Sasum

  • Home
  • /
  • Dia Mundial do Veganismo

Dia Mundial do Veganismo

O Departamento Alimentar dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho associa-se ao Dia Mundial do Veganismo, uma celebração global que tem como objetivo criar um impacto positivo no planeta, nos animais e na saúde humana.

Este evento anual incentiva pessoas de todo o mundo a explorar e adotar um estilo de vida vegan, que envolve a abstenção do uso de produtos de origem animal para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito.

O Dia Mundial do Veganismo serve como uma oportunidade para educar o público sobre os benefícios do veganismo, aumentar a consciencialização sobre os direitos dos animais e promover escolhas sustentáveis ​​e compassivas.

A alimentação vegan não é uma invenção moderna, e as dietas sem carne já existiam antes das “alternativas” inovadoras. Alguns antropólogos acreditam que os primeiros humanos se alimentavam sobretudo de plantas. Ocasionalmente, complementavam a sua dieta com proteína animal.

Mas então, o que pode um vegan comer?

As pessoas que seguem uma alimentação vegan excluem da sua alimentação qualquer alimento de origem animal: carne, peixe, laticínios, ovos e mel.

Esta tipologia de alimentação, como qualquer dieta restritiva, tem um reduzido aporte na ingestão de alguns nutrientes, como vitamina B12, vitamina D e cálcio. Estes são encontrados mais facilmente em alimentos de origem animal.

É importante que uma pessoa que pretenda seguir ou segue uma alimentação vegan esteja bem informado acerca da mesma, ou seja, idealmente acompanhado por um nutricionista para ser feito um plano alimentar que atenda a todas as necessidades nutricionais.

A Direção-Geral da Saúde portuguesa publicou, entre 2015 e 2016, três manuais dedicados à alimentação vegetariana, no âmbito do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Adicionalmente para quem tiver curiosidade acerca desta temática pode consultar o site da Associação Vegetariana Portuguesa.

Artigo de Opinião – Rita Fernandes

PT
Skip to content