“
O Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa é o único instituto deste tipo a ter sede em Portugal, e um dos primeiros a ser instalado em toda a Europa. Este edifício é também a nova casa do Grupo de Investigação 3B?s ? Biomateriais, Materiais Biodegradáveis e Biomiméticos, da Universidade do Minho, membro do Laboratório Associado Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia. O grupo 3B´s coordena, na pessoa do Prof. Rui L. Reis, a actividade deste Instituto Europeu com filiais em 22 locais de 13 Países distintos.
O último piso do edifício acolhe a empresa, de forte base tecnológica, Stemmatters, Biotecnologia e Medicina Regenerativa Lda, o spin-off criado pelo grupo 3B´s da UMinho, que exerce actividade nas áreas dos materiais para medicina regenerativa e células estaminais. A Stemmatters, criada formalmente em 2007, tem como objectivo principal desenvolver e comercializar novas tecnologias de regeneração que beneficiem a qualidade de vida de pacientes. Este projecto foi vencedor do 1º Prémio START – Prémio Nacional de Empreendedorismo promovido pelo BPI, Microsoft e Universidade Nova de Lisboa. A empresa tem desenvolvido o seu plano de negócios e aguarda apenas a conclusão do seu primeiro round de financiamento e das suas instalações industriais no AvePark para iniciar a sua efectiva actividade comercial.
O Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, foi criado como resultado da rede de Excelência Europeia em Engenharia de Tecidos Humanos ? EXPERTISSUES, coordenada pelo Prof. Rui L. Reis, Director do Grupo 3B´s da UMinho. O acordo alcançado com o AvePark, e a consequente construção do edifício sede, que se encontra agora concluído, permitiu a fixação da respectiva sede em Portugal, e que Rui L. Reis fosse nomeado, por unanimidade, o respectivo CEO. Foi entretanto concluída a mudança de todos investigadores do grupo 3B´s dos campi de Azurém e Gualtar da UMinho para este novo edifício situado no AvePark. O edifício encontra-se já quase totalmente operacional. Apenas o biotério, que permitirá ensaios em pequenos animais, e a instalação industrial se encontram em fase (muito avançada) de conclusão. Todos os restantes laboratórios e infra-estruturas de apoio, estão já totalmente equipadas e em pleno funcionamento. O excelente parque de equipamentos que o grupo 3B´s foi conseguindo ao longo dos anos está também instalado e totalmente operacional.
“