Sasum

  • Home
  • /
  • Grupo Folclórico da Universidade do Minho inaugura a Exposição “Retalhos do Minho” na Galeria do Paço

Grupo Folclórico da Universidade do Minho inaugura a Exposição “Retalhos do Minho” na Galeria do Paço

A exposição marca o início das comemorações do 30.º aniversário do GFUM com o projeto “Voltas da Tradição”.

 

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho vai inaugurar amanhã, dia 28 de janeiro, a exposição “Retalhos do Minho”, na Galeria do Paço, em Braga. Esta mostra etnográfica servirá de pontapé de saída para as comemorações dos 30 anos do grupo e ficará patente até ao dia 11 de fevereiro, com espólios pertencentes a vários colecionadores, provenientes de diferentes zonas da região.

Os diversos concelhos do Baixo Minho (Braga, Vila Nova de Famalicão, Esposende, Guimarães, Barcelos e Vieira do Minho), assim como concelhos circundantes, estarão representados por peças originais de coleções privadas e de algumas coletividades locais, cedidas para o efeito.

A mostra etnográfica servirá de arranque ao projeto cultural das comemorações, “Voltas da Tradição” que assenta num conjunto de iniciativas para a promoção da cultura popular e tradicional do Baixo Minho. Este projeto integrará exposições, tertúlias, workshops, concertos, o festival “Memória” – Festival Universitário de Artes e Tradições, a Canção Bracarense e um conjunto de medidas de salvaguarda para a candidatura do “Canto a Vozes”, a Património Cultural da Humanidade.

Estes momentos de celebração, que estão previstos para o resto do ano, contam com vários apoios como o da Universidade do Minho, Município de Braga, IPDJ, Associação Académica da Universidade do Minho e ainda o patrocinador oficial, Braga Parque, além de outras empresas que se associaram.

GFUM

PT
Skip to content