Agendamento de refeições das cantinas da UMinho
A partir do próximo dia 2 de outubro, o acesso às refeições de cantina da UMinho passa a realizar-se exclusivamente de forma digital.
Veja aqui como fazer a sua compra e agendamento de refeições:
1. Registo no Portal dos SASUM
Os utentes devem registar-se no portal, utilizando o seu e-mail institucional*, através do site dos SASUM, no endereço https://www.sas.uminho.pt/, ou através da aplicação móvel dos SASUM, que deverá instalar no seu telemóvel.
Os utentes já registados nas nossas instalações desportivas, já se encontram previamente inscritos! Caso não tenham utilizado a APP do desporto, podem “recuperar a palavra passe” na APP dos SASUM para o email com que efetuaram o registo nas instalações desportivas. Podem inclusivamente dirigir-se às secretarias dos complexos desportivos, caso tenham dificuldade em efetuar a alteração de alguns dados no portal/aplicação movel.
Os utentes que efetuaram candidatura ao alojamento universitário, encontram-se pré-inscritos! Caso sejam notificados com a informação de que o seu NIF já se encontra registado, podem “recuperar a palavra passe” para o email com que efetuaram a candidatura ao alojamento.
*Para usufruir das condições e preços especiais para a comunidade académica, deverá realizar o registo utilizando o email institucional da UMinho.
2. Aquisição de Refeições de Cantina
A aquisição de refeições realiza-se através do portal, no site dos SASUM, ou através da APP dos SASUM.
O pagamento das refeições realiza-se via referência multibanco ou MBWay.
3. Agendamento das Refeições
A partir do dia 2 de outubro, o agendamento/marcação das refeições é obrigatório e deverá realizar-se dentro dos horários indicados no mapa abaixo!
Depois de adquirir as refeições, faça o seu agendamento na APP dos SASUM. Para tal, deverá selecionar o dia em que quer realizar a refeição, a cantina que irá utilizar, a refeição que pretende agendar (almoço ou jantar) e se pretende comer o prato do dia ou o prato vegan.
| Almoço | Jantar | Opções de pratos | |
Agendamento (Reserva antecipada da refeição) | Até às 20h00 do dia útil anterior | Até às 12h00 do próprio dia | Prato do dia Prato vegan | |
4. Anulação das Refeições Agendadas
É possível anular o agendamento de refeições. Para o efeito deverá considerar o seguinte:
| Almoço | Jantar | |
Anulação* (Anulação de agendamento) | Até às 09h00 do próprio dia | Até às 15h00 do próprio dia | |
* Não há devolução de dinheiro das refeições agendadas e que não sejam consumidas nem anuladas.
5. Passagem pelos Torniquetes
A passagem pelos torniquetes realiza-se através da APP.
Para o efeito, quando se encontrar nas cantinas, abra a APP dos SASUM, selecione o código QR que se encontra no canto superior direto da APP e encoste-o ao leitor dos torniquetes para leitura.
Em alternativa, pode associar um cartão* à sua conta que passará no torniquete para leitura.
Para associar um cartão à conta, os utentes deverão dirigir-se a um dos seguintes bares: Bar do CP2 no campus de Gualtar, bar das Residências de St. Tecla no Complexo Residencial de St. Tecla e bar do Auditório no campus de Azurém.
* Recomendamos que utilize o cartão de estudante/trabalhador.
Os utentes que ainda possuam senhas de papel, devem dirigir-se a um dos bares acima mencionados e realizar a troca para a versão digital, até ao dia 31 de dezembro de 2023.
Para mais informações visite as FAQS no endereço https://www.sas.uminho.pt/alimentacao/perguntas-frequentes-alimentacao/ .
Texto: Redação