SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • “START POINT Summit” ofereceu mais de 800 oportunidades de emprego

“START POINT Summit” ofereceu mais de 800 oportunidades de emprego

A 15.ª edição da Feira de emprego, empreendedorismo e formação da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), decorreu nos dias 17 e 18 de outubro, no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, em Braga, e apresentou aos participantes mais de 800 oportunidades de recrutamento e estágios, numa mostra que contou com mais de 70 empresas, startups e entidades.

Além da mostra de empresas, aconteceram workshops, entrevistas, mentorias, debates e voluntariado.

Ao longo dos dois dias, o evento, organizado pela AAUMinho em parceria com a Reitoria, recebeu cerca de 2500 participantes. Aberta a todos, sem limite de idade ou área de estudo, a START POINT Summit é, sobretudo, uma importante ocasião para o desenvolvimento profissional de cada um dos seus participantes.

Segundo a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías, que abriu as “portas” do evento no dia 17, juntamente com o pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais, Guilherme Pereira, “este é já um marco no caminho profissional dos estudantes da UMinho”. 

A Feira serviu, além de promover o contacto direto dos participantes com o mercado de trabalho e a possibilidade de entregarem currículos diretamente às empresas, para potenciar a divulgação de oportunidades, o desenvolvimento de competências e o networking, foram promovidas conferências, speed interviews, workshops, mentorias e área de voluntariado com vários projetos sociais. “Queremos que aprendam, que cresçam e evoluam com a START POINT Summit”, disse a líder dos estudantes da UMinho. Acrescentando que, “a carreira profissional é uma maratona, não é um sprint, queremos que a START POINT Summit seja um ponto de partida”, concluiu.

Durante os dois dias, foram muitas e muitas as centenas de participantes que passaram pela Feira, afirmando-se, mais uma vez, como afirmou o pró-reitor, Guilherme Pereira, “como uma plataforma de contacto direto entre alunos, ex-alunos e empregadores, gerindo uma oferta de emprego qualificado muito expressiva”.

Uma dessas participantes foi Beatriz Bispo, estudante de Biologia Aplicada que procurou nesta Feira, sobretudo, enriquecer o seu futuro, “procuro entender como está o mercado de trabalho, que oportunidades e saídas profissionais tenho pela frente”, surpreendida com a grande diversidades de empresas presentes, admitiu ainda não saber muito bem o que fará depois do curso, “vejo esta feira como uma mais-valia para ir pensando e delineando algumas coisas, enquanto termino a minha formação, vim cá também para saber de outras possibilidades, outras áreas pelas quais poderei optar que não propriamente a do meu curso”, disse.

O pró-reitor salientou a importância da iniciativa para a UMinho e para os seus estudantes, sublinhando que para além da procura e oferta de oportunidades de emprego, “através de atividades ligadas ao evento, é também possível estimular o empreendedorismo, promover redes de contactos, facilitar o apoio técnico na área do emprego, etc.”

As atividades do dia 18 começaram pelas 9h45, com intervenções do Reitor, Rui Vieira de Castro, da Presidente da AAUMinho, Margarida Isaías e do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia. Seguiu-se pelas 10h30 uma mesa redonda e, posteriormente, o Mentoring Point.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content