“
As equipas minhotas comprometeram a passagem e perderam a oportunidade de carimbarem o passaporte directo para o grande palco do desporto universitário nacional – CNU’s, que este ano decorrerá em Coimbra de 11 a 15 de Abril.
O sorteio impôs que a equipa feminina da AAUMinho ficasse colocada no grupo B (a competição feminina foi constituída por dois grupos de quatro equipas), acompanhada pela AAUAlg, UPorto e AAC. No grupo A ficaram: AAUAv, AAUBI, IPLeiria e AAUTAD.
As minhotas, lideradas pelo técnico João Chaves não conseguiram qualquer vitória no torneio. No primeiro jogo frente à AAC, as bracarenses não entraram da melhor forma, “começámos mal, no segundo período ganhámos, mas não pelos pontos suficientes para trazer a vitória” disse a vice capitã de equipa, Luísa Azevedo. O jogo terminou com 29-35 favorável às de Coimbra.
Na segunda partida, frente à UPorto as minhotas estiveram melhor e foi apenas por 3 pontos que a AAUMinho não venceu a partida, 25-22 foi o resultado final. Na última contenda contra a AAUAlg as minhotas escorregaram novamente e despediram-se deste TA com uma derrota por 15-25 (estando dependentes de garantir um lugar nas fases finais dos CNU?s da decisão da FADU, de consentir a presença de 8 ou 12 equipas).
As meias-finais foram disputadas entre a AAUAv e a Uporto, partida que as aveirenses haveriam de ganhar por uns claríssimos 39-15. Na outra meia-final a AAC bateu as adversárias da AAUBI por 44-29.
A final entre AAUAv e a AAC foi um bom jogo de basquetebol que opôs duas equipas muito fortes e equilibradas. A partida sagraria a anfitriã da casa – AAUAv campeã da prova com um resultado de 56-54.
Equipa masculina na repescagem
No masculino a competição ficou distribuída por três grupos (três equipas por grupo) tendo ficado a equipa da AAUMinho no grupo B juntamente com a UPorto e a AAC. No grupo A ficaram: AAUAv, AAUAlg e IPLeiria e o grupo C ficou constituído pelas equipas: AAUTAD, AAUBI e IPV.
A equipa minhota começou bem deixando clara a sua superioridade no jogo contra a UPorto, o qual venceu por 18 pontos de diferença, 44 – 26 foi o resultado final. Mas na segunda partida frente à AAC a equipa do Minho não conseguiu superar o ritmo dos adversários e sofreu uma derrota por 33 – 27 não conseguindo a passagem às meias-finais da prova.
Com este resultado, os minhotos dependem da repescagem (play-offs) para garantir um lugar nas fases finais, à semelhança do que acontecera no ano anterior, falhando assim o objectivo de “passar directamente às fases finais” como pretendia o treinador minhoto Alexandre Oliveira.
A final da prova foi disputada entre a AAC e AAUAv.
Deste modo, as equipas da AAUMinho regressaram mais cedo a casa, deixando o carimbo do passaporte para as fases finais dos CNU’s em aberto.
Texto e Fotografia: Amália Carvalho
(Pub. Mar/2010)