Posted on Leave a comment

Um ano de ouro para o desporto da UMinho





 

Após terem arrebatado em 2005/06 o impressionante “score” de 57 medalhas (15 de ouro, 27 de prata e 15 de bronze) em provas da FADU (Federação Académica do Desporto Universitário), os atletas da AAUMinho (Associação Académica da Universidade do Minho) tiveram em 2006/07 mais uma temporada desportiva ao mais alto nível. Com 20 medalhas de ouro conquistadas (novo recorde para a Academia), 13 de prata e 23 de bronze, num total de 56 medalhas, o balanço não poderia ser mais positivo.

 

Apesar desta excelente performance, a AAUMinho não conseguiu segurar o 1º lugar do ranking da FADU, lugar que foi seu durante as 3 últimas temporadas desportivas.

 


 

É neste panorama que surge a UPorto (Universidade do Porto) como nova líder do ranking da FADU, e força motriz do desporto universitário competitivo, tendo conquistado 83 medalhas (29 de ouro, 31 de prata e 23 de bronze). A ULisboa (Universidade de Lisboa) quedou-se pelo terceiro lugar deste ranking, tendo conquistado 19 medalhas (8 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze).

 


 

Posto isto, vamos analisar agora mais ao pormenor a prestação dos atletas minhotos nos diversos TA’s (Torneio de Apuramento) e CNU’s (Campeonatos Nacionais Universitários) que se desenrolaram em 2006/07.

 

 






 

Andebol

Com um título de Vice-Campeões Europeus Universitários (algo que mais nenhuma universidade portuguesa conseguiu) conquistado em 2005/06, as expectativas para o andebol masculino da AAUMinho eram naturalmente altas.

Não defraudando as expectativas, os minhotos confirmaram o seu status de favoritos à conquista do título nacional, tendo liderado o ranking nacional de apuramento. Na Fase Final dos CNU’S, os atletas da AAUMinho demonstraram mais uma vez todo o seu potencial e na final levaram de vencida a FADEUP, tendo conquistado deste modo o seu 6º título nacional universitário.

No europeu universitário disputado na Polónia, os minhotos não tiveram mais uma vez a sorte do seu lado, perdendo na final para os bielorussos da Universidade Estatal da Bielorússia.

 

 






 

Atletismo

Com vitórias colectivas em 2 dos 3 CNU?S (Corta Mato – Aveiro; Pista Ar Livre – Braga), o atletismo foi modalidade que mais contribui para o ?medalheiro? da AAUMinho, conquistando 23 medalhas (7 de ouro, 5 de prata e 11 de bronze) neste ano lectivo de 2005/06. Em termos internacionais, a atleta da UMinho Jéssica Augusto (enfermagem) conquistou para Portugal a medalha de ouro nos 5000 metros (e um novo recorde do mundo universitário – 15.28,78s) nas Universiadas – Jogos Olímpicos para estudantes universitários.

 

Badminton

Na modalidade em que a UMinho vai organizar o próximo Campeonato do Mundo Universitário de 2008, João Graça (Eng. Civil) e Inês Castro (Biologia Aplicada) conquistaram duas medalhas de bronze na Fase Final dos CNU´s realizados na cidade de Braga.

 

Basquetebol

Com uma excelente prestação ao longo dos vários TA’s, o que lhes garantiu o 1º lugar do ranking de apuramento da zona nacional, os basquetebolistas da AAUMinho não conseguiram no entanto manter esta performance na Fase Final dos CNU’s, tendo sido eliminados na fase de grupos.

No feminino, as minhotas (que já foram vice-campeãs nacionais universitárias) não conseguiram também elas ultrapassar a fase de grupos.  

 






 

Escalada

A trepar em casa, os atletas da AAUMinho brilharam bem alto e num total de 6 medalhas em disputa, conquistaram 4 (2 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze). No masculino o domínio foi total, tendo os minhotos conseguido o pleno no pódio. No feminino, “apenas” se alcançou o ouro.

 

Futebol

Pela 1ª vez ao fim de 6 anos sempre a subir ao pódio, o futebol da AAUMinho viu-se afastado das medalhas em competições da FADU. Com uma equipa renovada e um quadro competitivo que não pactuava com qualquer deslize, os minhotos não conseguiram mostrar a força de outros tempos, tendo sido eliminados na fase de grupos dos CNU’s.

 

Futsal Feminino

Após falhar a qualificação através da Zona Nacional, a AAUMinho na qualidade de entidade organizadora da Fase Final dos CNU´s, teve direito a participar com a sua equipa na competição. Esta participação ficou marcada pela força de vontade demonstrada pelas atletas ao longo da prova, o que lhes valeu uma justa e merecida medalha de bronze.

 

Futsal Masculino

Com uma boa prestação ao longo da fase regular da Liga Universitária de Futsal (LUF), o que lhe valeu o 1º lugar da Zona Norte, a AAUMinho atingiu o Play-Off numa posição que permitiu evitar as equipas mais fortes da Zona Sul. No Play-Off, disputado a duas mãos, os minhotos defrontaram a equipa do IPCoimbra, que apesar de não dispor de “andamento” para contrariar a AAUMinho, mostrou-se sempre um adversário incómodo.

Na Final4, e face a uma forte equipa do IPLeiria composta quase exclusivamente por atletas que militam na 1ª e 2ª divisão nacional, os minhotos foram eliminados nas meias-finais. Na luta pelo bronze, a AAUMinho foi mais forte que um dos históricos do futsal universitário, a UBI (Universidade da Beira Interior), tendo derrotado os beirões por 5-3.

 

Hóquei Patins

Os bi-campeões universitários tiveram um ano para esquecer. Após um primeiro TA que não lhes correu da melhor forma, e no qual não conseguiram obter logo ali o apuramento para a Final4, o segundo TA foi um pesadelo. Com alguns problemas na deslocação, a equipa acabou por dar uma falta de comparência, gorando deste modo as expectativas de qualificação e o sonho do tri-campeonato.

 

Judo

A modalidade que normalmente traz as primeiras medalhas do ano para a Academia Minhota (é o primeiro CNU do calendário da FADU), este ano encerrou com “chave de prata” a época desportiva da AAUMinho.

Apresentando-se com um leque de atletas não tão forte como em anos anteriores, os minhotos mesmo assim conseguiram conquistar 1 medalha de prata e 2 de bronze. A AAUMinho continua no entanto a manter a sua tradição nas categorias mais pesadas (+90kg), tendo pelo 3º ano consecutivo colocado 2 atletas neste pódio.

 






 

Taekwondo

2005/06 foi claramente o ano do Taekwondo. Foi no Pavilhão Universitário de Azurém que a AAUMinho deixou “KO” as outras academias em competição. Estando situada em Braga a melhor escola de formação de atletas nesta modalidade, foi com alguma naturalidade que se verificou o domínio dos minhotos neste CNU. Com um impressionante “score” de 7 medalhas de ouro, 4 prata e 4 de bronze, a AAUMinho arrebatou também o título colectivo.

Em destaque esteve o atleta José Fernandes (Eng. Biológica) que ao se sagrar campeão nacional universitário nos -62kg, foi seleccionado para ir representar Portugal nas Universiadas que se realizaram na Tailândia.

 

Ténis

Após uma excelente participação no quadro feminino dos CNU?S de 2005/06, as tenistas femininas da AAUMinho não conseguiram repetir as prestações alcançadas em Vila Real, tendo ficado fora da luta pelas medalhas.

No quadro masculino, os tenistas minhotos como seria de esperar face a elevada craveira técnica dos seus adversários, foram também eles arredados logo nas primeiras eliminatórias da competição.

 





 

Ténis de Mesa

No ténis de mesa, Joni Sousa chegou, viu e. Este caloiro de psicologia teve uma estreia em grande, tendo eliminado um a um todos aqueles que se atravessaram no seu caminho até ao ouro na Fase Final dos CNU’s. Carlos Fernandes também da AAUMinho esteve a um passo do bronze, mas não conseguiu ultrapassar o seu adversário do ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração Pública).

Fruto desta excelente participação, os atletas minhotos virão o seu esforço recompensado com a participação no Europeu Universitário que se realizou na República Checa. Por equipas, a UMinho viria a classificar-se 13º lugar neste europeu e em 16º na variante de pares.

 




Voleibol

Costuma-se dizer que à terceira vez é de vez, mas com a renovada equipa de voleibol feminino da AAUMinho, foi à segunda. Após o título lhes ter fugido em Vila Real (foram Vice – Campeãs), as minhotas que somaram por vitórias todos os 3 TA´s em que participaram, conquistaram o tão ambicionado título de Campeãs Nacionais Universitárias. A jogar em casa e perante o seu público, as minhotas adicionaram ao palmarés da AAUMinho um título que esta ainda não possuía.

Na condição de equipa mais forte do voleibol nacional universitário, a UMinho esteve presente no Campeonato Europeu de Voleibol Universitário, tendo alcançado um honroso 12º lugar.

No masculino, apesar da “performance” não ter estado ao nível do feminino, os minhotos estiveram em bom plano na Fase Final dos CNU’s, tendo alcançado um 4º lugar (que bem poderia ter sido um 3º).

 

Voleibol de Praia

Com 2 duplas presentes no CNU da especialidade, a AAUMinho que já por diversas vezes arrebatou títulos nesta variante do voleibol indoor, tendo mesmo participado em Campeonatos do Mundo e Europeus Universitários, não teve a mesma sorte de outros tempos.

Perante duplas mais fortes e experientes, os atletas da AAUMinho cedo se viram arredados da luta pelas medalhas, gorando assim quaisquer expectativas que houvesse.

 






 

Xadrez

Nem no tudo no desporto é musculo, e o xadrez é um bom exemplo disso. Com muita concentração e inteligência, os atletas da UMinho conseguiram mais uma vez ter bons desempenhos numa Fase Final dos CNU’s. Após Yuri Horbach (aluno ERASMUS) em 2005/06 ter conquistado um 2º lugar em Vila Real, Henrique Castro (Eng. Informática) nesta edição de 2006/07 fez “xeque-mate” e arrebatou o ouro para a AAUMinho.

 

 

Texto e Fotografia: Nuno Gonçalves

nunog@sas.uminho.pt
        “
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *