SASUM

Navegar para a página inicial
  • Home
  • /
  • Residências universitárias já dispõem de novo sistema de controlo de acessos

Residências universitárias já dispõem de novo sistema de controlo de acessos

O processo foi concluído durante o mês de agosto, o que permitiu que, a partir deste novo ano letivo, as entradas e saídas nas residências sejam feitas exclusivamente através de leitura biométrica, resultando num aumento da segurança dos residentes e das instalações universitárias.

Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho concluíram com êxito a iniciativa de modernização do modelo de acesso às residências universitárias, no âmbito da operação POCER-SAS – Programa Operacional de Capacitação e Eficiência de Recursos dos Serviços de Ação Social.

Através desta iniciativa foi possível implementar um sistema de controlo de acessos digital nas portas principais e de cada um dos blocos das residências universitárias, permitindo um controlo mais efetivo, bem como o desenvolvimento de indicadores de melhoria dos serviços prestados. O investimento permitiu ainda instalar na residência Professor Lloyd Braga um sistema de fechaduras eletrónicas, muito semelhante ao já existente na residência dos Combatentes, que permite ao residente aceder ao quarto através da leitura do cartão ou de um telemóvel com tecnologia Bluetooth.

Com o novo sistema de controlo, aumenta significativamente a segurança dos residentes e, simultaneamente, promove-se o desenvolvimento de um processo de gestão mais eficiente, definindo e caracterizando padrões de mobilidade tipo e moldando os processos existentes às necessidades observadas, no sentido de promover o bem-estar de todos os utentes.

Carlos Almeida, Diretor do Departamento de Apoio Social, destacou que esta iniciativa “foi uma oportunidade para modernizar a atualizar as infraestruturas tecnológicas das residências universitárias, numa perspetiva de simplificar o acesso e a circulação dos residentes, promovendo maior comodidade”. Por outro lado, também “do ponto de vista da gestão, passamos a ter ferramentas que nos vão ajudar a prestar um serviço de maior qualidade”, acrescentou.

Texto: Ana Marques

Foto: Nuno Gonçalves

PT
Skip to content