Sasum

  • Home
  • /
  • Ética e integridade académica em discussão na UMinho

Ética e integridade académica em discussão na UMinho

Duas dezenas de oradores de todo o país participam esta sexta-feira no Fórum Ética UMinho, que tem o tema “Ética e Integridade na Universidade” e decorre no auditório B2 do campus de Gualtar, em Braga. O evento tem entrada livre e pode ser também acompanhado no canal YouTube da UMinho. A sessão de abertura é às 14h30, com o reitor, Rui Vieira de Castro e a presidente do Conselho de Ética (CEUMinho), Cecília Leão, que promove a iniciativa.

O programa conta com intervenções iniciais dos professores Jorge Soares (Universidade de Lisboa), Lucília Nunes (Politécnico de Setúbal), Helena Freitas (Universidade de Coimbra) e da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal. Pelas 15h45 há um debate alargado com os responsáveis, na UMinho, do Colégio Doutoral, António Vicente, dos Serviços de Documentação e Bibliotecas, Eloy Rodrigues, e da Associação Académica, Margarida Isaías.

Às 16h15 dá-se a voz às Comissões de Ética para a Investigação da UMinho e aos seus 12 anos de percurso, com depoimentos dos professores e investigadores Pedro Teixeira, Nadine Santos, Pedro Albuquerque, Célia Pais, Cecília Leão, Manuel Gama, Alexandra Miranda, Cristina Flores e Teresa Valente. O encerramento inclui o momento “Poesia Dita”, a cargo de José Manuel Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Escritores e membro do CEUMinho.

Este fórum anual visa a reflexão sobre temas que geram preocupação crescente na comunidade académica/científica nacional e internacional, estimulando assim uma discussão que permita captar o pensamento e visão de todos os membros da academia, numa perspetiva de desenvolvimento e interiorização dos valores e princípios conducentes a uma conduta ética de integridade.

Texto: GCI

PT
Skip to content