“
Associação “Karingana Wa Karingana” (www.karinganawakaringana.org), com sede em Lisboa, tem como objectivo promover acções de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento junto dos povos, comunidades e países de expressão lusófona espalhados pelo mundo.
Da Comissão de Honra desta Associação fazem parte, nomeadamente, António de Almeida Santos, António Vitorino D´Almeida, Eusébio, Maria João Seixas, Mariza, Miguel Anacoreta Correia, Rui Nabeiro, Tito Paris, Tomás Metello.
A Associação “Karingana Wa Karingana” tem a sua primeira acção já em curso, que consiste na recolha de livros para serem entregues a Moçambique (ver, sff., cartazes, em anexo).
A campanha de recolha termina no próximo dia 28 de Fevereiro.
Os livros tidos como fundamentais são:
– Literatura de autores de língua portuguesa;
– Banda desenhada;
– Dicionários;
– Enciclopédias;
– Atlas;
– Gramáticas;
– Livros técnicos que não sejam manuais escolares.
Foi celebrado um protocolo com os “CTT – Correios de Portugal, S.A.” para a recolha e o transporte dos livros em Portugal Continental, Açores e Madeira, estando identificados 900 balcões a nível nacional de forma a tornar mais fácil a adesão a esta campanha por parte de todos os que o desejem.
Esta campanha conta com dois grandes símbolos da Lusofonia, Eusébio e a Fadista Mariza, embaixadores desta acção, que promovem e dignificam a campanha da recolha de livros para Moçambique, mas também a Associação “Karingana Wa Karingana” e todas as entidades e empresas que nela participam ou para ela contribuem.
A Fundação Carlos Lloyd Braga vem fazer um apelo à participação de toda a Comunidade Académica da Universidade do Minho nesta iniciativa de cooperação, solidariedade e defesa da lusofonia.
Para o efeito, os interessados podem, até ao final deste mês de Fevereiro, deixar os donativos no Campus de Gualtar (Gabinete de Apoio ao Aluno, átrio do CPII) e no Campus de Azurém (Gabinete de Apoio ao Aluno, EE-IªF-Bloco B).
A FCLB agradece a pronta colaboração da Reitoria e da Associação Académica da Universidade do Minho.
Redacção
(Pub.Fev/2011)
“