“
O esquema desta competição consistia em 5 mangas de classificação, com 20 pilotos cada, em que os 12 melhores classificados em cada manga, e alguns 13os, ficariam classificados para as 3 meias-finais. Os restantes só voltariam a conduzir na Final C ou na Final D. Os 7 melhores classificados de cada meia-final teriam acesso à Final A, os pilotos classificados entre o 8º e o 14º teriam acesso à final B e os restantes à Final C.
Os representantes UMKarting na 7ª edição da TIT foram: Luís Cunha, Vítor Fernandes, Luís Gachineiro, Carlos Dias e José Moreira. Esta edição da TIT realizou-se no dia 31 de Janeiro de 2009, no kartódromo de Fátima (Funpark). O traçado da pista é muito técnico e difícil de aprender, mesmo para pilotos experimentados.
A frota de karts posta à disposição dos organizadores da TIT (Rui Almeida dos “Ases pelos Ares”, António Fonseca dos “Cavaleiros do Asfalto”, Paulo Figueiredo do “Víruskart” e Marco Montenegro) eram os PCR com motor Honda 390 cc, com uma particularidade ajudou a que no final do dia não houvesse queixas de comportamentos anti-desportivos: o “spoiler” (bico) frontal soltava-se do kart em case de colisão, o que obrigava uma ida à box para colocar um novo spoiler.
Mangas de Classificação:
O primeiro piloto UMKarting a entrar em acção foi Carlos Dias (recém ex-aluno da UM). Os treinos não lhe correram bem (14º), mas o Carlos é um piloto que gosta dos grandes momentos e durante a corrida efectuou uma recuperação que o levou ao 6º lugar.
Na 2ª manga de classificação foi a vez de José Moreira entrar em acção. 10º lugar nos treinos e com uma corrida segura e consistente terminou em 11ª.
Luís Cunha participou na 3ª manga de classificação, a mais rápida das 5. Conseguiu obter o 2ªlugar da grelha, a somente 0.029 s da pole. Na partida perdeu um lugar para Luís Vaz, dos “Ases pelos Ares”, mas rapidamente recuperou o 2º lugar que manteve com segurança até ao final da corrida.
Vítor Fernandes foi o representante UMKarting na 4ª manga de classificação. Partiu da 12º posição da grelha e durante a corrida, lutou sempre, mas não conseguiu melhor que o 10º lugar.
Finalmente Luís Gachineiro disputou a 5ª manga de classificação. Partiu do 16º lugar. Durante a corrida, conseguiu ocupar a 14ª posição e lutar pela 13ª, mas o kart revelava algumas falhas de motor à saída das curvas mais apertadas e apesar da luta que deu as seus adversários, isso impediu-o de melhor que um 15º lugar, tirando-lhe o acesso a uma meia-final.
Nesta fase da prova a UMKarting tinha 4 pilotos apurados para as meias-finais e 1 piloto na final C.
Meias-Finais
Victor Fernandes participou na primeira meia-final. Devido à sua classificação na manga de classificação, partiu numa posição muito má, mas o seu espírito lutador permitiu que recuperasse até 14º lugar o que lhe permitiu o acesso à final B.
José Moreira também partiu duma posição muito má, devido ao 11º lugar da manga de classificação. Um incidente de corrida com outros 3 pilotos atrasou-o na recuperação que estava a tentar fazer. Terminou em 16º o que lhe permitiu o acesso à final C.
Para a 3ª meia-final esperava-se que a chuva viesse a marcar a sua presença, no entanto para a partida a pista ainda estava seca. Luís Cunha ocupava o 2º lugar da grelha e Carlos Dias o 10º. Dada a partida Luís Cunha perdeu 2 lugares, mas o Carlos recuperou até 6º. A chuva fez a sua aparição a meio da corrida. Luís Cunha manteve a 4ª posição até final da corrida, mas Carlos Dias cometeu um excesso e baixou para 14º. Mas o Carlos voltou a mostrar a sua apetência pelos grandes momentos. Cerrou os dentes e foi recuperando até ao 8º, muito perto do 7º que lhe daria acesso à Final A.
Nesta fase da prova a UMKarting tinha 1 piloto apurado para a final A, 2 para a final B e 2 para a final C.
Finais:
Nenhum piloto UM-Karting esteve presente na final D.
Para a final C havia 2 pilotos: José Moreira e Luís Gachineiro. Sob chuva intensa, Luís Gachineiro partiu bem, mas um toque de um piloto fê-lo perder o spoiler dianteiro. Após a passagem pela box, fez uma série de voltas muito rápidas (tendo sido o 2º piloto mais rápido em pista) e conseguiu recuperar até ao 14º lugar. José Moreira fez uma corrida muito segura e acabou a corrida no 9º lugar.
Na Fina B havia mais 2 pilotos a representar a UMKarting: Carlos Dias e Vítor Fernandes. Carlos partiu do 3º lugar da grelha e consegui de imediato colocar-se no segundo lugar, pressionando durante quase toda a corrida o líder. Não tendo conseguido ultrapassá-lo, um elemento dos Cavaleiros do Asfalto foi-se aproximando e conseguiu ultrapassar o Carlos, que terminou em 3º. Vítor Fernandes sempre lutador obteve o 10º lugar da final C.
Na final A, Luís Cunha partiu da 11ª posição. Perante o dilúvio só teve uma coisa em mente. Conter-se o suficiente para não sair de pista, nem dar toques que o fizessem perder o spoiler. Este espírito fê-lo perder lugares após a partida, mas também permitiu que fosse paulatinamente ultrapassando os adversários, devido a erros que cometiam, ou devido a mérito próprio. A cerca de metade da duração da corrida, quando se encontrava em 9º, perto dos pilotos que o precediam imediatamente, o 8º fez pião à sua frente o que obrigou a ir à relva e gravilha, ficando atascado e com o motor parado. Teve de puxar o kart para a pista e fazer com que o motor pegasse de novo. Com este incidente, ficou em 20º e o que restava da corrida só permitiu que recuperasse até 14º.
No final a classificação da UMKarting na 7ª edição da TIT foi o 7º lugar, a somente 2 pontos do 6º (Funkart).
Os vencedores foram o “Clube Millenium BCP”, seguidos pelos “Ases pelos Ares” e KPC.
Mangas de Apuramento | Soma Mangas | Meias Finais | Soma MFinais | Finais | Soma Finais | ||||||||||||
Grupos | Total | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 1 | 2 | 3 | D | C | B | A | ||||
1 | BCP | 510 | 19 | 20 | 17 | 20 | 18 | 94 | 57 | 0 | 49 | 106 | 0 | 0 | 43 | 267 | 310 |
2 | APA | 479 | 20 | 13 | 18 | 17 | 20 | 88 | 23 | 77 | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 291 | 291 |
3 | KPC | 419 | 3 | 15 | 14 | 19 | 17 | 68 | 33 | 22 | 23 | 78 | 22 | 0 | 48 | 203 | 273 |
4 | KAP | 385 | 16 | 9 | 11 | 12 | 12 | 60 | 41 | 20 | 14 | 75 | 0 | 39 | 150 | 61 | 250 |
5 | CAV | 370 | 17 | 17 | 15 | 18 | 7 | 74 | 0 | 45 | 21 | 66 | 0 | 22 | 59 | 149 | 230 |
6 | FUN | 359 | 18 | 19 | 20 | 15 | 15 | 87 | 24 | 23 | 24 | 71 | 0 | 0 | 56 | 145 | 201 |
7 | UMK | 357 | 15 | 10 | 19 | 11 | 6 | 61 | 12 | 10 | 40 | 62 | 0 | 58 | 109 | 67 | 234 |
8 | VIR | 346 | 8 | 16 | 16 | 13 | 14 | 67 | 0 | 24 | 37 | 61 | 0 | 37 | 53 | 128 | 218 |
9 | KCM | 295 | 7 | 18 | 12 | 4 | 19 | 60 | 30 | 18 | 0 | 48 | 21 | 40 | 46 | 80 | 187 |
10 | ENG | 284 | 4 | 14 | 9 | 14 | 11 | 52 | 15 | 31 | 8 | 54 | 15 | 0 | 163 | 0 | 178 |
11 | ORM | 270 | 9 | 12 | 7 | 9 | 16 | 53 | 40 | 9 | 9 | 58 | 0 | 33 | 47 | 79 | 159 |
12 | IHS | 258 | 6 | 8 | 10 | 8 | 9 | 41 | 10 | 0 | 25 | 35 | 0 | 127 | 55 | 0 | 182 |
13 | MCK | 190 | 12 | 11 | 2 | 10 | 3 | 38 | 0 | 0 | 34 | 34 | 36 | 0 | 82 | 0 | 118 |
14 | IKK | 177 | 14 | 2 | 3 | 7 | 8 | 34 | 0 | 23 | 0 | 23 | 31 | 44 | 45 | 0 | 120 |
15 | KUP | 166 | 13 | 6 | 13 | 16 | 10 | 58 | 13 | 0 | 20 | 33 | 0 | 25 | 50 | 0 | 75 |
16 | KBG | 165 | 10 | 5 | 8 | 6 | 5 | 34 | 8 | 0 | 11 | 19 | 0 | 112 | 0 | 0 | 112 |
17 | NKO | 162 | 11 | 3 | 6 | 2 | 4 | 26 | 0 | 13 | 0 | 13 | 44 | 35 | 44 | 0 | 123 |
18 | JFF | 129 | 5 | 7 | 5 | 3 | 13 | 33 | 9 | 0 | 0 | 9 | 29 | 58 | 0 | 0 | 87 |
19 | IKF | 57 | 2 | 4 | 4 | 5 | 2 | 17 | 0 | 0 | 0 | 0 | 40 | 0 | 0 | 0 | 40 |
Texto: Luis Cunha
Fotos: Luis Cunha e Luis Gachineiro
“