Posted on Leave a comment

Kartings da UMinho aceleram na Taça Inter-Troféus







 

O esquema desta competição consistia em 5 mangas de classificação, com 20 pilotos cada, em que os 12 melhores classificados em cada manga, e alguns 13os, ficariam classificados para as 3 meias-finais. Os restantes só voltariam a conduzir na Final C ou na Final D. Os 7 melhores classificados de cada meia-final teriam acesso à Final A, os pilotos classificados entre o 8º e o 14º teriam acesso à final B e os restantes à Final C.

 

Os representantes UMKarting na 7ª edição da TIT foram: Luís Cunha, Vítor Fernandes, Luís Gachineiro, Carlos Dias e José Moreira. Esta edição da TIT realizou-se no dia 31 de Janeiro de 2009, no kartódromo de Fátima (Funpark). O traçado da pista é muito técnico e difícil de aprender, mesmo para pilotos experimentados.

 

A frota de karts posta à disposição dos organizadores da TIT (Rui Almeida dos “Ases pelos Ares”, António Fonseca dos “Cavaleiros do Asfalto”, Paulo Figueiredo do “Víruskart” e Marco Montenegro) eram os PCR com motor Honda 390 cc, com uma particularidade ajudou a que no final do dia não houvesse queixas de comportamentos anti-desportivos: o “spoiler” (bico) frontal soltava-se do kart em case de colisão, o que obrigava uma ida à box para colocar um novo spoiler.

 






 

Mangas de Classificação:


O primeiro piloto UMKarting a entrar em acção foi Carlos Dias (recém ex-aluno da UM). Os treinos não lhe correram bem (14º), mas o Carlos é um piloto que gosta dos grandes momentos e durante a corrida efectuou uma recuperação que o levou ao 6º lugar.

 

Na 2ª manga de classificação foi a vez de José Moreira entrar em acção. 10º lugar nos treinos e com uma corrida segura e consistente terminou em 11ª.

 

Luís Cunha participou na 3ª manga de classificação, a mais rápida das 5. Conseguiu obter o 2ªlugar da grelha, a somente 0.029 s da pole. Na partida perdeu um lugar para Luís Vaz, dos “Ases pelos Ares”, mas rapidamente recuperou o 2º lugar que manteve com segurança até ao final da corrida.

 

Vítor Fernandes foi o representante UMKarting na 4ª manga de classificação. Partiu da 12º posição da grelha e durante a corrida, lutou sempre, mas não conseguiu melhor que o 10º lugar.

 

Finalmente Luís Gachineiro disputou a 5ª manga de classificação. Partiu do 16º lugar. Durante a corrida, conseguiu ocupar a 14ª posição e lutar pela 13ª, mas o kart revelava algumas falhas de motor à saída das curvas mais apertadas e apesar da luta que deu as seus adversários, isso impediu-o de melhor que um 15º lugar, tirando-lhe o acesso a uma meia-final.

 

Nesta fase da prova a UMKarting tinha 4 pilotos apurados para as meias-finais e 1 piloto na final C.

 






 

Meias-Finais

 

Victor Fernandes participou na primeira meia-final. Devido à sua classificação na manga de classificação, partiu numa posição muito má, mas o seu espírito lutador permitiu que recuperasse até 14º lugar o que lhe permitiu o acesso à final B.

 

José Moreira também partiu duma posição muito má, devido ao 11º lugar da manga de classificação. Um incidente de corrida com outros 3 pilotos atrasou-o na recuperação que estava a tentar fazer. Terminou em 16º o que lhe permitiu o acesso à final C.

 

Para a 3ª meia-final esperava-se que a chuva viesse a marcar a sua presença, no entanto para a partida a pista ainda estava seca. Luís Cunha ocupava o 2º lugar da grelha e Carlos Dias o 10º. Dada a partida Luís Cunha perdeu 2 lugares, mas o Carlos recuperou até 6º. A chuva fez a sua aparição a meio da corrida. Luís Cunha manteve a 4ª posição até final da corrida, mas Carlos Dias cometeu um excesso e baixou para 14º. Mas o Carlos voltou a mostrar a sua apetência pelos grandes momentos. Cerrou os dentes e foi recuperando até ao 8º, muito perto do 7º que lhe daria acesso à Final A.

 

Nesta fase da prova a UMKarting tinha 1 piloto apurado para a final A, 2 para a final B e 2 para a final C.

 






 

Finais:

 

Nenhum piloto UM-Karting esteve presente na final D.

 

Para a final C havia 2 pilotos: José Moreira e Luís Gachineiro. Sob chuva intensa, Luís Gachineiro partiu bem, mas um toque de um piloto fê-lo perder o spoiler dianteiro. Após a passagem pela box, fez uma série de voltas muito rápidas (tendo sido o 2º piloto mais rápido em pista) e conseguiu recuperar até ao 14º lugar. José Moreira fez uma corrida muito segura e acabou a corrida no 9º lugar.

 

Na Fina B havia mais 2 pilotos a representar a UMKarting: Carlos Dias e Vítor Fernandes. Carlos partiu do 3º lugar da grelha e consegui de imediato colocar-se no segundo lugar, pressionando durante quase toda a corrida o líder. Não tendo conseguido ultrapassá-lo, um elemento dos Cavaleiros do Asfalto foi-se aproximando e conseguiu ultrapassar o Carlos, que terminou em 3º. Vítor Fernandes sempre lutador obteve o 10º lugar da final C.

 

Na final A, Luís Cunha partiu da 11ª posição. Perante o dilúvio só teve uma coisa em mente. Conter-se o suficiente para não sair de pista, nem dar toques que o fizessem perder o spoiler. Este espírito fê-lo perder lugares após a partida, mas também permitiu que fosse paulatinamente ultrapassando os adversários, devido a erros que cometiam, ou devido a mérito próprio. A cerca de metade da duração da corrida, quando se encontrava em 9º, perto dos pilotos que o precediam imediatamente, o 8º fez pião à sua frente o que obrigou a ir à relva e gravilha, ficando atascado e com o motor parado. Teve de puxar o kart para a pista e fazer com que o motor pegasse de novo. Com este incidente, ficou em 20º e o que restava da corrida só permitiu que recuperasse até 14º.

 

No final a classificação da UMKarting na 7ª edição da TIT foi o 7º lugar, a somente 2 pontos do 6º (Funkart).

Os vencedores foram o “Clube Millenium BCP”, seguidos pelos “Ases pelos Ares” e KPC.













































































































































































































































































































































































































 

 

 

Mangas de Apuramento

Soma Mangas

Meias Finais

Soma   MFinais

Finais

Soma Finais

 

Grupos

Total

1

2

3

4

5

 

1

2

3

 

D

C

B

A

 

1

BCP

510

19

20

17

20

18

94

57

0

49

106

0

0

43

267

310

2

APA

479

20

13

18

17

20

88

23

77

0

100

0

0

0

291

291

3

KPC

419

3

15

14

19

17

68

33

22

23

78

22

0

48

203

273

4

KAP

385

16

9

11

12

12

60

41

20

14

75

0

39

150

61

250

5

CAV

370

17

17

15

18

7

74

0

45

21

66

0

22

59

149

230

6

FUN

359

18

19

20

15

15

87

24

23

24

71

0

0

56

145

201

7

UMK

357

15

10

19

11

6

61

12

10

40

62

0

58

109

67

234

8

VIR

346

8

16

16

13

14

67

0

24

37

61

0

37

53

128

218

9

KCM

295

7

18

12

4

19

60

30

18

0

48

21

40

46

80

187

10

ENG

284

4

14

9

14

11

52

15

31

8

54

15

0

163

0

178

11

ORM

270

9

12

7

9

16

53

40

9

9

58

0

33

47

79

159

12

IHS

258

6

8

10

8

9

41

10

0

25

35

0

127

55

0

182

13

MCK

190

12

11

2

10

3

38

0

0

34

34

36

0

82

0

118

14

IKK

177

14

2

3

7

8

34

0

23

0

23

31

44

45

0

120

15

KUP

166

13

6

13

16

10

58

13

0

20

33

0

25

50

0

75

16

KBG

165

10

5

8

6

5

34

8

0

11

19

0

112

0

0

112

17

NKO

162

11

3

6

2

4

26

0

13

0

13

44

35

44

0

123

18

JFF

129

5

7

5

3

13

33

9

0

0

9

29

58

0

0

87

19

IKF

57

2

4

4

5

2

17

0

0

0

0

40

0

0

0

40

Texto: Luis Cunha


Fotos: Luis Cunha e Luis Gachineiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *