”
Balanço da 2ª prova: Cascais Outdoor Challenge 2007
A Vila de Cascais e o Parque Natural Sintra-Cascais foram os cenários escolhidos para receberam a primeira prova da LUA (Liga Universitária de Aventura). Participaram nesta primeira edição 14 equipas distribuídas por 3 escalões: Universitários, Elite e Open. Estas equipas divertidas, demonstraram um enorme ”fairplay” e foram espalhando alegria nos diversos locais por onde a prova passou.
A competição teve quatro etapas, das quais três decorreram no Sábado, dia 10 de Novembro e uma no Domingo de manhã. As primeira e a segunda etapa tiveram início e fim na Albufeira da Ribeira da Mula e passaram por locais como o Monge, a Pedra Amarela, os Capuchos, a Peninha, a Azóia e o Vale Cavalos, tendo as equipas constituídas por 2 ou 3 elementos que visitar estes e outros magníficos locais da sempre espectacular Serra de Sintra-Cascais, considerada pelos amantes do desporto de natureza como a ”Meca” do BTT.
A liberdade dada às equipas de puder optar por realizar a etapa com três meios de locomoção diferentes: pedestre, ”Run and Bike” e bicicleta de montanha é uma inovação que foi apreciada pelos atletas presentes em Cascais. Surpreendeu positivamente os habitues das provas de aventura e ainda aqueles que decidiram experimentar esta modalidade pela primeira vez.
Outra inovação introduzida neste desporto de multi-actividades de aventura foi a necessidade de fazer uma aposta sobre o desempenho estimado em cada etapa. Para isso as equipas recebiam os mapas e uma folha de apostas e tinham 30 minutos para escolher o meio de progressão e avaliar o Score que apostavam.
Na primeira etapa (Sobe e Desce na Serra) tinham 10 Postos de Controlo Facultativos (CPF) para visitar, dos quais seis podiam ser visitados por todas as equipas independentemente da modalidade de progressão escolhida, em cada um destes locais as equipas encontraram uma actividade diferente para realizar (Tirolesa, Rappel, Trikke Downhill, Jogo das Calhas, Tiro com Bolas de Pano e Gincana com Vendas).
Esta etapa foi claramente ganha pela equipa IPPON TEAM – Holmes Place Coimbra que alcançou a pontuação máxima da etapa, quer isto dizer que conseguiu visitar todos os CP’s e ainda realizar com sucesso todas as actividades, deste modo a equipa ainda conseguiu adicionar aos 240 pontos (pontuação máxima da 1ªetapa) um bónus de 50 pontos por ter sido a melhor equipa da etapa (20 pontos) e por ter acertado em cheio na aposta que fez para esta etapa (30 pontos), terminando com um total de 280 pontos. Em segundo lugar ficou a Vulcano Mix / Vertiline com 240 pontos e em terceiro a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal com 225 pontos.
De realçar a participação nesta prova de duas equipas – K Girls/ Ciclonatur e Estoril XPD Júnior constituídas inteiramente por elementos do sexo feminino. Na sua grande maioria estas atletas nunca tinham experimentado este tipo de desporto e tiveram um desempenho assinalável nas várias etapas e na classificação final. Este foi um sinal claro de que o esquema de bonificações criado para esta competição estimula positivamente a participação feminina a par da participação das famílias, dos mais idosos e dos mais sedentários.
Após o final da primeira etapa as equipas tiveram direito a uma merecida pausa de 1 hora antes de se dar início à segunda etapa (Memória Curta em Linha Ondulante) e tal como na primeira as equipas tiveram 30 minutos para reflexão e para fazerem a sua aposta antes de se dar a partida. Nesta etapa as equipas tinham de visitar 10 CPF, mas ao contrário da primeira etapa não existia nenhuma actividade para se realizar. Assim, as equipas que partiam tinham de encontrar o CP1 e a partir deste todos os outros até ao CP7 de memória de seguida tinham de fazer um percurso obrigatório que escondia mais dois postos de controlo até chegarem à meta.
Para surpresa de todos, os três primeiros lugares foram preenchidos pelas duas equipas femininas presentes na prova. A equipa vencedora com 170 pontos foi as K Girls constituída por Louize Hill, Ana Figueiredo e Suzana Ramalho que alcançaram a pontuação máxima da etapa, tal como os segundos, terceiros e quartos classificados, diferenciados apenas pelo tempo, tendo assim direito aos 20 pontos de bónus por terem sido a melhor equipa. Na segunda posição ficou a equipa oriunda da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) e em terceiro a equipa Estoril XPD Jr, a mais jovem em prova constituída exclusivamente por alunas da Escola Secundária de S. João do Estoril.
A terceira etapa (Submarinos noctívagos) teve início às 21 horas na Praia dos Pescadores em Cascais e foi uma etapa urbana dentro da Vila, com base num questionário e numa fotografia aérea dividida em quadrículas. Nestas as equipas tiveram de descobrir qual a resposta a uma questão relacionada com os edifícios, as ruas e ou as actividades comerciais da quadricula. A resposta certa dava oportunidade junto das 2 bases disponíveis, a que as equipas jogassem à batalha naval e afundassem os 8 (oito) submarinos que se encontravam escondidos nas quadrículas da fotografia aérea. Respostas incorrectas não permitiam jogar e obrigavam as equipas a voltar ao local e rectificar a sua resposta.
Esta etapa foi ganha pela equipa CDAMS – Margem Sul B que conseguiram afundar cinco submarinos e foram a única equipa que acertaram na aposta e por isso conseguiram o bónus de 30 pontos, totalizando 105 pontos, seguidos com 85 pontos da equipa Estoril XPD Jr que continuava a surpreender e em terceiro ficou a outra equipa do ?Deserto?, os seus amigos e rivais CDAMS – Margem Sul A com 75 pontos.
Ao final do primeiro dia a competição estava ao rubro e a prova prometia uma grande disputa para o dia seguinte, com a equipa IPPON Team/Holmes Place Coimbra a liderar a Classificação Geral e Open com 486 pontos, enquanto a equipa ESDRM estava na frente da classificação universitária com 389 pontos e no escalão de Elite os CDAMS Margem Sul B estavam no comando com 443 pontos.
Chegada a hora de todas as decisões deu-se a partida para a quarta e última etapa (Da Serra ao Mar) no magnífico enquadramento do Guincho, local onde as equipas prepararam os derradeiros pormenores que irão fazer toda a diferença no resultado final. Esta etapa tinha as mesmas características da primeira, havendo apenas uma única diferença: as equipas que conseguissem ter sucesso na actividade do CP5, teriam direito a realizar um CP extra, o Onze. As actividades que foram realizadas nesta etapa foram: Tiro com Arco, Petanca, Jogo dos Skis, Jogo do Tubo e da Bola, Tracção da Corda e o Jogo das Figuras.
Concluída a quarta etapa, as equipas aguardavam ansiosamente pelos resultados finais, enquanto a organização ia preparando o local da entrega de prémios. Chegado o momento de revelar quem foram os vencedores, as equipas foram-se aglomerando no local de entrega de prémios e foi então que foram anunciados os vencedores desta primeira edição do Cascais Outdoor Challenge.
Classificação Geral
1º IPPON Team / Holmes Place Coimbra – 711 Pontos
2º Bichos do Mato – 665 Pontos
3º CDAMS-Margem Sul B – 663 Pontos
Classificação Universitária
1º ESDRM – Rio Maior – 564 Pontos
2º EST ? Setubal – 558 Pontos
Classificação Elite
1º Bichos do Mato – 665 Pontos
2º CDAMS-Margem Sul B – 663 Pontos
3º CDAMS – Margem Sul A – 581 Pontos
Classificação Open
1º IPPON Team / Holmes Place Coimbra – 711 Pontos
2º Sport Team – 599 Pontos
3º Estoril XPD Jr – 552 Pontos
Esta competição foi organizada pela APCA e contou com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Orientação, da Federação Académica do Desporto Universitário, da Câmara Municipal de Cascais, do Instituto Geográfico do Exercito, da Outsport e AutoMargem – Mitsubishi Motors.
A próxima prova da Liga Universitária de Aventura será o Lusíada Outdoor Challenge que decorrerá em Sintra a 1 e 2 de Março de 2008.
Informações e Inscrições no site oficial da competição em http://lua.corridasdeaventura.pt
Texto: Claudio Barreto
Fotos: Ana Vilar
Newsletter………………………………………………………………………………………………Download
Fotos…………………………………………………………………………………………………….Download
FADU – PORTUGAL
comunicação|communication & media
Av. Prof. Egas Moniz, Estádio Universitário Lisboa-Pav 1
1600-190 Lisboa/Lisbon, PORTUGAL
t/ph: +351 21 7818160 | +351 21 7818161