto que a equipa da casa entrou no open à priori, simplesmente para marcar presença, tendo até de pedir a colaboração da equipa de basquetebol, para terem número mínimo de atletas inscritas, a prestação foi excelente!
Até ao momento, em comparação com verdadeiras equipas, a AAUM conseguiu disfarçar muito bem as fraquezas e a táctica segundo algumas atletas, foi entrar com garra nos jogos. O pedido do treinador foi sempre que as suas atletas se divertissem acima de tudo, pois tudo o que viesse era bem-vindo.
O quase inexistente público notou, que existe uma grande disparidade entre as equipas, pois foi raro o jogo equilibrado a que se pôde assistir.
Passaram para a fase seguinte a UPorto, nitidamente a melhor, com jogadoras federadas a nível internacional, o IPLeiria que tem um lote completo de jogadoras federadas na modalidade, a equipa da AAUAv que merece destaque, pois mesmo com uma jogadora a menos, as que dispunha eram fortíssimas, (de salientar a numero 6, Daniela considerada nos dois jogos que fez, a melhor atleta). E a nossa AAUM que dentro do “campeonato dos pequeninos” conseguiu sobressair e passar ao dia seguinte. As jogadoras pedem mais apoio, pois hoje os únicos aplausos ouvidos foram os seus próprios.
Jogo 2
AAUTAD 4 – AAUAv 21
AAUTAD
AAUAv
Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………….
jogo 2.jpg
Jogo 3
AAUBI 7 – IPLeiria 26
AAUBI
IPLeiria
Ficha de jogo…………………………………………………………………………………………………………………………….
jogo 3.jpg
Jogo 5
AAUM 9 – AAUTAD 5
AAUM
Ficha de Jogo………………………………………………………………………………………….jogo 5.jpg
Jogo 7
IPLeiria 13 – UPorto 24
IPLeiria
UPorto
Ficha de Jogo……………………………………………………………………………………………………………………………jogo 7.jpg
Jogo 9
AAUM 6 – AAUAv 15
AAUM
AAUAv
Ficha de Jogo……………………………………………………………………………………………………………………………jogo 9.jpg
Jogo 12
AAUBI 4 – Uporto 31
AAUBI
UPorto
Ficha de Jogo…………………………………………………………………………………………………………………………jogo 12.jpg
João Chaves
jpchaves12@gmail.com
Marina Mota
marinamota_@hotmail.com
“