Posted on Leave a comment

Campeões Troféu Reitor 09







                                                Fotos brevemente disponiveis online na Galeria BIG




 

Organizado pelos Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), a cerimónia contou com a presença do Reitor da UMinho, Prof. Dr. António Guimarães Rodrigues, da Pró-reitora, Prof. Irene Montenegro, Administrador dos SASUM, Eng. Carlos Silva, Pres. da AAUM, Pedro Soares, Pres. da AAEUM, Eng. Jorge Louro, bem como os directores dos cursos vencedores do Troféu Reitor 09.

 

O Complexo Desportivo da UM em Gualtar, foi o palco do evento que iniciou com as finais de Basquetebol (19h00), Futsal Feminino (20h00) e Futsal Masculino (21h00), as quais antecedem a Cerimónia de Encerramento, que decorreu pelas 22h00, com a entrega de prémios aos vencedores desta edição, onde as emoções estiveram ao rubro e os nossos campeões tiveram o seu momento de glória.

 






 

Optometria e Ciências da Visão (OCV) e Administração Pública (AP) dominaram mais uma vez a competição do Futsal, feminino e masculino respectivamente, renovando o título conquistado o ano passado, sendo que a equipa feminina com esta conquista já vai no “tetra”. No Basquetebol foi a Licenciatura Engenharia Informática (LEI) que conquistou o “ouro”.

 

Na modalidade de basquetebol os grandes finalistas foram a Licenciatura em Engenharia de Comunicações (LECOM) e Licenciatura Engenharia Informática (LEI). Um jogo muito emotivo e bem disputado entre duas fortes equipas que tudo fizeram para alcançar o “ceptro”. A equipa de LECOM entrou melhor, conseguindo ganhar vantagem, mas rapidamente Lei reagiu e chegava ao intervalo a perder por 1 (17-18). Na segunda metade os de comunicações voltaram “à carga” e fruto do seu forte jogo interior e de alguns ressaltos ofensivos conseguiram chegar á vantagem de 6 pontos. Foi então que os “informáticos” após um desconto de tempo entraram decididos em inverter o rumo da partida e através de contra-ataques rápidos (sempre bem liderados e finalizados pelo capitão Gonçalo Calheiros) conseguiram, já no último minuto da partida, passar para a frente. Depois a experiência veio ao de cima e com um bom controlo do tempo de ataque LEI alcançou o tão desejado título. LECOM foi um digno finalista lutando até ao último segundo pela vitória no torneio!

 






 

Optometria Ciências da Visão (OCV) e Ciências da Comunicação (CC) foram as finalistas no futsal feminino. OCV mais experiente, desde cedo comandou o jogo, mas apesar do bom entrosamento das suas atletas, foi CC quem marcou primeiro, reforçando ainda na primeira parte essa vantagem. Ao intervalo, as de Comunicação venciam por 2-0, o que não espelhava o que se tinha passado em campo. AComunicação tinham na sua guarda-redes o seu maior trunfo. OCV foi sempre mais ofensiva, criou as melhores oportunidades do jogo, mas não estava a conseguir marcar. Na segunda parte, OCV entrou decidida a vencer e controlava totalmente a partida, as oportunidades para reduzir a diferença foram muitas e acabariam por conseguir quando o tempo já ia adiantado. Ainda os festejos não iam longe, quando Optometria voltava a marcar empatando o jogo. Até final o marcador não iria sofrer mais alterações, indo a partida para a marcação de grandes penalidades. No jogo da “lotaria” a sorte esteve do lado de OCV, que acabou por vencer por 6-5.

 






 

A grande finalíssima do futsal masculino opôs Administração Pública (AP) e a Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação (LTSI). Duas equipas de grande valor que demonstraram em campo que qualquer uma merecia levar o título. O equilíbrio foi a nota dominante entre as equipas, AP teve algum ascendente na primeira parte, procurando sempre as oportunidades, denotando-se um melhor entendimento entre a equipa. LTSI com um futsal diferente, procurava jogar no contra-ataque. Ao intervalo o empate era justo. Na segunda parte os guarda-redes estiveram em evidência, com boas intervenções, mas foi LTSI quem marcou primeiro. AP não se deixou intimidar e correu atrás do prejuízo. A poucos minutos do fim AP viria mesmo a empatar a partida com um falhanço do guarda-redes adversário, conseguindo levar a partida para o prolongamento. Nesta fase o resultado não sofreria alterações e por isso foi na marca das grandes penalidades que o titulo se decidiu. AP conseguiu levar a melhor sobre os adversários fixando o resultado em 5-4, renovando o título de campeões do Troféu Reitor.

 






 

O Troféu Reitor 09 terminaria com a entrega de medalhas aos vencedores. Nas modalidades individuais, a medalha de bronze no xadrez, ténis de mesa, ténis, squash e court soccer foram para: Yuriy Horbach, João Ribeiro, Artur Martinho, Rui Silva e Joana Freitas (masc. e fem.) e José Pinto respectivamente. A medalha de prata foi para: Filipe Azevedo, Rui Silva, Paulo Paulos, Bruno Dias e Luís Resende respectivamente. A medalha de ouro foi para: Orphe Bolhari, Tiago Abreu, Bruno Maia, Carlos Pereira e Lurdes Rodrigues (masc. e fem.) e Luís Silva respectivamente.

 






 

Nas modalidades colectivas, no Voleibol de Praia foi eleito melhor jogador, Nuno Azevedo (Eng. Biológica). A medalha de bronze foi para LEI, medalha de prata para a AFUM e a medalha de ouro para Eng. Biológica. No basquetebol, foi eleito melhor jogador Carlos Rebelo (LECOM), o prémio Fair Play foi para a AFUM. A medalha de bronze foi para Eng. Biológica, a prata para LECOM e o ouro para LEI. No futsal feminino, a medalha para melhor marcadora foi para Ana Carolina (OCV), melhor guarda-redes foi Paula Carvalho (CC) e melhor Jogadora foi Sandra Silva (OCV), o prémio Fair Play foi para Ciências de Comunicação. A medalha de bronze foi para Direito, a prata para CC e o ouro foi entregue a ocv. No futsal masculino, João Santos (CC) foi eleito o melhor marcador, Joaquim Alves (LTSI) foi o melhor guarda-redes, David Ribeiro (LTSI) melhor jogador e o prémio Fair Play foi para Eng. Civil. A medalha de bronze foi para Eng. Civil, a prata para LTSI e o ouro para AP.

 

No final o ambiente era de festa, vencedores e vencidos, festejaram mais um sucesso do Troféu Reitor.

 

Texto: Ana Marques

Fotografia: Nuno Gonçalves
Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *