Sasum

  • Home
  • /
  • Serviços desportivos perspetivam um ano de 2023 desafiante e intenso!

Serviços desportivos perspetivam um ano de 2023 desafiante e intenso!

Oferecendo uma enorme diversidade de serviços desportivos, o Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (DDC-SASUM), tem como grande objetivo a promoção da prática desportiva para todos, contribuindo para aumentar os níveis de bem-estar e de qualidade de vida de toda a comunidade académica.

 

A UMinho Sports disponibiliza uma oferta alargada de serviços desportivos para a comunidade académica e externos, sendo possível treinar a partir de 2€ por sessão ou 15€ por mês.

São disponibilizadas atividades de fitness e musculação, avaliações físicas, atividades aquáticas, desportos de combate, modalidades desportivas de recreação e lazer nos Complexos Desportivos de Gualtar e Azurém e no centro de Condição Física de Santa Tecla, num total de 66 aulas de fitness por semana, 9 aulas de natação por semana, 11 modalidades desportivas de recreação, 14 modalidades protocoladas e ainda alugueres de espaços. 

Com um balanço bastante positivo de 2022, os responsáveis olham para 2023 como “desafiante”, devido à conjuntura atual negativa, a qual tentam contrastar com a dinâmica que está a ser imprimida aos serviços prestados, no sentido de ir ao encontro dos interesses e necessidades da comunidade académica, mas também porque será um ano marcado por vários acontecimentos desportivos, pontos altos do desporto universitário, em particular do Desporto na UMinho. 

O ano 2022 ficou ainda marcado, no seu primeiro trimestre, pelas limitações associadas à COVID-19, causando constrangimentos no acesso pleno aos serviços desportivos por parte dos utentes. Após esta fase, as instalações desportivas da UMinho foram dotadas de condições técnicas e de segurança para a prática de atividade física e desporto, disponibilizando uma oferta diversificada de serviços desportivos que fosse de encontro aos interesses da comunidade académica. “Gradualmente fomos recuperando a confiança dos nossos utentes verificando-se uma crescente procura e consequente retoma, o ano 2022 terminou com indicadores muito próximos dos de 2019. Terminamos o ano com -13% de inscrições e – 4% de utilizações face ao período homologo de 2019, pelo que podemos afirmar que o balanço é naturalmente positivo”, referiu o Diretor do DDC, João Ribeiro. 

Para 2023, o responsável aponta no sentido de “um ano igualmente desafiante”, atendendo à atual conjuntura e inflação económica. Neste especial contexto, os serviços desportivos da UMinho irão “disponibilizar serviços a baixo custo mantendo os padrões de qualidade, assim como permitir o pagamento dos cartões anuais e semestrais da UMinho Sports em prestações”. A aposta em termos de serviços disponibilizados “será muito direcionada para a promoção do bem-estar geral dos nossos utentes, assim como aumentar a taxa da população académica fisicamente ativa, nomeadamente, atividades de fitness, atividades aquáticas, modalidades desportivas de recreação e atividades outdoor”, afirmou. 

Mas o Desporto na UMinho é muito mais que as atividades da UMinho Sports, tendo vários “pontos altos” ao longo do ano. Desde logo o projeto desportivo de competição universitária, com várias provas ao longo do ano por todo o território nacional, culminando com a participação nas Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários, que este ano decorrerão de 17 a 28 de abril, em Viana do Castelo. Dependendo dos resultados obtidos a nível nacional, e caso as equipas/estudantes-atletas se sagrem campeões nacionais universitários na época a que diz respeito, nos meses de junho e julho, poderão participar nas competições europeias. No próximo mês de julho, de 16 a 23, a UMinho será palco da organização do Campeonato Europeu Universitário de Voleibol, prevendo-se mais de 500 participantes. Já durante este mês de março, realizou-se a entrega dos Prémios de Mérito Desportivo, um reconhecimento público aos estudantes-atletas que obtiveram resultados desportivos de excelência na época transata, a par do sucesso académico, mostrando a importância da aposta da UMinho no apoio ao desenvolvimento das carreiras duais. Em setembro, decorrerá a Gala do Desporto da UMinho, momento que presta homenagem aos estudantes/atletas e técnicos desta Universidade que, a título individual ou coletivo, alcançaram lugares de “PODIUM” nas Competições Desportivas Universitárias da presente época 2022/2023. 

Sendo que a missão dos Serviços Desportivos dos SASUM passa pela promoção da prática desportiva para todos, por via de uma oferta diversificada de modalidades, seja para competição, seja para recreação, seja para a concretização de objetivos pessoais relacionados com o bem-estar e a adoção de hábitos de vida saudável, João Ribeiro refere que, neste sentido, “o futuro passará sempre por ir de encontro aos interesses e necessidades da nossa comunidade académica, pelo que teremos de estar capacitados de mais e melhores instalações desportivas, assim como um quadro técnico de excelência, dotado de competências que vá de encontro aos objetivos pessoais e coletivos dos nossos utentes”. 

O responsável termina instigando a que “este é o momento certo para regressar, retomar e iniciar uma prática de atividade física regular na UMinho”. Apontando “a panóplia de serviços desportivos acessíveis a toda a comunidade académica, as condições técnicas e logísticas seguras e os técnicos credenciados para dar todo o apoio e acompanhamento necessário aos nossos utentes”, como boas razões para que a comunidade pratique desporto na UMinho e se junte à família ‘UMinho Sports’. 

As instalações desportivas funcionam de 2ª a 6ª feira das 08h00 às 23h00 e aos sábados das 09h00 às 13h00. 

A inscrição nas atividades pode ser realizada através da app mobile ou no portal UMinho Sports.

A informação está disponível em:

 www.sas.uminho.pt/desporto.

Texto: Ana Marques 

Foto: Nuno Gonçalves 

PT
Skip to content