“
A equipa portuguesa garantiu o lugar na final depois de na fase de grupos ter vencido o grupo C onde esteve integrada com as Universidade de Alicante (Espanha) Rijeka (Croácia) e Estatal de Educação Física e Desporto da Moldávia.
No primeiro dia de competição a UMinho, actual Vice-Campeã Europeia Universitária da modalidade venceu a equipa da Moldávia por 24-17, tendo no dia seguinte empatado frente aos Campeões Espanhóis da Universidade de Alicante por 32-32. A fase de grupos terminou com o jogo contra a equipa Croata de Rijeka, que a UMinho ganhou por uns expressivos 31-22.
Nas meias-finais, a equipa do Minho encontrou a forte equipa Turca da Universidade de Gazi, que se assumia como uma séria candidata ao título, tendo integrados na sua formação 7 atletas internacionais. A equipa do Minho não se mostrou receosa frente ao poderio turco e impôs-se desde o primeiro minuto. Ao intervalo a equipa nacional foi para o descanso com uma vantagem de 6 golos, resultado que lhe dava muito entusiasmo para disputarem a 2ª parte e já pensarem na passagem à final. No segundo tempo a equipa da UMinho não deu espaço para os turcos evoluírem no seu jogo e nunca mais largou a vantagem no marcador. A partida terminaria com uma larga vantagem de 9 golos para a academia minhota, pelo resultado de 38-29.
UMinho na final
A formação da UMinho, actual Vice-campeã europeia ambiciona este ano subir mais alto, para chegar a esse objectivo a luta do o tudo ou nada é já no próximo domingo, dia 8 de Julho pelas 16h00 locais (14h00 em Portugal) frente à equipa da Universidade Estatal da Bielo-Rússia. Na fase em questão, é do conhecimento que a qualidade das equipas só pode ser de alto nível, por isso espera-se uma grande final entre duas equipas que tudo fizeram para chegar cá e que ainda não perderam um único jogo neste campeonato.
Delegação da AAUMinho
Atletas: Humberto Gomes (Engenharia Civil); Nuno Pires (Direito); José Teixeira (Gestão); Eduardo Sampaio (Engenharia Electrónica Industrial e Computadores); Eduardo Fernandes (Relações Internacionais); João Castilho (Engenharia Têxtil); Jorge Rodrigues (Gestão); Gueorgui Nikolov(Tecnologias e Sistemas de Informação); Rui Ferraz (Engenharia Electrónica Industrial e Computadores) Rui Lourenço (Gestão); João Gonçalves (Tecnologias e Sistemas de Informação); Filipe Magalhães (Eng. Comunicações); João Ferreira (Eng. Gestão Industrial); Jorge Pinto (Gestão).
Oficiais: Gabriel Oliveira; Cláudio Mesquita; Artur Monteiro; Pedro Rodrigues; Pedro Dias
Árbitro: Pedro Silva
Ana Marques