SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Maurício Queiroz venceu o prémio de Melhor Estágio Norte 2023

Maurício Queiroz venceu o prémio de Melhor Estágio Norte 2023

O trabalhador dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM), foi galardoado na categoria de “Colégio de Engenharia Informática”.

Maurício da Costa Queiroz desempenha funções nos SASUM há 26 anos, atualmente é especialista de Informática, grau 1, nível 3, na Divisão de Sistemas de Informação. O prémio foi entregue no Dia Regional do Engenheiro, no passado dia 8 de julho, no Espaço Vita em Braga.

O galardão reconhece os jovens Engenheiros que agora terminaram o seu estágio de acesso à Ordem. O estágio, realizado nos SASUM, sobre a supervisão do Professor António Luís Duarte Costa do Departamento de Informática da UMinho, surgiu da necessidade de melhorar as capacidades analíticas dos SASUM relativamente às vendas efetuadas na sua atividade alimentar (cantinas, bares, grills, serviço de takeaway e restaurantes). O mecanismo resultante do estágio vai permitir aos Serviços, investigar a origem das suas vendas num espaço de tempo mais alargado e refinado, possibilitando efetuar, por exemplo, simulações de alterações à sua estratégia de vendas. A par do estágio, o trabalhador concluiu também o seu Mestrado em Engenharia Informática.

“Ser reconhecido como o melhor estagiário na região norte pela Ordem dos Engenheiros é um feito muito significativo na minha jornada académica e profissional. Em primeiro lugar, é uma validação do esforço e dedicação que coloquei ao longo do meu estágio e vida profissional. Significa que o meu trabalho foi apreciado e reconhecido por profissionais experientes da área de informática, o que é muito gratificante. É uma prova de que a aprendizagem contínua e a busca por novos conhecimentos, são fundamentais para o desenvolvimento de um engenheiro de sucesso. Durante todo o percurso nos SASUM, sempre tentei absorver o máximo de informações e experiências possíveis, e este reconhecimento destaca a importância de nunca parar de aprender e aprimorar as minhas habilidades técnicas. Além disso, ao ser reconhecido pela Ordem dos Engenheiros, essa distinção valida a qualidade da minha formação académica, demonstrando que estou no caminho certo para me tornar um engenheiro competente e comprometido com a excelência na minha área de atuação”, destaca Maurício Queiroz.

O galardão foi atribuído pela Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN), em nove categorias, tendo sido entregue um cheque com um valor monetário de 500 euros a cada premiado.

O evento juntou mais de 400 engenheiros para um dia que foi, não só de celebração da Engenharia, mas também de homenagens, distinções e reconhecimento dos engenheiros da OERN. Para além dos premiados e homenageados, contou com as presenças de António Adão da Fonseca, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da OERN, Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga, Bento Aires, Presidente do Conselho Diretivo da OERN, Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, e Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga.

Rosa Vasconcelos, professora da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e atual Provedora do Estudante, foi também homenageada na cerimónia, um reconhecimento pelo seu contributo em prol da engenharia, sendo-lhe destacada a capacidade de resiliência, compromisso e amizade, considerada um exemplo para muitos.

Texto: Ana Marques

Foto: Ordem dos Engenheiros

PT
Skip to content