“
Ao contrário do andebol masculino da AAUM, uma equipa sólida e já com história no andebol universitário, a equipa feminina está agora a dar os primeiros passos. O objectivo deste TA foi cumprido segundo Gabriel Oliveira, treinador da equipa, “o que queríamos neste primeiro torneio era construir e unir a equipa. Não interessam as derrotas, o que é importante focar, é que olhando ao número de treinos, ao conhecimento técnico e táctico, termos passado às meias-finais, com ou sem sorte, foi óptimo”.
Na fase de grupos, a AAUMinho foi derrotada (23-3) pela favorita UPorto, tendo vencido posteriormente a UTAD por falta de comparência desta. Nas meias-finais, as minhotas cruzaram-se com a AAUAv, que sem grande dificuldade se apurou para a final com um vitória por 22-6.
Na final a UPorto confirmou o seu estatuto de favorita ao vencer a AAUAv por 27-15, e a AAUMinho ao ser batida pelo IPP 17-3, ficou-se em 4º lugar.
O balanço geral deste TA é muito positivo, com as atletas motivadas, os dois treinadores satisfeitos e orgulhosos na prestação da equipa, e para trás ficam os resultados que demonstram a diferença entre uma equipa que se está a formar, e equipas como a Universidade do Porto (UP), que além um conjunto de atletas federadas, já se conhecem como equipa.
Trabalho é a palavra de ordem, até ao próximo TA, que se realiza em Braga, já em Março. Ainda é possível a ida aos CNUs, por isso boa sorte meninas.
Texto: Marina Mota
Fotografia: Hélder Miranda
“