“
Falar de cozinha é percorrer a História da humanidade, as lutas por terras férteis, as conquistas das rotas das especiarias, a luta contra a fome e mais recentemente a construção das agro-alimentares que produzem os ingredientes necessários para alimentar uma população em crescimento. Para que esse rendimento alimentar fosse possível foi necessário uma junção entre a biotecnologia e a ciência.
As cozinhas tradicionais começaram também a industrializar-se sendo que mais modernamente a cozinha molecular é uma nova via, não para aumentar ou potenciar o volume dos alimentos, mas mais para lhes dar formas diferente e prolongar o prazer dos aromas e sabores neles contidos.
Chefe Hélio Loureiro
Do extenso currículo de Hélio Loureiro, que chefia a cozinha do Porto Palácio Hotel, destaca-se a organização de vários eventos de grande prestígio, tais como a apresentação de Sua Alteza Real o Príncipe das Beiras, D. Afonso, o baptizado de D. Diniz (filhos dos Duques de Bragança), o jantar inaugural do Porto 2001, jantares de gala para a Presidência da República e todas as refeições dos Chefes de Estado, durante a Cimeira Ibero-Americana de 1998.
Foi chefe de cozinha do Futebol Clube do Porto e, actualmente, é o responsável gastronómico pela selecção portuguesa de futebol. É também júri de vários concursos nacionais e internacionais, nomeadamente do Chefe Cozinheiro do Ano, do Toque d’Or (Bordéus), do Chalenge Européen de la Gastronomie e do Concurso de Gastronomia e Vinho do Porto.
Hélio Loureiro tornou-se conhecido por ter promovido vários festivais gastronómicos na Venezuela, Brasil, Estados Unidos, México, Cuba e Canada. Premiado com vários prémios nacionais e internacionais, chefia agora a cozinha do Porto Palácio Hotel, com uma brigada de cozinheiros de excelência que actuam em espaços de prestígio como o Palácio da Bolsa, a Feitoria Inglesa e os banquetes que a Solinca Eventos e Catering realiza em Portugal e no estrangeiro.
Escreveu três livros de cozinha – “Receitas para Vinho do Porto” ? editado pelo IVP e pelo Campo das Letras, “Gastronomia Portuense” ? editado pela INAPA, no âmbito da Capital Europeia da Cultura e “Gastronomia e Vinho Verde…uma tentação” editado pela ANJE e um roteiro gastronómico a pedido da Câmara Municipal do Porto.
Colabora em várias publicações diárias e revistas da especialidade, tais como “O comércio do Porto” “O Primeiro de Janeiro” “PRIZE”, “Mesa Magazine” “Mealhada Moderna” com receitas e artigos promovendo assim a gastronomia nacional e do Norte. Faz parte de várias confrarias gastronómicas como a “Chaine de Rotisseurs”, “Confraria gastronómica Panela ao lume”, “Confraria do Vinho Verde”, Slow Food moviment, “Baver’s Club” (confraria Canadense), “Confraria gastronómica tripas à moda do Porto”, “Confraria da Chanfana de Vila Nova de Poiares”, confrade fundador da confraria da água, confrade fundador da Confraria da Lampreia e confraria do Bacalhau.
O chefe Hélio conta com vários estágios nos hotéis Príncipe de Gales (Paris), Sheraton (Munique, Paris, Bruxelas e Luxemburgo) no Yamato Passaporte para o Japão e Queen Elizabete II em Montreal -Canada, tendo feito parte da brigada de abertura de várias unidades de cinco estrelas, nomeadamente do Hotel Meridien Porto e Hotel da Quinta do Lago (Algarve), propriedade da Orient Express.
Foi recentemente convidado para organizar e preparar os jantares de S.E. o Senhor Presidente da Republica durante as vistas que realiza ao estrangeiro, tendo estado presente na última visita de S.E. o senhor presidente da República à Noruega onde realizou uma semana de cozinha tradicional portuguesa bem como os jantares de retribuição à S.M a Rainha da Noruega e Príncipe Regente.
Recentemente foi eleito o chefe do Ano 2003 pela Academia Gastronómica Portuguesa. A convite da UNHISNOR é membro do conselho gastronómico nacional e apresentou a primeira carta gastronómica do Porto Norte de Portugal a pedido da secretaria de estado do turismo no âmbito do diploma que regulamentou a gastronomia património cultural.
Lançou em um novo livro de cozinha “À mesa com a nossa Selecção” com o seu colega Luís Lavrador mostrando ao grande público como é a alimentação dos jogadores da Selecção Nacional.
Em Dezembro vai editar um novo livro de cozinha dedicado às suas viagens e pequenas histórias nos banquetes com chefes de estado e outras altas individualidades nacionais e estrangeiras.
É apresentador de um programa semanal de culinária na RTPN “Gostos e sabores” onde dá a conhecer as ementas favoritas de figuras públicas.
Foi agraciado por S.E. o Senhor Presidente da Republica com o grau de oficial da Ordem de Mérito.
Mais informações: www.ciencianacidade.com
________________________________________
Gabinete de Comunicação, Informação e Imagem
Universidade do Minho
Telef. 253 601109
Fax. 253 601105
gcii@reitoria.uminho.pt