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14 de abril – Dia Mundial do Café

O café é a 2ª bebida mais consumida no mundo, sendo que Portugal se encontra no ranking dos 25 maiores consumidores.
 
Segunda a AICC, 80% dos portugueses consomem café todos os dias maioritariamente “expressos”. O estudo refere ainda que cada português bebe cerca de 2,5 chávenas de café diariamente, o que corresponde a um valor médio de consumo nacional de 4,73kg por pessoa a cada ano.

Esta bebida é conhecida por sua capacidade de ajustar seu foco e aumentar os níveis de energia, fator que se deve à cafeína.

Além de seus efeitos estimulantes, o café tem sido associado a vários benefícios para a saúde, entre os quais:

  1. Diminui a sensação de fadiga e sonolência

A cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central, diminuindo a fadiga e aumentando os níveis de energia;

  1. Pode estar associado a um menor risco de diabetes tipo 2

Alguns estudos sugerem que o consumo de café regular pode estar associado a uma diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2 a longo prazo.

  1. Pode estar associado a um menor risco de doenças degenerativas do cérebro

Embora os estudos não sejam claros, vários sugerem que o café pode ajudar a proteger contra certos distúrbios neuro degenerativos, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.

  1. Pode estar associado a um menor risco de depressão

Alguns estudos concluíram que beber café pode estar associado a um menor risco de depressão.

  1. Desempenho desportivo

O café é frequentemente usado como ajuda ergogénica por desportistas que procuram melhorar o desempenho e aumentar os níveis de energia. O café também promove a utilização da gordura corporal durante a prática de exercício físico.

  1. Controlo do peso corporal

Alguns estudos concluíram que o café pode alterar o armazenamento de gordura corporal o que pode ser benéfico para o controlo de peso. O seu acentuado efeito diurético também promove a perda de peso.

  1. Exerce uma ação vasodilatadora, estimulando a circulação sanguínea
  2. Estimula a secreção ácida do estômago, ou seja, ajuda à digestão

Vale a pena ressaltar que não é aconselhável tomar café durante a infância e adolescência e o seu consumo deve ser reduzido durante a gravidez e amamentação e em alguns casos específicos como doentes com hipertensão arterial, doenças de estômago, entre outras.

Ainda assim, beber café com moderação – cerca de 3 a 4 por dia – tem sido associado a vários benefícios para a saúde e o seu consumo é geralmente considerado seguro para a maioria dos adultos.

Opinião: Rita Fernandes 

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