“
Anabela Alves Pinto, jovem investigadora do Grupo 3B’s da Universidade do Minho, conseguiu, no passado dia 23 de Setembro, o 2º lugar do prémio científico atribuído pelo Institute of Materials, Minerals &Mining (IOM3, Reino Unido), no Concurso Mundial para Melhor Palestra, dirigido a jovens investigadores, uma competição de nível, mundial com o trabalho intitulado: Valorization of renewable marine residues: Converting natural biopolymers into potential biomaterials for tissue engineering applications (Valorização de resíduos renováveis de origem marinha: Conversão de biopolímeros naturais em potenciais biomateriais para aplicações em engenharia de tecidos).
Esta investigação, em suma, tem como objectivo estudar as capacidades e as possíveis aplicações dos resíduos marinhos renováveis para utilização como biomateriais e suportes para engenharia de tecidos. Ao explorar estas estratégias, pode-se assim estabelecer uma ponte para a gestão de resíduos de origem marinha e torna-se também possível satisfazer as necessidades de um mercado de tecnologias biomédicas cada vez mais emergente.
O trabalho teve origem no projecto trans-fronteiriço PROTEUS, aprovado no âmbito do Programa de Iniciativa Comunitária INTERREG III A Cooperação Transfronteiriça Portugal-Espanha, e coordenado pelo Grupo de Investigação 3B’s. A Anabela Pinto foi inserida desde a sua entrada no grupo neste ambicioso projecto que tem como objectivo e tema principal a conversão de recursos naturais e resíduos marinhos em produtos de valor acrescentado para aplicação industrial.
Concurso Young Persons’ World Lecture Competition
O Concurso Young Persons’ World Lecture Competition (Concurso Internacional para Melhor Palestra) foi lançado em 2005 pelo Institute of Materials, Minerals and Mining (IOM3 – Instituto de Materiais, Minerais e Tecnologias Mineiras) com o objectivo principal de juntar na mesma competição jovens palestrantes provenientes de todo o mundo e assim conseguir eleger a melhor palestra na área dos materiais, minerais e tecnologias mineiras.
O concurso final realiza-se anualmente e reúne os finalistas seleccionados a partir de uma série de eliminatórias que tiveram lugar em secções locais ou membros associados do Instituto (existe a secção americana de este, oeste, a secção inglesa, a de Singapura, da Malásia e outras). Para além disso, estes prémios têm o patrocínio da Rolls-Royce, da CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e da Anglo American (líder mundial em tecnologias mineiras e recursos naturais).
Na final do concurso deste ano, que teve lugar na Flórida, EUA, participaram oito finalistas, apurados nas diferentes secções, vindos de 3 continentes diferentes.
“